Acho que você tá querendo fazer uma clonagem e não um espelhamento, pois espelhamento é usado mais em servidores e exige um tipo diferente de particionamento.
Caso seja clonagem achei uma solução bastante simples ao usar o comando dd para copiar os primeiros 512 bytes do hd onde é encontrado o programinha de arranque do S.O. e a tabela de partições. Quando você tranfere esse setor de 512 bytes (pode escolher entre copiar o programa de boot junto com a tabela de partições ou somente um dos dois, bastando especificar qual )para o começo de outro disco, esse passa a mostrar a mesma divisão e com o mesmo programinha de arranque mais as partições pode criar uma cópia fiel do primeiro disco. Chegamos à conclusão que o comando dd por copiar bit a bit até mesmo os setores zerados não é praticável usá-lo para copiar as partições onde o que importa são apenas todos os bits referentes aos arquivos e não setores zerados além de apresentar uma taxa de transferência de bits por segundo muito baixa. Neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93981.0.html mostramos como usar o comando dd para copiar a MBR e o Gnome Parted para com simples cliques em copiar e colar e aplicar copiarmos somente o que é necessário. Depois desse tempo passei à utilizar o
Clonezilla que oferece os recursos do comando dd mais do Gparted e muitos outros adicionais, num único aplicativo com uma taxa ótima de transferência de bits por segundo.