Autor Tópico: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits  (Lida 3531 vezes)

Offline adam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Online: 21 de Agosto de 2006, 22:09 »
Olá pessoal, resolví migrar de vez para o Ubuntu 64 bit, porém tenho uma dúvida com relação a esses aplicativos abaixo, ele são ou não compatíveis com 64 bits ?

1- Inkscape (Editor vetorial)
2- Xara Extreme (Editor vetorial)
3- Mplayer (Audio e Vídeo)
4- Xine Movie Player (Audio e Vídeo)
5- K3b (Gravador de Cd e DVD)
6- Amarok (Audio)
7- Wine (Emulador)
8- aMule (P2P)
9- aMSN (Menssager do Linux)
10- BrOffice (Suite Office para Escritório)
11- W32Codecs e Outros (que dê para assistir a maioria dos formatos, inclusive tocar mp3)

Espero que funcionem, e caso algém possua uma lista com conteúdo maior (Contanto que funcione)
para postar eu agradeceria.

Muito obrigado galera...

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:30 »
Utilizei muito pouco o Ubuntu 64bit aqui em casa e não recomendo por enquanto.

Quanto aos programas que tu perguntastes, não cheguei a experimentar o Inkscape nele, apesar de utilizar nos meus outros PC's.

O Xara Extreme nunca utilizei e nem sabia que existia (foi bom ler este tópico);

O Mplayer também não testei;

O Xine funciona.

O K3b não testei;

Nem o Amarok;

O Wine tem alguns problemas para funcionar;

Não testei o aMule;

NEm o aMsn;

O OpenOffice funciona, obviamente, e basta instalar o pacote de correção em PT_BR que fica igual ao BrOffice, não é?

Os codecs funcionam alguns, outros não (como os de wmv).

Sei que não fui de grande ajuda, mas gostaria de saber o que te fez resolver migrar de vez para o Ubuntu64bit.

Eu testei e estou voltando para o 32bit no meu AMD64.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:21 »
Bem, dos tópicos que passou posso informar estes abaixo

2- Xara Extreme (Editor vetorial)  OK
3- Mplayer (Audio e Vídeo)    OK
4- Xine Movie Player (Audio e Vídeo)   OK
5- K3b (Gravador de Cd e DVD)   OK (Ao menos esta instalado, já abri, mas não gravei nada)
6- Amarok (Audio)  OK (Idem K3b)
8- aMule (P2P)  OK
10- BrOffice (Suite Office para Escritório)  O Arquivo .deb q baixei não era compatível
11- W32Codecs e Outros (que dê para assistir a maioria dos formatos, inclusive tocar mp3)  OK
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:47 »
Nota que o BrOffice não é mais do que o OpenOffice com os pacotes pt_BR, pelo que pode utilizar o OpenOffice mesmo versão de 64 bits...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2006, 00:03 »
Citar
Nota que o BrOffice não é mais do que o OpenOffice com os pacotes pt_BR, pelo que pode utilizar o OpenOffice mesmo versão de 64 bits...

Pode até ser que o BrOffice seja compatível com o Ubuntu 64 mas quando tentei instalar os pacotes baixados do site obtive como resposta que não poderia instalar porque a arquitetura era diferente eu recebi.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: São Compatíveis ou não com Ubuntu 64 bits
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2006, 11:45 »
rodrigo666

No modo 64 bits (IA32E), o processador ganha novas funcionalidades:

Espaço de endereçamento de 64 bits, isto é, aplicações podem endereçar até 16 EB (exabytes) de memória RAM (2^64 bytes); no entanto, atualmente processadores Celeron D, Pentium 4 e Xeon com suporte a tecnologia EM64T possuem apenas 36 linhas de endereçamento, o que significa que eles podem acessar “apenas” 64 GB de memória RAM (2^36). Processadores Xeon DP com tecnologia EM64T possuem 40 linhas de endereçamento, o que significa que eles podem acessar até 1 também (terabyte) de memória RAM (2^40). Essas limitações podem ser alteradas no futuro e a Intel poderá lançar processadores capazes de acessar até 16 EB de memória RAM.
Oito registradores adicionais: No modo de 64 bits, o processador possui um total de 16 registradores de 64 bits. Estes novos registradores são chamados R8 a R15. É interessante notar que a Intel decidiu usar a mesma nomenclatura criada pela AMD em sua implementação de 64 bits, ou seja, o uso da letra “R” para indicar os registradores de 64 bits. Na Figura 1 você pode ver como o registrador de 64 bits RAX funciona.

Oito registradores adicionais para instruções SIMD (MMX, SSE, SSE2, SSE3): o processador possui um total de 16 registradores MMX de 64 bits no modo 64 bits. Os registradores chamados XMM continuam sendo de 128 bits, no entanto o número de registradores XMM foi dobrado de oito para 16. Estes registradores são usados pelas operações de ponto flutuante SSE.
Todos registradores e ponteiros de instruções são de 64 bits. Os registradores da unidade de ponto flutuante continuam sendo de 80 bits.
Os registradores de 64 bits continuam usando o mesmo esquema de divisão que permite que ele seja usado por operações de até oito bits (ver Figura 1). Por exemplo, o registrador de oito bits AL é, na realidade, os oito bits menos significativos do registrador RAX. Este esquema é chamado, em inglês, de “uniform byte-register addressing”.
Mecanismo rápido de priorização de interrupção.
Um novo modo de endereçamento relativo para o ponteiro de instruções, chamado RIP-relative addressing (endereçamento relativo ao ponteiro de instruções).

Resumindo...processamento mais rápido

Tudo funciona melhor, processamento de vídeo, renderização, compactação, criptografia, programação...

clcampos

Valeu pela ajuda, agora estou um pouco mais tranquilo

Lamego

Valeu pela dica também

E o aMSN e o Inkscape, algúem sebe dizer se funcina também ?

Valeu mesmo pela ajuda galera !