Autor Tópico: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições  (Lida 2637 vezes)

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Online: 04 de Junho de 2012, 22:13 »
boa noite pessoal,

este é o meu primeiro topico aqui no forum, gostaria de experimentar o sistema linux e pesquisando pela internet e conclui que para eu o ubuntu é a melhor solução. vamos as duvidas... tenho em meu hd duas partições c:/ e d:/ uma eu uso somente para o sistema operacional (c:/) e a outra é onde instalo todos meus programas com exceção dos que não me possibilitam alterar o local de instalação e acabam instalando automaticamente na c:/, faço isso por questões de segurança para que eu não perca meus arquivos e programas instalados no caso de uma eventual formatação do windows. o que eu gostaria de fazer é formatar a partição do windows (c:/) e instalar o ubuntu nesta partição que possui 50gb, não quero mexer na outra partição. pesquisando sobre como proceder com a instalação do ubuntu li que se faz a instalação em tres partições (/, /home e swap) e eu gostaria de saber se há a possibilidade de eu instalar da mesma forma a qual instalei o windows, o sistema operacional somente na partição c:/ e instalar os programas do linux e guardar meus aquivos na partição d:/ sem que eu perca os arquivos que ja se encontram nesta partição. se houver, como procedo?
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

clodoaldops

  • Visitante
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 22:34 »
Quais os tamanhos dessas partições e qto espaço livre vc tem?
Se vc usa um desktop e tem 2g/ram ou mais vc pode abrir mão da partição swap.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-(HD)?pagina=3

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2012, 23:06 »
olá clodoaldops,

obrigado por responder meu topico, quanto as minhas configurações meu hd é de 500gb e tem somente essas duas partições que eu comentei a c:/ com 50gb e a d:/ com o restante e o computador é um desktop com 4gb de ram. não tenho duvidas a respeito de como particionar e alterar o tamanho de uma partição em um hd. minha duvida mesmo é em qual partição eu instalo o que, no caso da possibilidade de eu instalar o ubuntu da maneira a qual citei apenas formatando a partição c:/ e se tiver que instalar alguma coisa na d:/ que seja de uma maneira que eu não perca meus arquivos e programas instalados que ja estao nela e que eu continue a utilizando para salvar meus arquivos e instalar meus novos programas agora linux.
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

clodoaldops

  • Visitante
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2012, 23:31 »
Meu desktop de trabalho (dc+2gb/ram+250gb/hd) está mais ou menos assim:
sda1...ntfs...50gb...xp
sda2...ntfs...150gb...BKP
sda3...ext4...50gb.../ubuntu

Eu sempre instalo /raiz e /home na mesma partição , pq meus arquivos ficam todos na sda2 (partição D: do windows)
Portanto , se tivesse espaço na partição D: eu tiraria de 30 a 50gb p/ instalar a partição raiz do Ubuntu e nem me preocuparia com swap já que tem 4gb/ram.
obs1- faça bkp de seus dados
obs2-faça desfragmentação de disco do windows antes de redimencionar partições
obs3-eu uso o gparted no lice-cd do ubuntu p/ "particionar" meus hd´s

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2012, 00:51 »
Ja deu uma luz...

Pretendo fazer então da seguinte maneira:

sda1...ext4...46gb.../ubuntu
sda2...ntfs...450gb...backup
sda3...swap...4gb

Só preciso saber agora como instalar /raiz e /home na mesma partição neste caso na c:/ (sda1) e outra, no caso desta instalação consigo rodar um programa linux instalado na partição d:/ (sda2)?

Vou precisar da swap pois tenho um problema cronico na minha placa mãe que quando eu desligo o computador ele não liga mais... até liga mas so na hora em que ele quiser, as vezes demora dez minutos, as vezes duas horas... então não posso desliga-lo, preciso coloca-lo em modo de hibernação. Voces acham que essa quantidade de swap que eu coloquei esta boa?
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

clodoaldops

  • Visitante
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2012, 01:14 »
Programas são todos instalados na partição sistema/raiz que deve ter um tamanho minimo de 20 a 30gb.
A partição home fica destinada praticamente p/ seus arquivos
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Sugestao-de-particionamento

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2012, 10:12 »
É pelo fato de a partição ser ntfs né... só posso instalar programas e jogos para linux em partições ext4?

