Autor Tópico: Como particionar um disco com tabela GPT para ser inicializável por B.I.O.S.?  (Lida 7389 vezes)

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Boa tarde Pessoal.
Estava fazendo máquinas virtuais para ter certeza da inicialização de um sistema operacional em um disco com tabela de particionamento GPT através de BIOS. De todos os sistemas que testei com excessão do win7 q o VirtualBox está apresentando um probleminha com sua imagem iso, o único que conseguiu ir até o final da instalação (o Ubuntu 11.10 e o 12.04 param na parte "obtendo o arquivo 43 de 117") e tornar o disco com tabela GPT inicializável foi o Kubuntu 11.10. Apesar de eu ter particionado com GPT fiz uma instalação de reparticionamento automático através do particionador do Kubuntu. Depois verifiquei que além da minha flag boot na primeira partição NTFS, ele criou uma pequena partição de 977KB com a flag bios_grub e as outras estão sem e formatadas e montadas como de praxe.
A pergunta é qual a forma correta de particionar um disco com tabela GPT para que ele se torne inicializável? Essa partição de 977KB aparece como desconhecida no Gnome Parted, sem formatação ou sem formatação conhecida/suportada pelo menos. Alguém sabe me dizer se o Kubuntu é o único a oferecer suporte à instalação em discos com tabela GPT ou particionando de forma correta e com flags (são primordiais para o funcionamento?) corretas qualquer sistema moderno pode ser iniciado em GPT?
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 15:46 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
movido para => sistema

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como particionar um disco com tabela GPT para ser inicializável por B.I.O.S.?
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2012, 19:36 »
Bom pessoal como esse tópico é daqueles raros que quase ninguém conhece irei falar um pouco da minha experiência de sucesso em inicializar um disco particionado com tabela GPT. Acabei criando um novo tópico por não lembrar de uma das regras do fórum que recomenda evitar tópicos duplicados com o mesmo assunto; evitando assim desordem. Nesse novo tópico acrescentei alguns novos detalhes que bastaria ter colocado aqui.

Finalizando:
Consegui usar dois sistemas operacionais que deram suporte à inicialização em disco particionado com tabela GPT através de B.I.O.S. com uma pequena virtualização de E.F.I. proporcionada pela nova versão do GRUB o GRUB 2. Na primeira vez que obtive êxito foi de forma automática mas consegui de forma manual criando uma pequena partição não formatada de 1MB com bandeira bios_grub no começo do disco; nem precisei definir uma outra partição com bandeira boot . As outras defini como de costume sem bandeiras; reservando uma partição para a raiz /, outra para /home e uma outra com mesmo tamanho da memória RAM para Swap. De todas as versões do Ubuntu que consegui suporte para essa inicialização em tabela GPT foi o Kubuntu 11.10 (no Kubuntu 12 só se não seguir a lógica hehe) e consegui também numa outra distro versão 2011.
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, 22:11 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Como particionar um disco com tabela GPT para ser inicializável por B.I.O.S.?
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2012, 00:29 »
Bom,  hoje  criei  duas  máquinas  virtuais.  Uma  para  o  Caixa  Mágica  e  outra  para  o  Ubuntu.  E,  para  ambas  às  distros  decidi  instalar  em  Tabela  de  Partições  GPT.
Abri  o  Gparted  e  e  através  do  Gparted  criei  a  Tabela  de  Partições  GPT.  E  criei  três  partições  como  costumo  fazer  em  máquinas  virtuais.
Depois  de  feito  isso  resolvi  instalar  e  e  escolhi  modo  avançado.  Agora,  vamos  ao  que  eu  chamo  de  O  Segredo  para  o  negócio  funcionar.
Se  você  olhar  bem  claramente  vai  haver  um  espaço  de  1MB  que  não  está  alocado.  O  que  se  deve  fazer  é  selecionar  esse  1MB,  que  é  um  espaço  não  alocado  acima  da  primeira  partição  que  você  criou,  e  clicar  em  Adicionar.  Você  não  vai  após  clicar  em  Adicionar  mandar  formatar  tal  pequeno  espaço  não  alocado.  Tu  só  vai  selecionar  naquela  mesma  parte  que  seleciona  formato  EXT4,  em  vez  de  selecionar  EXT4  ou  swap-linux  rolar  para  baixo  e  selecionar    aquela  parte  que  diz:  área  reservada  de  inicialização  do  bios.  Após  isso  clicar  em  concluir.  O  restante  segue  como  de  costume.
Bom  fiz  isso  tanto  com  o  Caixa  Mágica  18  Gnome  como  com  o  Ubuntu  12.04.  E,  com  ambas  às  versões  sendo  64  bits,  numa  máquina  virtual.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline guripreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como particionar um disco com tabela GPT para ser inicializável por B.I.O.S.?
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2012, 18:26 »
Olá gente,

Instalei o 12.04 e o 10.04 no HD WD Green 1tb, com partição GPT. Tentei, durante a instalação do primeiro SO, alterar o status da primeira partição de 1mb que aparece no modo avançado de particionamento, mas não consegui - aparece a mensagem "unable to satisfy partition constrains". Mas, ainda assim segui como de costume, fiz minhas partições e instalei. Até agora deu tudo certo, inclusive quando estava na instalação do 10.04 ele perguntou sobre alterar o grub, falei que sim, e está bootando pelo grub, colocando o 10.04 como primeira opção. Estou pesquisando como editar esse grub pelo "Grub Customizer", mas com partição GPT não sei como fazer, ele só tem a opção "instalando na MBR".
Alguma dica?

abraços!