Autor Tópico: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)  (Lida 3847 vezes)

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Acho a dúvida oportuna,pois acredito que o mesmo problema se dá com qualquer distribuição Linux usada como guest.
Ao instalar o Windows como guest dentro do Ubuntu(host),configurando o adaptador de rede como NAT,o Windows(guest)
se conecta com muita facilidade a internet,visto que o Windows toma emprestado a conexão do host com a Internet.
Assim todo o restante da rede fica transparente para a VM,inclusive com IP automático, fornecido por um DHCP -
Dynamic Host Configuration Protocol - próprio do VirtualBox.

O mesmo não se dá com o slack(Linux mais difícil?Não.)como guest e o Ubuntu como host.O problema proposto
neste tópico é a solução do Linux como guest,acessando a internet normal.
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 21:56 por ubunewbie »

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2012, 12:26 »
Meu problema já é exatamente onde não deveria haver: meu sistema host é o Ubuntu 12.04 e instalei o XP como guest, porém ele não enxerga a conexão com a internet; eu uso meu notebook com wifi e não vi nenhuma opção referente à rede sem fio. Na janela do virtual box, aparece que o cabo está conectado, mas o XP não reconhece nenhuma placa de rede.
A versão do XP é home edition, de um outro note que eu tinha. Pode ser por isso? Como configurar a rede na máquina virtual para que enxergue a conexão wireless do host?

Thanks guys!
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2012, 12:34 »
eu uso meu notebook com wifi e não vi nenhuma opção referente à rede sem fio. Na janela do virtual box, aparece que o cabo está conectado, mas o XP não reconhece nenhuma placa de rede.

Ola

Não é para reconhecer redes sem fio mesmo, o host (Ubuntu) distribui a conexão como sendo uma rede com fio.

Se no windows este mostra o cabo como conectado, possivelmente a placa de rede virtual do Vbox deve estar ativa, caso contrário não mostraria conexão.

Voce instalou o vbox additions e os adicionais para convidado, certo?

[]'s

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2012, 13:35 »
Eu instalei o que está disponível pela central de programas, depois baixei o da oracle, mas este está dando conflitos e a central não o instala; sim, eu instalei os adicionais na versão disponivel.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2012, 13:56 »
Ola

No xp em maquina virtual, qual o driver que a placa de rede está usando?

[]'s

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2012, 20:22 »
Olá! Eu resolvi o problema da seguinte forma:

- Desinstalei o Virtual Box e seus complementos (-remove --purge)
- Instalei o Virtual Box fornecido no site da Oracle com os complementos
- Criei a máquina virtual com rede NAT

O XP parece funcionar corretamente, exceto que dá erro quando tento instalar alguns ".exe" que tinha baixado (SP3 por exemplo); mas o update está funcionando e vou baixar as atualizações necessárias.

Esta é a melhor solução que vejo para aqueles programas que não rodam corretamente no wine ou play; e acho muito mais prático que dual boot. Agora resta saber se o desempenho será satisfatório.

Agradeço a ajuda.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Rede NAT no Virtual Box(ubuntu como host e slack,distribuição linux,como guest)
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2012, 07:59 »
Uma outra questão: como inicio a VM em full screen e não em janela? Olhei o PDF do manual, e as hotkeys não funcionaram.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)