No caso da /home ser utilizada para os arquivos, eu queria deixar meus arquivos como .mp3, .avi, .jpeg, .pdf, .doc, .exe, na partição d:/ onde ja possuo milhares de arquivos que são compartilhados na minha rede domestica, não queria perder esses arquivos e queria continuar colocando mais e mais arquivos nesta partição que tem um tamanho grande de 450gb... como faço? Nesse caso seria necessário mesmo montar a partição /home?

E como faço pra montar a /raiz e a /home numa mesma partição?

No link postado acima li que tambem se faz necessario a criação de uma partição de 100mb para o boot, vou criar uma, os meus 4gb de swap estao de bom tamanho visto que vou usá-la para hibernar meu computador?
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2012, 22:20 »
Ps: todos os outros computadores da minha rede domestica são e continuarão com sistema Windows...
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2012, 22:26 »
juliorj

Sobre o particionamento do HD para a instalação, veja esse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90799.0.html
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2012, 23:06 »
Muito boa sua explicação para particionamento luis, me esclareceu que é melhor eu instalar a swap na primeira partição pois irei utilizar somente o Ubuntu com SO porem gostaria de saber se o recurso de "suspender o computador" no Ubuntu também necessita da swap, se não posso descarta-la ja que suspender o computador é uma outra opção para o meu problema com a placa mãe.

Vi tambem que posso montar a /home numa partição com o sistema de arquivos NTFS que para o sistema nao fara diferença. Agora o problema é que eu não sei se eu montar a /home na minha partição d:/ (que uso para os arquivos e programas do windows) sem formatar (pois nao quero perder meus arquivos nela salvos) corro o risco de perder meus arquivos ou dar algum erro no Ubuntu.
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

Offline juliorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2012, 13:15 »
E em relação a partição de 100mb para o boot, que andei lendo pela internet, no topico acima não vi nada em relação a isso ela não é necessária?
A sabedoria é uma virtude e a ignorância um vício.

clodoaldops

  • Visitante
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2012, 16:03 »
Eu nunca usei a partição /boot.
Eu uso apenas /, /home e swap e nunca tive problemas.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: duvida na instalação do ubuntu segundo minhas partições
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2012, 23:43 »
julio
Pelo que li a respeito, o recurso de suspender utiliza sim parte da swap. Por isso se diz que, para quem usa notebook e possui mais de 1GB de memória ram é importante destinar uns 2GB para o swap, justamente por esse recurso.

No caso da /home em NTFS, nessa hipótese que você levantou, acredito (nunca testei desse jeito) que o sistema criaria uma pasta de usuário dentro dessa partição, mas poderia entender que os nomes das demais pastas existente seriam usuários também. Nesse caso, o ideal seria fazer a coisa de maneira limpa, formatando e particionando o HD já considerando a instalação do windows, de forma que a instalação do windows fosse feita primeiro e a /home em NTFS fosse formatada junto com a instalação do ubuntu. Assim, se você sempre gravar seus arquivos, pelo windows, dentro da pasta de usuário (a partição /home seria reconhecida como D:\) e não apagar pelo windows as pastas ocultas de configuração (iniciadas com .alguma coisa e que para o windows seriam visíveis por padrão) ou gravar arquivos dentro delas, acredito que os sistemas possam conviver com relativa harmonia.

clodoaldops
A questão da /boot em partição separada, pelo que sei, se devia a uma restrição do Lilo e de algumas Bios. Atualmente, quem faz isso é por questão de manutenção de sistema, teoricamente para facilitar a remoção de versões antigas de kernel. Para a maioria esmagadora dos casos, o ideal é o você citou: / , /home e swap, sendo que se for desktop com mais de 1GB de ram, 256MB é suficiente (tem gente que até suprime o swap), mas se for notebook é interessante gastar uns 2 ou 3GB para isso, por causa da hibernação.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS