Autor Tópico: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04  (Lida 14132 vezes)

Offline FeUnix07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Online: 08 de Maio de 2012, 23:29 »
Olá pessoal do forum, baixei o Ubuntu 12.04 e gostaria de personlizá-lo mas não tenho nem ideia de por onde começar, pois sou novo usuario de Linux. Tentei ver alguns videos no you tube de personalização de Ubuntu, mas me deparei com alguns termos até então desconhecidos por mim: Unity, gnome, kde, compiz entre outros e não entendi nada!!! Primeiro gostaria de saber se o Ubuntu 12.04 que baixei possui algum desses ambientes que citei, e se puderem me dar uma ajuda para personalizar meu pc ficaria muito agradecido, eu sei que a questão de personalização é algo muito pessoal mas peço ajuda só pra dar um empurrãozinho!!!!! :-[

clodoaldops

  • Visitante

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 12:21 »
Recomendo também o video abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=DkcXuHHpIu4

Offline FeUnix07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2012, 14:06 »
Olá, alexnakano, eu vi o video que você  postou mas não consegui executar nenhuma das animações, o cubo eu também não consegui fazer, mesmo baixando o gerenciador de configurações do compiz e os plugins, na hora de desabilitar o Unity plugin deu erro, ai eu coloquei pra solucionar , encerrei a seção como o autor do video disse e nada cara! A única coisa que consegui foi colocar o Avant window navegator. Me dê uma ajuda se você souber como colocar o cubo e os efeitos de fogo, agradeço desde já.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2012, 11:46 »
Informe antes qual seu hardware para os experts em personalização dizerem se ela comporta esse tipo de customização.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2012, 11:58 »
Amigo boto teus componentes aqui pra a gente começar a te ajudar sobre a personalização ai você vai dizendo o que quer e a gente te passa pra voce ir fazendo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline FeUnix07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2012, 12:23 »
Então caras, meu pc não é um dos melhores não: p4 (HT) 3.06 ghz, hd 80gb, 2gb memoria ram (dois pentes de 1gb), não possuo placa de video off-board, a minha on-board é de 64 (Ubuntu 12.04). Eu só queria colocar o efeito de cubo, efeito de fogo ao fechar as janelas. Já baixei o compiz e os plugins do compiz, só que no video que o alexnakano passou ele diz: desativar "ubuntu unity plugin" pra configurar o compiz e depois ativar novamente, só que ao fazer este procedimento aparece "Alguns atalhos do plugin   Ubuntu Unity Plugin conflitam com os de outros plugins. Deseja resolver esses conflitos?" o que  eu faço?

Offline kpapreta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2012, 13:19 »
Olá, alexnakano, eu vi o video que você  postou mas não consegui executar nenhuma das animações, o cubo eu também não consegui fazer, mesmo baixando o gerenciador de configurações do compiz e os plugins, na hora de desabilitar o Unity plugin deu erro, ai eu coloquei pra solucionar , encerrei a seção como o autor do video disse e nada cara! A única coisa que consegui foi colocar o Avant window navegator. Me dê uma ajuda se você souber como colocar o cubo e os efeitos de fogo, agradeço desde já.

tbm tive o msmo problema em ativar as funçoes do Compiz
fuçei na net e descobri um jeito de resolver
eu uso o ubuntu 12.04 (modo 2d)

resolvi da seguinte forma

abre o terminal e digite o codigo:

Código: [Selecionar]
gksudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session
digite a senha,em seguida abrira um bloco de notas
nele voce vai procurar a linha

Citar
DefaultProvider-windowmanager=metacity

ae voce apaga o "metacity" e escreve "compiz"

ae eh so salvar e reiniciar a maquina e entra no modo (2d)...pronto..as configuraçoes do compiz ira funcionar

OBS: o compiz tem que ta instalado..do contrario,ao iniciar o ubuntu nao axara o aplicativo e nao vai abri a seção

outra OBS: caso de algum erro ao entrar no modo (2d)...basta entra no modo "Gnome (no effects)"
repita as acoes acima e substitua nome "Compiz" por "metacity"...dae so salvar e reiniciar a maquina que voltara ao normal


Não sei se as configuraçoes do compiz ira funcionar numa placa de video Onboard,mas nao custa nada tentar


« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 13:21 por kpapreta »

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2012, 13:20 »
Então caras, meu pc não é um dos melhores não: p4 (HT) 3.06 ghz, hd 80gb, 2gb memoria ram (dois pentes de 1gb), não possuo placa de video off-board, a minha on-board é de 64 (Ubuntu 12.04). Eu só queria colocar o efeito de cubo, efeito de fogo ao fechar as janelas. Já baixei o compiz e os plugins do compiz, só que no video que o alexnakano passou ele diz: desativar "ubuntu unity plugin" pra configurar o compiz e depois ativar novamente, só que ao fazer este procedimento aparece "Alguns atalhos do plugin   Ubuntu Unity Plugin conflitam com os de outros plugins. Deseja resolver esses conflitos?" o que  eu faço?

Então cara... Eu também não sou muito expert em personalização do ubuntu. Mas segui esse video passo a passo e consegui colocar todos esses efeitos. Realmente pode ser que alguns efeitos estejam habilitados e precisem ser desabilitados... Outra coisa: a instalação do avant é necessária porque por diversas vezes vc vai ter que encerrar a sessão e entrar de novo no ubuntu...

Não sei se a configuração do seu computador suporta... Aí precisaria da ajuda do pessoal mais expert.

Offline FeUnix07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2012, 18:29 »
Valeu rapaziada, com a dica do kpapreta consegui resolver o problema, agradeço a todos vocês por terem me ajudado ;)

Offline ISRAEL REIS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dicas de como personalizar o Ubuntu 12.04
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2012, 09:28 »
Tentei instalar o pacote de extras do Compiz mas o segundo pacote (de tres) deu a seguinte mensagem


Os seguintes pacotes têm dependências não satisfeitas:

compiz-plugins-extra:i386: Depends: libboost-serialization1.46.1 (>= 1.46.1-1) mas a 1.46.1-7ubuntu3 será instalada
                           Depends: libc6 (>= 2.4) mas a 2.15-0ubuntu10 será instalada
                           Depends: libcairo2 (>= 1.2.4) mas a 1.10.2-6.1ubuntu3 será instalada
                           Depends: libgcc1 (>= 1:4.1.1) mas a 1:4.6.3-1ubuntu5 será instalada
                           Depends: libglib2.0-0 (>= 2.12.0) mas a 2.32.1-0ubuntu2 será instalada
                           Depends: libstdc++6 (>= 4.6) mas a 4.6.3-1ubuntu5 será instalada
                           Depends: gconf2 (>= 2.28.1-2) mas a 3.2.5-0ubuntu2 será instalada
                           Depends: compiz-core-abiversion-20120305 mas é um pacote virtual

O que devo fazer?