Autor Tópico: Botões das janelas(-,o,x) no lado direto com a janela maximizada?  (Lida 3473 vezes)

Offline Shigueo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Salve Galera,

  Estou com uma duvida cruel, gostaria que os botões de minhas janelas(-,o,x) continuassem do lado direito o tempo todo.
  Já configurei as janelas de gconf-editor, e esta uma beleza coloquei até um menu, só que o problema é que quando a janela
se maximiza(Tela cheia) os botões voltam para o lado esquerdo, interagindo com o painel superior.
  Já removi o menu global com o comamdo: sudo apt-get autoremove appmenu-gtk appmenu-gtk3 appmenu-qt mas os botões continuam aparecendo do lado esquerdo com maximizo a mesma.

 Alguém sabe como eu faço configurar os botões da janela apareçam sempre do lado direito mesmo com a janela maximizada?

Muito Obrigado desde já.

Att,


Shigueo


--------------editado------------------------------

Estou usando a versão 12.04 padrão

« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 09:34 por Shigueo »
contato: cshigueo@hotmail.com

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Botões das janelas(-,o,x) no lado direto com a janela maximizada?
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2012, 09:48 »
No modo gráfico Unity, que é padrão do Ubuntu 12.04, isso não é possível diretamente pela interface. Em janelas não-maximizadas, os botões podem até ficar dispostos na direita, mas sempre ao maximizá-las, os botões voltarão para a esquerda ao se mesclarem com o painel superior.

Ouvi falar que isso se dá porque, diferente do Gnome onde tudo de personalizável nele é jogado para arquivos XML, esse é um dos recursos implementados de forma hard-coded. 90% do Unity é feito em C++ e é compilado, de modo que alterar coisas que sejam hard-coded só é possível se baixar seu código-fonte, fazer as alterações no código (no braço mesmo), recompilar seus binários e ativá-los no seu sistema. Em suma: um trabalhão.

Esse problema acontece não só com os botões fechar, maximizar e minimizar, como também com o fato de não ser possível mudar a posição da barra lateral do Unity para baixo ou para direita. Tambem trata-se de um recurso implementado de forma hard-coded, de modo que para personalizar isto, é preciso alterar seu código-fonte e recompilá-lo.
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 11:46 por Solid One »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Botões das janelas(-,o,x) no lado direto com a janela maximizada?
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2012, 09:49 »
Salve Galera,

  Estou com uma duvida cruel, gostaria que os botões de minhas janelas(-,o,x) continuassem do lado direito o tempo todo.
  Já configurei as janelas de gconf-editor, e esta uma beleza coloquei até um menu, só que o problema é que quando a janela
se maximiza(Tela cheia) os botões voltam para o lado esquerdo, interagindo com o painel superior.
  Já removi o menu global com o comamdo: sudo apt-get autoremove appmenu-gtk appmenu-gtk3 appmenu-qt mas os botões continuam aparecendo do lado esquerdo com maximizo a mesma.

 Alguém sabe como eu faço configurar os botões da janela apareçam sempre do lado direito mesmo com a janela maximizada?

Muito Obrigado desde já.

Att,


Shigueo


--------------editado------------------------------

Estou usando a versão 12.04 padrão



Como você está usando o Ubuntu 12.04 LTS Padrão, faça isso nessa dica: Ubuntu Dicas


Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Shigueo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
[Resolvido]: Botões das janelas(-,o,x) no lado direto com a janela maximizada?
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2012, 15:22 »
No modo gráfico Unity, que é padrão do Ubuntu 12.04, isso não é possível diretamente pela interface. Em janelas não-maximizadas, os botões podem até ficar dispostos na direita, mas sempre ao maximizá-las, os botões voltarão para a esquerda ao se mesclarem com o painel superior.

Ouvi falar que isso se dá porque, diferente do Gnome onde tudo de personalizável nele é jogado para arquivos XML, esse é um dos recursos implementados de forma hard-coded. 90% do Unity é feito em C++ e é compilado, de modo que alterar coisas que sejam hard-coded só é possível se baixar seu código-fonte, fazer as alterações no código (no braço mesmo), recompilar seus binários e ativá-los no seu sistema. Em suma: um trabalhão.

Esse problema acontece não só com os botões fechar, maximizar e minimizar, como também com o fato de não ser possível mudar a posição da barra lateral do Unity para baixo ou para direita. Tambem trata-se de um recurso implementado de forma hard-coded, de modo que para personalizar isto, é preciso alterar seu código-fonte e recompilá-lo.


Valeu Galera obrigado pela ajuda,

Descobri que os botões vão para esquerda quando eu maximizo porque o gerenciador de janelas(em modo Padrão - 3D) é o compiz, seu eu logar o ubuntu em modo 2D
o gerenciador é o metacity, aí os botões sempre ficam do lado direito como eu gosto.

Já tentei configurar a sessão default: gksudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu.session, para o gerenciar de janelas metacity , mas apareceram muitos bugs.

Como eu gosto muito desempenho, prefiro ficar o ubuntu em modo 2D, que ao meu ver não tem diferenças gritando do modo 3D.


Abraços
contato: cshigueo@hotmail.com

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Descobri que os botões vão para esquerda quando eu maximizo porque o gerenciador de janelas(em modo Padrão - 3D) é o compiz, seu eu logar o ubuntu em modo 2D
o gerenciador é o metacity, aí os botões sempre ficam do lado direito como eu gosto.

Inclusive para janelas maximizadas?

Offline Shigueo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Descobri que os botões vão para esquerda quando eu maximizo porque o gerenciador de janelas(em modo Padrão - 3D) é o compiz, seu eu logar o ubuntu em modo 2D
o gerenciador é o metacity, aí os botões sempre ficam do lado direito como eu gosto.

Inclusive para janelas maximizadas?

Sim , Inclusive com as janelas maximizadas.
contato: cshigueo@hotmail.com