Mudar o Tipo de Partição

Iniciado por paulotec13, 29 de Abril de 2012, 18:58

tópico anterior - próximo tópico

paulotec13

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e já vou começar com uma pergunta.
Há algum tempo eu vinha usando o linux com o windows no meu computador e essa semana resolvi deixar de vez o windows, eu uso o ubuntu 12.04. Minha dúvida é: Como faço pra mudar as partições NTSF que eu tenho no meu hd para EXT4 sem precisar formatar? Não posso perder meus arquivos pessoais, cerca de 300GB. Meu HD é de 500GB.
Desde já agradeço.

cajaboy

Vai ter que usar um HD externo para isso. Sugiro que faça uma instalação do zero depois particionando, deixando 100 para SO e restante para seus arquivos.
OBS: Não há problema algum ter uma partição NTFS. Só muda se quiser mesmo.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

niquelnausea

faça backup e converta (formatando com o gparted) ou não converta, basta ter o ntfs-3g (que se não me engano já vem com o ubuntu) que você poderá ler e escrever nessas partições.

eaxgrande

É. O único problema é que o controle sobre permissões não vão funcionar normalmente.

Fora isso...
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

cajaboy

Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

clodoaldops

Meu pc tem: sda1/ntfs/xp + sda2/ntfs/BKP + sda3/swap + sda4/ext4/ubuntu
Vc pode deixar sua partição de dados em ntfs sem problemas
Uso esse esquema desde 2009 numa boa
As distros atuais (ubuntu, mint, fedora, suse, mageia) acessam e editam partições ntfs sem problemas

paulotec13

Citação de: clodoaldops online 29 de Abril de 2012, 23:00
Meu pc tem: sda1/ntfs/xp + sda2/ntfs/BKP + sda3/swap + sda4/ext4/ubuntu
Vc pode deixar sua partição de dados em ntfs sem problemas
Uso esse esquema desde 2009 numa boa
As distros atuais (ubuntu, mint, fedora, suse, mageia) acessam e editam partições ntfs sem problemas

Valeu, vou continuar com as partições como estão. É melhor não complicar.