Autor Tópico: instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp  (Lida 14898 vezes)

merlin

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Online: 08 de Outubro de 2005, 12:43 »
Eu ja tentei instalar linux ubuntu mas deu problemas pois já tinha instalado em sistema NTFS o winxp em partição primária. O que eu fiz foi criar no partition magic uma partição ext3 e uma swap depois arranquei com o ubuntu e tentei instalar mas ao contrário das outras distribuições que nunca tinha tido problemas a intalar esta versão (ubuntu) deu problemas contudo como no meu curso e na minha faculdade só utilizamos ubuntu gostaria de instalar o mesmo no meu portátil em dual boot com winxp (que já está instalado neste momento, era importante não perder o conteúdo que já cá tenho).

Dêm aí umas dicas visto que esta foi a única distribuição de linux que me deu problemas ao contrário do red hat, mandrake, linspire, suse que nunca me deu problemas.

Tiago Sequeira.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2005, 15:24 »
Poderia dizer afinal qual foi o problema que você teve?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

merlin

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:10 »
O problema é que não consegui instalar o ubuntu em parceria com o winxp e acabou por formatar-me o disco o programa de instalação

gleidson

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:32 »
Tá mais é com cara de que tu não lê o que o instalador vai "falando".

E seja mais específico, por favor. Que problemas tu teve? Que erros? Onde? Em que parte?

Fica difícil conseguir ajudar desse jeito.

gleidson

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:35 »
Citação de: "merlin"
O problema é que não consegui instalar o ubuntu em parceria com o winxp e acabou por formatar-me o disco o programa de instalação


O instalador não faz isso sozinho  :roll:

Esse teu problema tá mais praquela pecinha que fica na frente do monitor  :mrgreen: e que não sabe mais ler, só usar o sistema NNF

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:43 »
Se você mandar o instalador fazer o particionamento automatico ele deleta o disco inteirinho e instala só o Ubuntu. Pra isso tem o particionamento manual. Ai você diz pro instalador onde vai ficar o ubuntu e onde vai ficar o Windows...

Sinto muito!

gleidson

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2005, 17:00 »
Citação de: "LedStyle"
Se você mandar o instalador fazer o particionamento automatico ele deleta o disco inteirinho e instala só o Ubuntu. Pra isso tem o particionamento manual. Ai você diz pro instalador onde vai ficar o ubuntu e onde vai ficar o Windows...

Sinto muito!


É por isso que eu digo que ele não sabe ler e é adepto do sistema NNF.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2005, 17:04 »
Citação de: "gleidson"
Citação de: "LedStyle"
Se você mandar o instalador fazer o particionamento automatico ele deleta o disco inteirinho e instala só o Ubuntu. Pra isso tem o particionamento manual. Ai você diz pro instalador onde vai ficar o ubuntu e onde vai ficar o Windows...

Sinto muito!


É por isso que eu digo que ele não sabe ler e é adepto do sistema NNF.


Todos os recém chegados do Windows são adebtos do NNF (Next Next Finish). Se formos tratar mal todos, eles irão embora e a comunidade Linux será cada vez menor dando margem ao rWindows. Cabe a nós, usuário do Linux mostrarmos que nem tudo é "NNF". Cabe a nós mostrarmos o caminho do Linux e não ficar fazendo críticas destrutivas.

Abraços!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2005, 17:13 »
Já que todos os usuários de Windows consideram o Linux tão difícil assim, eu recomendo ao menos ler dicas BÁSICAS sobre o Linux antes de tentar se aventurar. No wiki do ubuntu, por exemplo, tem várias dicas tratando sobre a instalação e o funcionamento do sistema. Basta ter um pouco de curiosidade e vontade de seguir adiante. Não que esse seja seu caso, merlin, mas talvez uma leitura antes da instalação tivesse salvado seu HD de ser formatado.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2005, 17:18 »
Merlin... uma das grandes diferenças do Linux pro Windows é que ele não costuma pedir confirmação 200 vezes rsrsrs.

Tem certeza? Está realmente certo? Posso formatar? Olha eu to perguntando heim!!! Cuidado!!!

Agora eu acho que o particionador automatico do Ubuntu deve dar ao menos uma mensagem de que o disco inteiro será apagado. Será que não?
Da pra manter o Windows XP junto com seu Ubuntu sem problemas viu amigo... mas tem que fazer o particionamento manual como eu havia dito.

