Dual boot em notebook com Windows 7 de fábrica

Iniciado por GuiAugBA, 11 de Junho de 2012, 18:08

tópico anterior - próximo tópico

GuiAugBA

Boa noite a todos.

Fico feliz pois a alguns meses comecei a usar o Ubuntu e me atendeu perfeitamente em todas as minhas necessidades (e muito mais) que havia no Windows. (Sou suspeito de falar do Ubuntu, ele é demais).

A minha dúvida deve ser simples aos que são veteranos em Ubuntu, as quais são:

1. Pretendo comprar um notebook que vem com Windows 7. O notebook em questão é excelente em desempenho gráfico e sem falar que terá o Windows 7 original, o que possibilitaria a minha usabilidade, pois não tenho interesse em usar crackeado (sou contra a pirataria). Então, somado a esse fator, gosto bastante de jogos e tenho grande interesse nos jogos atuais (2010/2011), sendo que eles rodarão (em perfeita jogabilidade) no notebook que irei comprar. Por fim, "quero saber se é possível instalar o Ubuntu sem remover o Windows 7 vindo no notebook".
2. Sou leigo em Dual boot. Gostaria de saber se a vida útil do HD pode ser reduzida com a aplicação do Dual Boot. Desejo entender se o Dual boot, de alguma maneira, irá reduzir algo no notebook.

Informações do notebook em relação a HD, memória RAM, processador e placa de vídeo (para ajudar):

Armazenamento: 500GB S-ATA 5400 rpm
Memória: 4GB DDR3 (Dual-Channel). Expansível até 8GB.
Processador: AMD Quad Core A6-3420M Clock: 1.5GHz (Turbo Boost: 2.4GHz)
Placa de vídeo: AMD RadeonTM HD6520G

Desde já, meus sinceros agradecimentos a todos e a minha expectativa é de, além de ser ajudado, ajudar também.

clodoaldops

nomade

Não altera nada no desempenho ou durabilidade do HD. Aliás, até garantirá que pelo menos uma parte dele (a parte em que ficará o Linux) nunca terá badblocks, pois nunca irá ficar fragmentada. No Windows constantemente o usuário precisa fazer desfragmentações do sistema, isso é uma das coisas que mais causa danos no HD, os famosos badblocks, que quando atingem determinado número torna o HD inutil para se instalar um sistema.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

garfo

Citarnunca terá badblocks, pois nunca irá ficar fragmentada.

O ext4 também fragmenta, bem pouco, mas fragmenta. Nenhum tipo de sistema de arquivos está livre a fragmentação ao longo do tempo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

nomade

No ext4 a fragmentação é irrisória (necessário mais de um ano de uso para apresentar uma porcentagem relevante como... 3%, rsrs) e é corrigida pelo próprio sistema com o tempo. Não é nem de longe como ocorre em um Windows. No windows se semanalmente desfragmentar o pc provavelmente manterá certa integridade do HD.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

GuiAugBA

Obrigado pelas contribuições de todos.

Está resolvido. Todas as dúvidas que foram expostas por mim estão sanadas.

Se Deus permitir, comprarei o notebook e farei Dual boot com consciência tranquila.

Obrigado a todos.