Autor Tópico: Ubuntu 12.04 Não desliga  (Lida 15816 vezes)

Offline LucasLG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 Não desliga
« Online: 03 de Maio de 2012, 16:00 »
Fala pessoal blz ? Eu sou novato no linux  :-X  Eu instalei a uns dois meses atrás o ubuntu 11.10 em dual-boot com o windows 7 que já tinha instalado no meu PC.  Ontem resolvi testar a nova versão do ubuntu que é a 12.04 Precise Pangolin, e baixei a ISO do ubuntu 12.04 e queimei em um DVD  e na hora de instalar selecionei "Atualizar o ubuntu 11.10 para o 12.04" até ai tá tudo blz, só tenho um problema que é o seguinte:  O ubuntu 12.04  não desliga, isso mesmo quando eu clico no botão e seleciono desligar o sistema simplesmente reinicia a sessão e volta na tela de login do sistema, e se na tela de login eu clico pra desligar simplesmente não acontece nada  >:(  Nada acontece, pra desligar tenho que desligar o PC no estabilizador  :( Lembrando que o Ubuntu está devidamente atualizado pois assim que terminei de atualizar do 11.10 eu instalei todos updates que o ubuntu encontrou, Como é uma nova versão não sei se isso pode ser algum Bug ou se tem algo de errado no meu PC.

Alguém teve um problema parecido ? se sim como solucionou ? Aguardo respostas, Abraços a todos !!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2012, 16:20 »
Como em outros sistemas, o upgrade direto de uma versão para outra é sempre um processo passível de problemas. O grande problema é que (por simples falta de mãos de obra suficiente) os upgrades são testados apenas em configurações comuns, onde o sistema é usado sem grandes modificações. Entretanto, na prática é comum que você use um conjunto de pacotes muito diferente do original, com muitos dos programas originais substituídos por outros, somado coma instalação de vários programas adicionais. Isso faz com que o trabalho do atualizador seja muito mais complicado e os resultados mais imprevisíveis, fazendo com que a atualização apresente defeitos diversos ou mesmo falhe completamente em alguns casos específicos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu3/pagina4.html

Por isso evito atualizar de uma versão p/ outra.
Agora terá que usar o terminal p/ desligar ou reniciar o pc enqto aguarda que novas atualizações resolvam este problema
$ sudo poweroff
$ sudo reboot
http://rairo.wordpress.com/2008/11/25/ubuntu-comandos-para-desligar-o-ubuntu-shutdown/

Offline Bibiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2012, 09:53 »
Estou com o mesmo problema, mas notei que isso acontece depois que uso algum aplicativo do LibreOffice.

Não fiz upgrade de uma versão para outra, formatei o Ubuntu 10.04 e instalei o 12.04 para evitar problemas, mas não adiantou.  A versão 12.04 ainda tá instável, vou voltar para o 10.04, daqui a 6 meses eu tento novamente.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2012, 12:03 »
-Estou usando o 12.04 desde o lançamento sem problemas rodndo unity, gnome-shel, gnome-classic e MATE.
-Mas já vi essa referencia ao libre-ofice aqui no forum

Offline Bibiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2012, 15:00 »
clodoaldops,

Se eu instalar Gnome e Mate terei a opção de trocar a interface a cada inicialização ?
Se sim, vou fazer isso para ver se resolve esse problema do desligamento.

Obrigado!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2012, 15:19 »
Para a atualização de uma versão para a outra dar 100% certo você precisa apagar as pastas de configuração da partição /home, para isso, pressione ao mesmo tempo Ctrl + H, selecione todas as pastas e arquivos começados com um ponto, tipo (.adobe) e delete-os. Após isso, faça a instalação normal, tomando cuidado para não mandar formatar a partição /home. Aí sim a instalação será 100% nova e você não perderá os seus arquivos salvos no computador.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Bibiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2012, 17:23 »
Obrigado pela dica, vou deletar as pastas ocultas de configuração e reinstalar.
Depois aviso qual foi o resultado.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2012, 18:57 »
clodoaldops,

Se eu instalar Gnome e Mate terei a opção de trocar a interface a cada inicialização ?
Se sim, vou fazer isso para ver se resolve esse problema do desligamento.

Obrigado!
Sim, na tela de login vc escolhe qual desktop usar!

Offline Bibiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2012, 21:30 »
Descobri o "problema", o computador não reinicia/desliga se tiver dois ou mais usuários logados. É preciso encerrar todas as sessões de usuários até que reste apenas uma conta em uso, aí sim reinicia ou desliga sem problema.

No meu computador tem duas contas, uma minha e outra da minha esposa, então as duas contas estão sempre em uso, apenas alternamos de conta quando um ou outro vai usar o computador.

Na versão 10.04 isso não acontecia, ele desligava mesmo se tivesse vários usuários logados, no máximo pedia para colocar a senha do usuário que tava solicitando o desligamento.

Não tenho total certeza, mas quando eu desligava o 10.04 e havia algum trabalho aberto na outra conta eu não era alertado pelo sistema para salvar o tal trabalho e com isso ele se perdia.

Será que não deixar reiniciar/desligar pode ser um forma de proteger os trabalhos dos demais usuários ou é uma falha do sistema ?

Offline 212121

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2012, 21:41 »
Aconteceu comigo também mais na versão 11.10 tive que reinstalar o sistema pois não descobri exatamente qual o aplicativo que tinha problema.

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2012, 08:57 »
Ubuntu 12.04, instalação nova, hd novo, tudo funcionando normalmente mas de 2 dias pra cá não consigo desligar, sempre vai para a tela de login. Somente desliga no estabilizador. Onde resolvo isso?

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #11 Online: 04 de Junho de 2012, 14:41 »
Agora vi que nem reiniciar. Sempre volta para a tela de login. Ao clicar em desligar nao acontece nada. Somente consigo Suspender.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2012, 14:45 »
Tente  ctrl+alt+f1  e  se  logue  na  tela  preta  e  tente  os  seguintes comandos:
sudo reboot
sudo poweroff
Se  tentando  assim  você  consegue  reiniciar  ou  desligar  ou  não?  Se  não,  que  mensagem  aparece?
Atenciosamente,  Henrique1977.
« Última modificação: 04 de Junho de 2012, 14:59 por Henrique1977 »
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2012, 14:51 »
sudo póweroff

O comando correto é sem o acento agudo (')

Código: [Selecionar]
poweroff
ou então

Código: [Selecionar]
sudo poweroff
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 Não desliga
« Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2012, 14:58 »
sudo póweroff

O comando correto é sem o acento agudo (')

Código: [Selecionar]
poweroff
ou então

Código: [Selecionar]
sudo poweroff
obrigado  pela  correção.  Já  vou  corrigir  no  meu  post.
Nem  sequer  percebi  que  tinha  colocado  com  o  acento  agudo.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html