Um forte abraço e boa sorte na próxima empreitada com Linux. Precisando estamos ai!

gleidson

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2005, 18:55 »
Citação de: "LedStyle"
Merlin... uma das grandes diferenças do Linux pro Windows é que ele não costuma pedir confirmação 200 vezes rsrsrs.

Tem certeza? Está realmente certo? Posso formatar? Olha eu to perguntando heim!!! Cuidado!!!

Agora eu acho que o particionador automatico do Ubuntu deve dar ao menos uma mensagem de que o disco inteiro será apagado. Será que não?
Da pra manter o Windows XP junto com seu Ubuntu sem problemas viu amigo... mas tem que fazer o particionamento manual como eu havia dito.

Um forte abraço e boa sorte na próxima empreitada com Linux. Precisando estamos ai!


Tem sim. Ele avisa nessa tela "apagar todo o disco ..."
Foi desatenção (leia-se não leitura) do cara.

E quanto às perguntas do Windows, putz. Coisa mais chata. Ele trata o usuário como um idiota que não sabe o que tá fazendo (e na maioria esmagadora está certo).

Acho que os usuários do Windows acham que tudo no mundo é igual ao Windows, tudo é NNF e seja o que Deus quiser. Se quebrar o sistema, é só pedir aquele cd pirata pro amigo e instalar de novo.

É ridículo isso, um sistema que emburrece os usuários. Pq facilita tanto que o usuário nem sabe mais o que tá fazendo, só vai apertando botões. Daí, por curiosidade ou não, acaba chegando no Linux e acha que o sistema tem que ser assim, "pq no Windows eu fazia assim..." e xinga/joga a culpa no sistema pq "meu modem não tá funcionando, no windows funcionava".

Desculpem aí minha indignação, mas é que enche o saco usuário folgado, preguiçoso, que quer que as coisas caiam do céu, de mão beijada e tudo.

Desculpa ai se eu ofendi alguém, não foi minha intenção. Sei que existem usuários que vieram do windows e que não são como eu falei, ou são e estão querendo mudar. E são esses que acho que devemos ajudar. E ajudar monstrando onde e como resolver o problema dele e tal, e não resolvendo pra ele.

merlin

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2005, 20:59 »
Desculpa lá qleidson mas não estás bem a topar a coisa... há e olha até não sou grunho amigo sou estudante de engenharia informática ok... sei bem o que é linux mas não perceberam meu problema eu já trabalhei e instalei em dual boot com winxp red hat, linspire, suse, mandrake... não sou novato na coisa apenas não especifiquei bem o meu problema que acabou por limpar-me o disco (pois a forma de instalação do ubuntu é um pouco diferente das outras distribuições que falei anteriormente) e já agora não substimei os conhecimentos de ninguém parece que tu substimas em vez de ajudar (se pelo menos fosses capaz que é coisa que não sabes pelo que parece ... já agora se me pedissem ajuda de algo também ajudava temos que ser e saber ser humildes ok) um abraço e obrigado vou instalar o ubuntu obrigado a quem foi compreensivel.

[cyb3rM4N]

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2005, 22:18 »
Merlin,

Em primeiro lugar: Ignore esses comentários desconstrutivos.

Pelo que percebi, acho que você nunca instalou o debian ou seus derivados...  

A instalação do Ubuntu é bem simples e vc deve realmente tomar cuidado no momento do particionamento, que no seu caso, deve ser escolhido a opção de particionamento manual, feito isso, todo o processo de instalação será semelhante ao do debian.

Consulte a documentação do Projeto Ubuntu-BR [1], ela vai te ajudar em bastante coisa, acho q o seu português é do portgal, mas dá pra vc entender bastante coisa.

1. http://www.ubuntu-br.org/Wiki/DocumentacaoUbuntuBr

Grande abraço!

[cyb3rM4N] :mrgreen:

merlin

  • Visitante
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2005, 23:01 »
Muito Obrigado [cyb3rM4N]  um abração!!!!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
instalação de ubuntu 5.10 em parceria com winxp
« Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2005, 23:32 »
merlin, eu recomendo você instalar também o WinXP PRIMEIRO, pois assim o Ubuntu ja detectará ele e colocará no menu do GRUB. Tendo em vista que você ja deletou toda a tabela de partições, aproveite para fazer o particionamento la no Partition Magic igual estava fazendo.

Qualquer dúvida poste ai pragente dar uma olhada!

[]s amigo!