Autor Tópico: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão? [Resolvido]  (Lida 9522 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão? [Resolvido]
« Online: 15 de Junho de 2012, 10:21 »
Tosa vez que eu quiser buscar um determinado programa no Ubuntu 12.04 eu terei que escrever (digitar) o nome no ícone da barra lateral (na engrenagem)? Como posso exibir a lista de programas sem que ela depois suma novamente? É muito ruim trabalhar assim, ficar pensando no nome dos programas que preciso e digitar algo que "lembre" um desses aplicativos. Pouco prático.
« Última modificação: 29 de Junho de 2012, 09:44 por JoaoDamasceno.ufc »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2012, 10:48 »
Quer uma barbada? Coloque os programas mais usados como atalhos na barra lateral. Eu faço assim.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2012, 10:54 »
Exatamente Eliseu, é isso que venho fazendo. Mais pensava que havia algum ícone, comando, etc... que me permitisse clicar e assim, ter exibido a lista de programas que tenho aqui na minha máquina. Agora por exemplo, nem sei o que tenho no meu próprio micro. enfim... valeu novamente.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2012, 10:57 »
Parece que tem um plugin que mostra o menu clássico ao lado da área de notificação, aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96375.0.html

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2012, 11:11 »
Legal, já resolve uns 90% das minhas queixas com o Unity !!!

Valeu.

Obs. Agora tem o seguinte, meus programas estão com aparência como se fossem antigos, com fontes estranhas, "feias". Isso em praticamente todos os programas. Acho que é algo do Compiz, tem como resolver isso? até já removi efeitos como "cubo" e "janelas gelatinosas" porém... adiantou não.
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 11:13 por JoaoDamasceno.ufc »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2012, 11:20 »
Só uma perguntinha: qual a placa de vídeo?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2012, 11:24 »
Vixe rapaz, não sei o comando pra ver a placa de vídeo, porém, creio que não seja problema de suporte ou coisa parecida não, ontem mesmo, por exemplo, estava tudo 100%, tudo normal... e isso aqui mesmo no Ubuntu 12.04. Possivelmente foi alguma besteira que eu fiz com essas configurações do Compiz.

obs. Parte do sistema tá parecendo o "XFCE"... rsrsrsrsrsrsrs... (em especial as fontes e as janelas).

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2012, 11:29 »
não sei o comando pra ver a placa de vídeo

lspci | grep VGA

Offline synamics

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2012, 15:15 »
não sei o comando pra ver a placa de vídeo

lspci | grep VGA

Citar
Não faz sentido saber qual a placa de vídeo se os gráficos funcionavam antes...
Vixe rapaz, não sei o comando pra ver a placa de vídeo, porém, creio que não seja problema de suporte ou coisa parecida não, ontem mesmo, por exemplo, estava tudo 100%, tudo normal... e isso aqui mesmo no Ubuntu 12.04. Possivelmente foi alguma besteira que eu fiz com essas configurações do Compiz.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2012, 20:18 »
Tosa vez que eu quiser buscar um determinado programa no Ubuntu 12.04 eu terei que escrever (digitar) o nome no ícone da barra lateral (na engrenagem)? Como posso exibir a lista de programas sem que ela depois suma novamente? É muito ruim trabalhar assim, ficar pensando no nome dos programas que preciso e digitar algo que "lembre" um desses aplicativos. Pouco prático.

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas ao clicar no primeiro ícone na barra lateral esquerda, aquele ícone com o símbolo do Ubuntu, e na janela que abrir clicar no segundo ícone branco da esquerda para direita bem na parte inferior desta janela, num total de cinco ícones, ícone de uma régua, lápis e pincel, você irá para a lente dos aplicativos lá você pode ver os mais usados, depois a lista de todos os aplicativos instalados em ordem alfabética (para mostrar tudo clique na seta ao lado de instalados). Use também os filtros para que mostre somente por categorias (internet, acessórios, etc.).

Outra alternativa de chegar ao mesmo menu, clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro ícone da barra lateral esquerda, ícone do Ubuntu, e no menu que aparece escolha a opção Aplicativos. Daí é só seguir o mesmo procedimento comentado anteriormente.

Recomendo assistir às video aulas do alarcon, principalmente essas duas aqui:

Citar
Unity, uma visão geral para leigos em linux - Ubuntu 12.04 :
http://www.youtube.com/watch?v=pI9m1ZUhZ4Y

Como localizar aplicativos instalados no Ubuntu Unity:
http://www.youtube.com/watch?v=FMMPOxbXono
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 20:25 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2012, 20:30 »
joao@joao:~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary) (rev 0c)
joao@joao:~$

Eis aí acima o que aparece quando dei o comando: lspci | grep VGA

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2012, 23:51 »
platao@platao-ubuntu:~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary) (rev 03)
platao@platao-ubuntu:~$

Sua placa de video e igual a minha e tem alta compatibilidade, os drivers intel ja vem no kernel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2012, 00:15 »
Pronto, resolvi o problema, como estava em uma máquina em que haviam muitos arquivos e partições a serem removidas, acabei adotando o processo mais "Windows"... ou seja, formatei minha máquina. Daí após nova instalação do Ubuntu 12.04, o problema das fontes foi resolvido. Agora será a ver do Compiz (o efeito cubo). É que quando giro o cubo, assim que a tela volta para o lado que escolhi, ela pisca cmo se tivesse tirando uma foto. O cubo gira normalmente, porém, quando para fez esse "piscar" que é muito estranho. Na verdade ficou até "feio" o efeito com esse probleminha. enfim... entre eu e o Ubuntu 12.04, estou vencendo essa batalha sim. Se é de falar nessa de "o ubuntu perfeito"... tô chegando lá.


Valeu.

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2012, 01:35 »
Uma possibilidade é utilizar a lente de aplicativo no unity (<super>+a) ou click em (dash home > applications). A lente aplication é aquela lente ao lado da casinha lá em baixo, quando você abre o dash. Na segunda linha aparece todos aos aplicativos instalados. Se você preferir pode usar o filtro de resultado, que fica ao lado da caixa search, e escolher os aplicativos relacionados com o que você procura (games, internet, education, ....)

espero ter ajudado.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Aplicativos no Ubuntu 12.04 onde estão?
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2012, 08:52 »
Ei "jk"... o que você se refere como lente, ao lado da "casa" no dash, seria uma lupa? digo isso porque no meu caso aqui, não aparece nada não. São 5 ícones disponíveis aqui pra mim, porém, não tem justamente essa lente ao lado do ícone em formato de casa não.