Gerenciador de atualizações, o que é necessário baixar?(resolvido)

Iniciado por cajaboy, 02 de Junho de 2012, 16:35

tópico anterior - próximo tópico

cajaboy

Olá pessoal, sei que aqui não é o lugar indicado para instalação e atualizações, mas devido ser a aba mais acessada ao meu ver, quero iniciar uma discussão e ouvir a opinião dos colegas, principalmente dos mais experientes.
No gerenciador de atualizações temos várias atualizações.
As de segurança, as atualizações recomendáveis, as atualizações da distribuição e quando se tem uma nova versão, é possível atualizar através da central.
As atualizações de segurança são indispensáveis para a segurança do Linux, mas, essas outras, recomendáveis e da distribuição são necessárias?
Quando a atualização chegou nas recomendadas, apareceu um aviso que o network-manager-framework necessitaria de pacotes não confiáveis, mesmo confiando que fazia parte do gerenciador de atualizações confiei e a internet foi pro buraco. Estou meio desconfiado com isso, pois fiz uma instalação do Xubuntu em um PC de um amigo e estava a internet perfeita, depois da atualização, internet zero também. Isso ocorreu nas duas distribuições Lubuntu e Xubuntu, não cheguei a baixar no Ubuntu, pois aí eram 4 PCs sem sinal.
Alguém pode confirmar se o mais importante é as atualizações de segurança, é necessário baixar as recomendadas e da distribuição?
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

vinicius_aleao

Via de regra, é raríssimo haver problemas relacionados a atualização quando não se tem repositórios extras (aqueles ppas de terceiros). Esse é o ponto principal. Claro que, numa escala, as atualizações de segurança são as mais importantes.

cajaboy

É complicado, pois o único PPA que tenho é o Ubuntu Tweak e, depois de instalado, desativo do gerenciador de atualizações, para não dá problemas, visto que só uso para limpar a cache do sistema.
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

linuser104

Tenho por hábito ao iniciar o computador executar o comando sudo apt-get update e logo em seguida verificar o gerenciador de atualizações para ver se tem algo. Se tiver, faço todas as atualizações marcadas lá. Antes de desligar o computador faço o mesmo procedimento outra vez.

Nunca aconteceu de algo ficar quebrado aqui ou o sistema não entrar mais. Agora não uso ppa, ou melhor, evito ao máximo usá-lo e também ao instalar algo de ppa, desabilito o repositório logo em seguida.

Também só uso os repositórios padrões do Ubuntu. Nada de ativar o repositório proposed que seria atualizações de pré-lançamentos.

Se você compila algo para o seu computador que gera módulos, então nas atualizações de kernel, por exemplo, é necessário uma recompilação do programa instalado anteriormente por compilação, pois geralmente para o novo kernel o programa não iria funcionar. Muito comum em driver para modems discados, certas webcam, etc.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

caissara

atualizações  partindo da seguinte  teoria.  quando tem  o anuncio de  lançamento de algo tem  metas a  ser cumprida onde tem  que entrega o produto .... 

ex : versão nova do ubuntu 12.04 apos a entrega as  equipes de desenvolvimento  pode fazer  ou dedicar atenção  para os  detalhes  com  melhorar o desempenho e  correções de possível erro ou funcionamento irregular. ai  tem  atualização.  bom se é importante ou  o quanto esse recurso o qual você não  usa ou acha que não vai  usar  é importante  vai de cada  um... sem  fala do tempo de suporte para a versão  instalada..
"NA VIDA VOCÊ TEM  SEMPRE TRÊS OPÇÕES. OU SE CORROMPE, OU SE OMITE, OU USA LINUX"

cajaboy

linuser104
Eu também tenho este hábito de rodar o sudo apt-get update no início e quando vou desligar e, quanto a PPA só o ubuntu tweak, também desativo dos repositórios e gerenciador de atualizações.
Pacotes quebrados, não acontece comigo e quando acontece rodo logo o comando "sudo dpkg --configure -a" para corrigir e um "sudo apt-get update" depois pra confirmar que está tudo ok. É complicado acontecer isso depois de uma atualização.
Outra, fiz um teste com o novo kernel Linux 3.4 não teve nenhuma incompatibilidade com drivers, depois remove o kernel e deixei normal mesmo.

caissara

Citação de: cajaboy online 02 de Junho de 2012, 21:08
cajaboy

voce perguntou  sobre minha assinatura em um  outro topico  a resposta  correta é essa
Se corrompe = usa windows 
Se omite = usa windows pirata,
Usar Linux = É liberdade  ou melhor saber que não tem que aceitar . pagar por anti-virus,aplicativos  ou melhor pagar por licença de uso dos aplicativo bem como não  sabe  o que esta escondido no código fonte  para saber  oque  como e quando  você  faz..
"NA VIDA VOCÊ TEM  SEMPRE TRÊS OPÇÕES. OU SE CORROMPE, OU SE OMITE, OU USA LINUX"

cajaboy

Não sabia a ordem caissara, mas, achei tivesse a ver com o troço do Ruindow$ mesmo, nada contra, mas quem uma esse OS pago, é muito fanático e gosta muito de uma interface lindinha, além de ter preguiça para pensar e solucionar problemas como fazemos aqui no fórum com o Linux.
Gostei do significado e concordo.

linuser104

Citação de: cajaboy online 02 de Junho de 2012, 21:08
linuser104
Eu também tenho este hábito de rodar o sudo apt-get update no início e quando vou desligar e, quanto a PPA só o ubuntu tweak, também desativo dos repositórios e gerenciador de atualizações.
Pacotes quebrados, não acontece comigo e quando acontece rodo logo o comando "sudo dpkg --configure -a" para corrigir e um "sudo apt-get update" depois pra confirmar que está tudo ok. É complicado acontecer isso depois de uma atualização.
Outra, fiz um teste com o novo kernel Linux 3.4 não teve nenhuma incompatibilidade com drivers, depois remove o kernel e deixei normal mesmo.

