Autor Tópico: Servidor LAMP não inicializa  (Lida 4309 vezes)

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Servidor LAMP não inicializa
« Online: 19 de Agosto de 2006, 13:35 »
Boa tarde a todos!

Estou montando um servidor para testar um conceito de gerenciamento de projetos (usando o netOffice). Tentei fazer com o Slackware 10.2, mas não consegui fazer rodar o netOffice. Me falaram bem do ubuntu e baixei o iso do ubuntu server 6.06. Ao bootar pelo cd instalei a opção do servidor LAMP.

A instalação parece ter corrido normalmente e só não consegui fazer os downloads dos patches de segurança. Na hora de reiniciar a máquina com o novo linux, o GRUB fez a contagem regressiva e rebootou. Prestei um pouco de atenção e tentei inicializar com outras opções de boot, mas sempre reiniciava a máquina.

Agora estou instalando direto para o HD e gostaria de saber se, a partir dessa instalação, é complicado fazer o servidor LAMP. Existe algum tutorial bom para seguir?

Desde já agradeço!
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2006, 13:41 »
gtludwig,
ele reiniciava logo a seguir a apresentar as mensagems do grub ?
Se sim então o seu problema tem a ver com o kernel que é instalado na versão do cd "Server", ao instalar directo para o HD (alias a opção de LAMP tambem faz directo, so instala + o AMP) vai ter o mesmo problema.

A forma mais fácil de resolver o seu problema é baixar o "Alternate CD", e instalar utilizando a opção "server".

Instalar AMP depois é tão fácil como digitar o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install apache2 php5 mysql-server
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2006, 13:55 »
Oba!
Quem me recomendou o ubuntu falou que o suporte era rápido, mas não imaginava que fosse tanto!  ;D

Acabei de reinstalar o sistema para o HD. A instalação pediu para remover o CD e bootou.

Quando o sistema inicia, tem a contagem regressiva do GRUB e, se eu não apertar ESC, reboota. Quando aperto, aparecem 3 opções de boot:
Código: [Selecionar]
Ubuntu, kernel 2.6.15-23-server
Ubuntu, kernel 2.6.16-23-server (recovery mode)
Ubuntu, memtest86+

Pressionei ENTER na primeira opção e retornou o seguinte:
Código: [Selecionar]
Booting 'Ubuntu, kernel 2.6.15-23-server"

root (hd0,0)
 Filesystem type is ext2fs, partition type 0x83
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.15-23-server root=/dev/hda1 ro quiet splash
    [Linux-bzImage, setup=0x1c00. size=0x16b75f]
initrd    /boot/initrd.img-2.6.15-23-server
    [Linux-initrd @ 0x7940000, 0x69f6e2 bytes]
savedefault

Parece ter mais coisa que aparece, mas eu não consigo pausar o sistema a tempo para copiar...

O que houve? Não gravou o kernel para o HD?

Obrigado!
« Última modificação: 19 de Agosto de 2006, 13:57 por gtludwig »
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2006, 14:05 »
gtludwig,
você não leu bem o meu texto anterior :)

A versão do kernel "server" não funciona correctamente no seu hardware, deve fazer a instalação com o  "Alternate CD", este instala o kernel-386 que já deve funcionar correctamente nesse sistema... várias pessoas têm tido esse problema com equipamento mais antigo...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2006, 14:17 »
Putz...

Realmente o hardware é antigo. É um k6-2-500MHz com 128Mb RAM, video 1Mb. A coisa mais recente é o HD (80Gb). Estou baixando a imagem... Como a conexão de internet aqui na empresa é "do futuro" (leia-se lenta) vai demorar um pouco - o tempo suficiente para eu achar um gravador de CD que funcione.

Depois posto resultados!

Obrigado, por enquanto! ;D
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:13 »
Olá,

Finalmente consegui queimar uma imagem do alternate CD e instalá-lo. Demorou muito para instalar. Acho que baixou diversos pacotes de configuração.

Instalei o sistema base e fiz
Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install apache2 php5 mysql-server
Password:
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Note, selecting apache-mpm-worker instead of apache2
E: couldn't find package php5
$


Bootei pelo Alternate CD de novo e vi a opção de install a server estou fazendo isso agora.

Teminei de instalar pela opção install a server e percebo o mesmo problema. Tenho que instalar um por um?

Agora, estava usando o Slackware antes, e uma das coisas que aconteciam no processo de instalação era a criação do usuário root. Não vi isso no ubuntu. Não existe o usuário root? Ou todo mundo pode instalar pacotes usando o su?

« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 13:30 por gtludwig »
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:08 »
gtludwig,
você decidiu perder seu tempo com essa opção.... agora vai ter que reinstalar normal :)

A instalação server/base não tem diferenças para alem do kernel, voce pode instalar todos os serviços de um servidor com o kernel da versão minima....

Se não encontrou o pacote php5 é porque seus repositorios não estão configurados devidamente....

No ubuntu existe o utilizador root mas está desactivado, você não precisa de root, utiliza o comando sudo.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Servidor LAMP não inicializa
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:22 »
Olá, Lamego.

Tenho mesmo que começar do zero? Bah! Se eu realmente tiver que reinstalar, devido às características dessa máquina, o que é mais recomendado: server ou base?

Acho que a questão de eu não estar achando os repositórios é que, como estou na empresa, tenho que fazer a autenticação no proxy. Sei que para isso, tenho que colocar
Código: [Selecionar]
export http_proxy=10.0.0.1:80
export ftp_proxy=10.0.0.1:80
só não sei onde é!!!

Estou seguindo a configuração do LAMP desse site http://www.howtoforge.com/lamp_installation_ubuntu6.06. Aqui ele diz para eu instalar um Desktop. Mas é realmente necessário? Uma coisa que acho interessante usar é o Webmin (www.webmin.com). Como não estarei operando diretamente  essa máquina, acho que um servidor X é demais, não?

Aguardo comentários,

Gustavo
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 14:27 por gtludwig »
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|