Autor Tópico: Gmail detectou um vírus  (Lida 5430 vezes)

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Gmail detectou um vírus
« Online: 11 de Maio de 2012, 12:32 »
Bom Dia Colegas,

Estou tentando enviar um arquivo PowerPoint via Gmail (estou usando o Chrome) e na hora do upload do arquivo, o Gmail interrompe informando que o meu arquivo esta com vírus.

O que eu faço já que não existe antivirus para o Ubuntu 12.04? Terei eu que instalar o Windows apenas para enviar um arquivo via email, pois nele existe antivirus?

No aguardo!

Obrigado!

Max

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2012, 12:34 »
Isso pode ser um alarme falso. E existe antivirus para Linux sim:

http://www.avast.com/linux-home-edition

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2012, 12:52 »
Baixei o Avast. Esta fazendo o scan do computador.

O que eu faço se ele não detectar vírus e o Gmail continuar acusando? Não conseguirei mais enviar arquivos via email?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2012, 12:54 »
Coloca num arquivo .zip e tenta de novo. Pode ser um bug do GMail.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2012, 13:01 »
Estou tentando enviar um arquivo PowerPoint via Gmail (estou usando o Chrome) e na hora do upload do arquivo, o Gmail interrompe informando que o meu arquivo esta com vírus.

Ola

Algumas extensões de arquivos apresentam este sintoma no gmail.

Experimente compactar em .zip e enviar ou remova a extensão .ppt para testar.

Aqui a mensagem é um pouco diferente, ela informa que o arquivo pode conter virus e não deixa enviar.

Se aí no seu sistema ele avisa taxativamente que tem virus o problema deve ser no google mesmo.

Maquinas Linux não têm virus que se propaguem para arquivos do LibreOffice.

[]'s

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2012, 13:05 »
Zipei ele, mas o Gmail continua acusando vírus.

O scan o Avast ainda não terminou, mas não acredito que seja um vírus mesmo.

Vc já ouviu falar disso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2012, 13:08 »
renomeie o arquivo para <nome>.txt

Tente enviar para voce mesmo usando seu e-mail.

[]'s


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2012, 13:09 »
Tenta escanear esse arquivo no ClamAV (tem na Central de Programas). Ou use o site VirusTotal, pra ver se o arquivo está infectado mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2012, 13:11 »
Interessante que eu re-salvei o arquivo em formato .odp ou em outro que não seja Office e o Gmail carregou.

O problema é que meus colegas da faculdade não usam Linux e consequentemente não conseguirão abrir um arquivo .odp

Será bug do Gmail ou o Ubuntu mesmo. Interessante que isso começou agora, até ontem ou mes passado nada disso existia.

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2012, 13:24 »
Renomeando para .txt o Gmail ainda acusa virus.

Pelo site TotalVirus, passou por todos os Antvirus e não detectou nada.

Pelo ClamAv, deu o seguite:

----------- SCAN SUMMARY -----------
Known viruses: 1214078
Engine version: 0.97.3
Scanned directories: 1
Scanned files: 33
Infected files: 0
Data scanned: 15.30 MB
Data read: 12.46 MB (ratio 1.23:1)
Time: 16.319 sec (0 m 16 s)


Parece que não tem nada, certo? É Bug do Gmail? Como eu posso fazer para enviar um arquivo? Terei que criar outro email?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2012, 13:28 »
Já tentou acessar o GMail via POP, usando o Thunderbird, por exemplo? Pode ser um problema no webmail que não ocorre por acesso POP.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2012, 13:30 »
Ola

Como eu citei, é problema do Google mesmo. Já tive isto.

Pode ser que em alguns dias/horas ele ajustem. Este problema vai e volta no google.

Tente upar para o google docs e veja se ele bloqueia

[]'s

Offline maxawen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2012, 13:45 »
Voltou ao normal inexplicavelmente.

Me parece que o problema era com o Gmail mesmo. Nunca tinha acontecido isso antes.

Aproveitando o tópico, já que Virus é um pouco raro no Linux e não há tanta necessidade de um antivirus, e sobre um Firewall, é também raro ataques? É viavel instalar um Firewall?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2012, 13:59 »
e sobre um Firewall, é também raro ataques? É viavel instalar um Firewall?

Aí "vareia"....

Se voce fica conectado direto na rede 24x24 horas, tem que instalar um firewall obrigatóriamente.

Se loga e desloga da rede em intervalo de horas, não precisa. Seu provedor de acesso já tem um firewall lá nos servidores.

Se utiliza pouco e tem um roteador, este roteador já tem um firewall.

Firewall é utilizado para bloquear ataques à maquina ( tranforma-la em zumbi para ataques remotos por exemplo) e não para prevenir entrada/saída de virus.

Mas nada impede que acione o ufw já instalado aí em seu sistema. Se quiser interface gráfica para ele instale o gufw => http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

Eu não uso firewall na maquina. Todos os roteadores que uso são configurados por mim mesmo e conecto e desconecto em intervalos ( trabalho, tomo banho[oba!], me alimento, durmo, faço 'outras coisas" e tudo isto sem computador deixando ele desligado [o meio ambiente agradece])

Uso senhas fortes tanto na maquina como nos roteadores (Numeros, simbolos e letras maiusculas/minusculas não necessariamente nesta ordem)  e nas maquinas senhas com mais de 8 caracteres (bem mais ). Para um invasor entrar, vai precisar de dias ou anos, e como fico conectado por horas, nunca ele vai ter sucesso.

Para virus e malwares, aí a coisa vai pelo lado da pecinha de humanware que fica entre o teclado e a cadeira....

[]'s

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Gmail detectou um vírus
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2012, 14:16 »
Recente caso de roubo de arquivos pessoais de uma atriz global me fez repensar sobre este assunto segurança. Aqui só tenho um notebook e não tenho lá muito o que proteger, mas mesmo assim tenho alguns dados pessoais, tipo os da receita federal, etc.

Como o Tota falou, uso senha razoável, não fico logado a rede o tempo todo, tenho firewall ativado e acima de tudo uso linux, hehehe, mas computador é algo que mais cedo ou mais tarde pode precisar de uma assistência técnica e nem sempre ela pode ser local, tendo que enviar o notebook para algum lugar e aí se o problema impossibilita ligar o computador, como remover os dados pessoais antes de enviar para a assistência técnica? Parece-me que esse foi o caso da atriz. Uma vez um PC desktop meu deu defeito, mas como era algo na placa e tinha que enviar o mesmo para a assistência, eu retirei o HD dele já que não podia acessar os dados pessoais e ele não era essencial para a resolução do problema.

Ando pensando em criptografar a partição ou alguma pasta do sistema (home, var, tmp, swap), mas como nunca usei essa opção gostaria de saber de quem usa se isso afeta o desempenho do sistema de algum modo ou pode dar maiores dores de cabeça na recuperação dos dados criptografados.

Ando pensando também em criptografar, ou seria exigir senha, para editar entradas no GRUB. Assim um roubo do notebook obrigaria ao larápio a formatação do notebook, hehehe.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].