Sobre o kernel, estava me referindo aos pacotes .tar.gz (e similares) que você tem de compilar (make e sudo make install ou ./configure, make e sudo make install), geralmente para driver, que geram módulos para se encaixarem no kernel em uso. Aí quando você muda de kernel, pelo gerenciador de atualizações, esse driver compilado deixa de funcionar no novo kernel, mas se você entrar pelo antigo ele funciona. A solução é simples, bastando usar o mesmo procedimento que fez antes (compilar), só que no novo kernel.

Atualizar pelo gerenciador de atualizações, muito raramente dá problemas e na maioria dos casos é quando a versão ainda é alpha ou beta, na versão final isso ocorre muito raramente, se você usa somente os repositórios oficiais. Comigo nunca aconteceu de o sistema ficar ruim depois de aceitar todas as atualizações sugeridas, quer de segurança ou não.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jkmsjq

Sempre deixei ativadas todas as atualizações dos repositórios e nunca tive problemas. Também, não utilizo nenhuma PPA no meu Ubuntu, diga-se de passagem, instalei o Ubuntu Business Remix 12.04 LTS e está simplesmente fantástico essa versão, vale a pena instalar!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

Sempre deixei ativadas todas as atualizações dos repositórios e nunca tive problemas.Mesmo usando algumas PPA como a do grub-customizer que uso desde a versão 11.04 sem problemas.

garfo

Não tendo PPAs ocorre tudo beleza. Aqui tá tudo padrão, sem nenhum PPA, e todas as atualizações são baixadas e instaladas tranquilamente.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

cajaboy

Pessoal, uso duas antenas USB de grade com modem ralink 2070 integrada na própria antena, até então funcionava normal; nos dois PCs que tenho, Ubuntu 12.04 em um, e Lubuntu 12.04 em outro, e depois de atualizar pela ultima vez, deu problemas, desativou rede sem fio e rede local. simplesmente sumiu.
Achei muito, instalei o Kubuntu para ver se acontecia o mesmo; resultado. Depois das atualizações, era uma vez também.
Verificando, notei algo como "network-manager frameworks, e um resolvconf" para atualizar, acho que tem haver com o problema, não tenho certeza.
Fiz a reinstalação de tudo, Ubuntu em um, e Kubuntu em outro e, desmarquei as outras atualizações e deixei para instalar somente as atualizações de segurança. Ao reiniciar, continuou OK. Agora estou com medo de atualizar os outros repositórios, se tivesse certeza que fosse somente esse network-manager, desmarcaria só ele, mas não tenho certeza.

Henrique1977

Citação de: cajaboy online 03 de Junho de 2012, 14:35
Pessoal, uso duas antenas USB de grade com modem ralink 2070 integrada na própria antena, até então funcionava normal; nos dois PCs que tenho, Ubuntu 12.04 em um, e Lubuntu 12.04 em outro, e depois de atualizar pela ultima vez, deu problemas, desativou rede sem fio e rede local. simplesmente sumiu.
Achei muito, instalei o Kubuntu para ver se acontecia o mesmo; resultado. Depois das atualizações, era uma vez também.
Verificando, notei algo como "network-manager frameworks, e um resolvconf" para atualizar, acho que tem haver com o problema, não tenho certeza.
Fiz a reinstalação de tudo, Ubuntu em um, e Kubuntu em outro e, desmarquei as outras atualizações e deixei para instalar somente as atualizações de segurança. Ao reiniciar, continuou OK. Agora estou com medo de atualizar os outros repositórios, se tivesse certeza que fosse somente esse network-manager, desmarcaria só ele, mas não tenho certeza.
Bem  sei  que  vai  ser  trabalhoso.  Em  vez  de  mandar  atualizar  tudo.  Marque  apenas  um  para  atualizar  e  veja  se  não  há  problema.  E,  assim  vai  indo  até  que  só  sobre  o  network-manager  para  atualizar.  Se  tudo  o  mais  que  você  tiver  atualizado  não  der  problema  é  que  é  só  ele  o  problema.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

cajaboy

O que é complicado é ter reinstalar tudo novamente, pois perdo a rede sem fio literalmente.
Nem Rede eth0 nem Wlan0.

Editado: Estou no Kubuntu agora.
Já fiz as atualizações de segurança.
Por partir para as atualizações de aplicativos.
A última é as atualizações do sistema e, alguns repositórios dos aplicativos precisam de outros da atuliazação do sistema e lá está o tal de network-manager.
vou fazer só a de aplicativos desmarcando a do sistema e ver o que acontece.

Editado: Pronto, já instalei as atualizações de segurança e de aplicativos, as atualizações do sistema, não vou mexer, quando alguém fizer e acontecer a mesma coisa e conseguir descobrir que está relacionado ao network-management frameworks, então desmarco-a e baixo o restante, não estou querendo formatar meus computadores mais não, e quando a desinstalar o pacote que deu erro voltando ao anterior não sei fazer ainda.