ubuntu 12.4 congelando ou travando

Iniciado por cacsilha, 02 de Junho de 2012, 22:07

tópico anterior - próximo tópico

cacsilha

Instalei o Ubuntu 12.4 em dual boot com o windows XP e estou com problemas. Quando uso o XP, não há problema, mas quando uso o Ubuntu 12.4, ele congela depois de algum tempo de uso. Isso ocorreu tanto off-line, quanto on-line e o travamento pode acontecer nos primeiros instantes de uso como depois de meia hora. Para buscar a solução tenho de reiniciar o computador e no grub escolher a opção recuperação do sistema, pois dessa maneira ele fica estável. A questão é que quando uso o Ubuntu em outra oportunidade (outro dia), o problema do travamento volta a acontecer.

Gostaria de saber se com as atualizações automáticas esse problema poderá se resolver, ou terei que esperar lançarem outra versão do Ubuntu?

Obs.: Já reinstalei duas vezes o Ubuntu 12.4 no meu computador e ocorreu o mesmo problema de travamento.

Agradeço a quem puder ajudar.

EdvaldoSCruz

Citação de: cacsilha online 02 de Junho de 2012, 22:07
Instalei o Ubuntu 12.4 em dual boot com o windows XP e estou com problemas. Quando uso o XP, não há problema, mas quando uso o Ubuntu 12.4, ele congela depois de algum tempo de uso. Isso ocorreu tanto off-line, quanto on-line e o travamento pode acontecer nos primeiros instantes de uso como depois de meia hora. Para buscar a solução tenho de reiniciar o computador e no grub escolher a opção recuperação do sistema, pois dessa maneira ele fica estável. A questão é que quando uso o Ubuntu em outra oportunidade (outro dia), o problema do travamento volta a acontecer.

Gostaria de saber se com as atualizações automáticas esse problema poderá se resolver, ou terei que esperar lançarem outra versão do Ubuntu?

Obs.: Já reinstalei duas vezes o Ubuntu 12.4 no meu computador e ocorreu o mesmo problema de travamento.

Agradeço a quem puder ajudar.

Para funcionar perfeitamente, você deve atualizar o Ubuntu. Isso é de praxe Amigo e não adianta fugir da raia.

Fazer as mesmas coisas que se faz com os Ubuntus anteriores, com algumas ressalvas.

******* Ubuntued *******

Espero que supram as necessidades de todos que usufruam.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

cacsilha

Agradeço pela ajuda, mas apesar de ter feito as atualizações do sistema e as de multimídia ofertadas pelo Ubunted, a minha instalação do Ubuntu 12.4, continua a travar todo o computador depois de alguns minutos de uso. As vezes o travamento ocorre logo após a entrada no desktop, outras após alguns minutos. O funcionamento do computador só fica normal quando na inicialização do grub, eu escolho a opção recuperar o sistema (com essa escolha, as vezes consigo usar o Ubuntu sem o mesmo congelar).

Acho que não é problema de Hardware, porque quando uso o Windows, o computador não trava. Já levei até para uma assistência técnica, mas lá o que me aconselharam não foi bem o que eu queria, me aconselharam a não usar o Linux devido a desconhecimento do sistema.

EdvaldoSCruz

Citação de: cacsilha online 03 de Junho de 2012, 22:23
Agradeço pela ajuda, mas apesar de ter feito as atualizações do sistema e as de multimídia ofertadas pelo Ubunted, a minha instalação do Ubuntu 12.4, continua a travar todo o computador depois de alguns minutos de uso. As vezes o travamento ocorre logo após a entrada no desktop, outras após alguns minutos. O funcionamento do computador só fica normal quando na inicialização do grub, eu escolho a opção recuperar o sistema (com essa escolha, as vezes consigo usar o Ubuntu sem o mesmo congelar).

Acho que não é problema de Hardware, porque quando uso o Windows, o computador não trava. Já levei até para uma assistência técnica, mas lá o que me aconselharam não foi bem o que eu queria, me aconselharam a não usar o Linux devido a desconhecimento do sistema.

Você usou o CDLIve para instalar o Ubuntu 12.04 LTS ?

xluisfernando

Qual é o hardware em questão?

Uma vez vi esse problema numa instalação que fiz num notebook compaq e, se me lembro bem, o que resolveu foi a instalação de pacotes relacionados ao gerenciamento de energia acpi

A maneira mais fácil de verificar que pacotes seriam esses e testar é pela instalação do synaptic (que aliás, nunca deveria ter sido retirado da instalação padrão do ubuntu). Nele, você digita a palavra energia e verifica o que está disponível
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

cacsilha

Fiz  o downloads do Ubuntu 12.4, pela página oficial do Ubuntu.

O Pc em questão é um antigo Pentium 4 de 2Ghz e 2Gb de memória Ram. Não entendi direito a dica de usar o Synaptic para ver os pacotes de gerenciamento de energia, pois quando uso o XP não ocorre o travamento, sendo ele mais pesado que o Ubuntu. Já cheguei a instalar o Lubuntu 12.4 (que é bem leve graficamente) e deu o mesmo problema. De qualquer maneira agradeço a colaboração.

EdvaldoSCruz

Citação de: cacsilha online 05 de Junho de 2012, 21:22

O Pc em questão é um antigo Pentium 4 de 2Ghz e 2Gb de memória Ram. Não entendi direito a dica de usar o Synaptic para ver os pacotes de gerenciamento de energia, pois quando uso o XP não ocorre o travamento, sendo ele mais pesado que o Ubuntu. Já cheguei a instalar o Lubuntu 12.4 (que é bem leve graficamente) e deu o mesmo problema. De qualquer maneira agradeço a colaboração.

XP não é Linux e vice-versa e veja a documentação da configuração da instalação do Ubuntu.

xluisfernando

Citação de: cacsilha online 05 de Junho de 2012, 21:22

Synaptic é um gerenciador de pacotes com interface gráfica que permite verificar, instalar e remover os pacotes do sistema, bem como interagir com os repositórios. Trocando em miúdos, o Synaptic faz o que a Central de Programas do Ubuntu faz, mas com mais detalhes e informações. Com ele e com estudo, você consegue entender para a função dos pacotes.

Esse problema de congelamento se deve a uma instrução no gerenciamento de energia. Já vi esse problema com Pentium 4, mas também com o Core 2 Duo. Na época, eu atualizei a versão, formatei e reinstalei, mas não resolvi de imediato. Lembro que depois de verificar no synaptic pelo termo energia percebi que havia um pacote relacionado ao acpi que me pareceu importante e não estava instalado. Então, instalei esse pacote e outros relacionados ao acpi e o problema sumiu.

No caso do windows xp, o gerenciamento de energia é feito de outra maneira, com drives incorporados ao sistema e não se tem como comparar isso.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS