Autor Tópico: Máquina virtual - Virtual Box  (Lida 2774 vezes)

Offline henrique1257

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Máquina virtual - Virtual Box
« Online: 08 de Junho de 2012, 20:26 »
Olá pessoal,
Sou novo no fórum, e também no Ubuntu, e eu gostei demais desse OS. O problema é que tem certos softwares que preciso para a faculdade e que não possuem versão para linux, e/ou não possui um tutorial de instalação legível para leigos (no caso eu) em linux. Eu sei programar, uso windows com facilidade, mas por ser um novo OS, acaba sendo como aprender a andar denovo... Mas chega de lenga-lenga, e eis a questão:
Eu encontrei umma solução vastamente recomendada na internet que seria fazer uma máquina virtual com o windows (xp ou 7) no meu ubuntu (ele é o 11.10, o mais recente). E para tanto tentei usar o VirtualBox. No entanto ele insiste em me mandar as seguintes mensagens de erro:

Failed to open a session for the virtual machine Windows Xp.

The virtual machine 'Windows Xp' has terminated unexpectedly during startup with exit code 1.

Result Code: NS_ERROR_FAILURE (0x80004005)
Component: Machine
Interface: IMachine {5eaa9319-62fc-4b0a-843c-0cb1940f8a91}

e

Kernel driver not installed (rc=-1908)  Please install the virtualbox-dkms package and execute 'modprobe vboxdrv' as root.

Eu tentei executar o comando: $ sudo modprobe vboxdrv e antes disso também instalei o pacote virtualbox-ose-dkms usando o gerenciador de pacotes synaptico (o pedido, que foi o virtualbox-dkms não estava na lista para instalação).
Não sei se o que eu fiz estava correto, pois nunca antes mexi no linux, muito menos no terminal. E pelo fato de anteriormente eu ter a intenção de usar o Ubuntu apenas temporariamente (mas agora pretendo usá-lo como meu principal OS) eu o instalei numa partição de apenas 20GB que criei durante a formatação, e agora esta tem cerca de 9GB livres apenas, e assim eu crio sempre máquinas virtuais com disco de 7GB fixo (pois não consegui mudar para outra partição a origem do disco de boot da máquina virtual) e depois crio outros discos maiores nas outras partições que meu HD já possui, mas o sistema operacional Ubuntu em si tem apenas 9GB livres em sua partição. Por favor me ajudem, pois estou MESMO gostando do linux, mas infelizmente ainda preciso do windows em minha máquina para poder estudar e trabalhar. Grato desde já!

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual - Virtual Box
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2012, 22:16 »
Olá, tmb uso dual boot,

mais apenas pra jogar...


Tente esses comandos:

sudo apt-get install dkms

Reinstale o VirtualBox

sudo adduser "seu_login" vboxusers



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Creto

  • Visitante
Re: Máquina virtual - Virtual Box
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2012, 10:24 »
Olá Henrique,

Veja se isso te auxilia Hamacker's Palace | VirtualBox

T+

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual - Virtual Box
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2012, 11:02 »
Você disse que usava o Ubuntu 11.10? Ele não é o mais recente, portanto se você se equivocou, informe outra vez se usa o Ubuntu 11.10 ou o Ubuntu 12.04, este sim o mais recente. Diga também se usa a versão 32bits ou 64bits dele. Se instalou o Virtualbox pelos repositórios do Ubuntu ou baixou do site da Oracle.

São informações necessárias para se prestar uma melhor assistência ok.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline henrique1257

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Máquina virtual - Virtual Box
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2012, 13:37 »
Obrigado pela ajuda pessoal!
Eu segui a dica do creto. baixei a nova versão do virtual box e segui o tutorial do link. o problema insistiu por um tempo, mas depois de algumas atualizações ele parou e já consigo usar minha máquina virtual! Tá funfando tanto o XP quanto o Seven! Muito obrigado pela ajuda!^^

Você disse que usava o Ubuntu 11.10? Ele não é o mais recente, portanto se você se equivocou, informe outra vez se usa o Ubuntu 11.10 ou o Ubuntu 12.04, este sim o mais recente. Diga também se usa a versão 32bits ou 64bits dele. Se instalou o Virtualbox pelos repositórios do Ubuntu ou baixou do site da Oracle.

São informações necessárias para se prestar uma melhor assistência ok.

Sim eu me equivoquei. É que na hora de atualizar o Ubuntu apontou a versão 11.10 como a nova e eu atualizei. mas eu pensei que ele já me apontasse a mais nova e fosse direto para a mesma, mas agora eu vi que a atualização deve ser feita em série mesmo, kkkk. mas o problema já foi resolvido, e valeu a correção^^.
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 13:40 por henrique1257 »