Desinstalar e Formatar

Iniciado por phs22, 21 de Agosto de 2006, 17:41

tópico anterior - próximo tópico

phs22

Pessoal, eu não sei o que fiz na minha maquina que o sistema ficou muito instavel, tipo o comando sudo dificilmente funciona, eu queria saber como eu faço para formatar a partição do ubuntu, para que eu possa reinstalar novamente.

vlw

Lamego

phs22,
poderia descrever melhor o seu problema ?

Não funciona como ? Qual é o erro que dá quando o sudo não funciona ?

O sistema em Linux não costuma ter o tipo de problemas que obrigue a reinstalar, a menos que você faça algo muiiito gravee.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arsolto

Ei, phs22, você pode formatar a partição que contém o Ubuntu durante a sessão que irá se abrir ao pôr um CD de instalação do Ubuntu em seu computador.

Logo que iniciei minha jornada em ambiente GNU/Linux, eu também tive que reinstalar o Ubuntu várias vezes por causa das experiências mal sucedidas que fazia no sistema.

Lamego

arsolto,
por favor não encoraje o phs22 a formatar o sistema sem perceber o problema.

Se você o fez várias vezes tambem procedeu mal, e não deve motivar os outros para seguir os mesmos erros...

A hipótese de um erro com o sudo que tenha que ser resolvida com uma instalação do sistema é muito pouco provável...
João Luís Marques Pinto

phs22

Citação de: Lamego online 21 de Agosto de 2006, 17:45
phs22,
poderia descrever melhor o seu problema ?

Não funciona como ? Qual é o erro que dá quando o sudo não funciona ?

O sistema em Linux não costuma ter o tipo de problemas que obrigue a reinstalar, a menos que você faça algo muiiito gravee.

O problema foi o seguinte, eu instalei o Ubuntu em 3 GB no mesmo hd do XP pra mim testar jah que era a primeira vez que iria usar o linux em um micro próprio até então eu só havia usado no CÉU da Prefeitura em curso... só que conforme eu fui usando e adorando( quase não entro mais no XP, soh quando preciso usar algum programa grafico tipo photoshop, fireworks, etc..), o espaço foi usado rapidamente não sabendo como aumentar o espaço no hd, eu entrei pelo xp e exclui as partições do ubuntu pelo partition magic, quando reiniciei o sistema deu erro, pois o grub não foi instalado, ai eu dei o boot pelo live CD e instalei o Ubuntu novamente, mas ficou meio instavel o sistema, tipo a internet eu tenho que conectar toda vez que inicio o sistema e quando vou usar o sudo demora varios minutos para dar resposta quando dá.

acho que agora me expliquei melhor.

arsolto

Ei, Lamego, entenda que você pode falar como quem tem a autoridade do conhecimento, mas deixando a de decisão ou execução com o usuário do Ubuntu em problema(s).

Sutilmente, o membro Piras já tentou lhe chamar a atenção sobre isto, lembra?

É justo informar ao membro phs22 como realizar a formatação da partição, por mais que não traduza o modo mais eficiente de resolver problema(s) que ele desconhece ou desconhecia a origem.

Estranho: com base em que você diz que eu procedi mal ao reinstalar o Ubuntu, várias vezes, se você não conhece as circunstâncias nem os exatos problema(s) que sofri no início dos meus trabalhos sobre o mesmo?

Lamego

phs22,
os problemas que descreve não têm nada a ver com a instalação. Isso do sudo acontece com qualquer comando ? Tipo se fizer um "sudo ls" ele demora minutos ? Isso da ligação à rede deverá ser um problema da configuração da ligação. Coloca o seu problema na secção de redes e indica que tipo de ligação você tem à Internet.

arsolto,
o problema não é a decisão, o problema é você dar sugestões mal informadas, ou simplesmente não querendo saber da análise ou resolução dos problemas, o usuário pode e deve decidir mas de forma informada, não de forma copiada seguindo dicas desinformadas, esse tipo de abordagem leva os utilizadores a acabarem por culparem o Linux, têm problemas, nâo os percebem, e depois perdem tempo sem os conseguir resolver...

arsolto,
eu tenho visto a sua participação aqui no forum, por isso conhço o seu perfil técnico, o perfil técnico indica a abordagem que as pessoas tem aos problemas idependentemente do problema. Se você trabalhar num suporte informático vai saber que muitas vezes saber o nome da pessoa que está pedindo suporte é mais esclarecedor do problema do que a propria descrição do problema. Por isso sim mesmo não sabendo o problema não tenho duvida que você tenha feito o mesmo que está fazendo agora aqui, reinstalar sem primeiro tentar perceber o problema.

phs22,
se você não pretende percber o seu problema actual e seguir apenas a sugestão do arsolto mas saiba que o mais certo é você ter os memos problemas após a reinstalação, a menos que você na instalação actual tenha feito algo que não compreendeu e acabou por prejudicar o seu sistema, mas mesmo assim, se fez algo de muito errado e não compreendeu o que foi, corre o risco de voltar a fazer após a reinstalação.

Uma reinstalação do sistema apenas desfazer alterações que você tenha feita, não ajuda a configurar ou resolver problemas de configuração do sistema.

João Luís Marques Pinto

phs22

Ei Lamego, eu não estou aqui para gerar discussões entre ninguém, apenas coloquei minha dúvida, que para parece ser um erro do sistema, ou não, ontem quando inicie o sistema, eu percebi que na inicialização dois componentes esta aparecendo failed são eles:

basic networking interfaces             failed
networking .............                     failed não me lembro direito o nome destes.

Vlw

arsolto

Ei, Lamego, você não é vidente! Pelo meu perfil de usuário, você pode até chegar a conclusão de que não tenho experiência em ambiente GNU/Linux (e não tenho mesmo!), mas nunca você poderá afirmar que não tinha motivos para reinstalar o Ubuntu em meu computador. Não só por não conhecer os problemas que enfrentei como também as CIRCUNSTÂNCIAS.

Aqui está o discurso que eu e outros membros esperamos de você, no fórum:

Citarphs22,
se você não pretende percber o seu problema actual e seguir apenas a sugestão do arsolto mas saiba que o mais certo é você ter os memos problemas após a reinstalação, a menos que você na instalação actual tenha feito algo que não compreendeu e acabou por prejudicar o seu sistema, mas mesmo assim, se fez algo de muito errado e não compreendeu o que foi, corre o risco de voltar a fazer após a reinstalação.

Agora eu percebi que você deixou a autoridade de decisão com o "dono" dela neste caso.

Ei, phs22, aconselho você a seguir os ensinamentos do membro Lamego, ele tem experiência em ambiente GNU/Linux e trabalha diretamente com coisas relacionadas a computação e ou informática. Por outro lado, se precisar mais uma vez de mim para te esclarecer melhor como desenvolver a formatação da partição que se refere, é só me chamar. Um abraço!