Lentidão novo utilizador

Iniciado por RUKIT4, 29 de Abril de 2012, 09:41

tópico anterior - próximo tópico

RUKIT4

Boa tarde, a todos, e aproveito para me apresentar.

Sou um novo utilizador, estou ainda com o Win xp, e já tentei varias vezes, instalar o Kubuntu, sempre via wubi, mas dá sempre algum problema, o mais recorrente, é neste momento o " erro... prefix is not set... ", posto isto optei por tentar o Ubuntu, e instalei a nova versão, 12.04 LTS, também via wubi, correu bem mas o Problema, é que o sistema esta extremamente lento, tentei actualizar e continua muito lento, pretendia fixar o meu sistema com o Ubuntu ( antes queria o Kubuntu de preferência ), mas assim começa a tornar-se cansativo. Agradecia alguma ajuda se possível, já tentei verificar na pesquisa e em vários sítios, mas não acho solução.

Tratem-me como um novo utilizador que o sou, pois não entendo nada do sistema :s, mas pretendo conhece-lo e largar os Win(s).

sistema Desktop, Amd 1.7 Xp Athlon, ATI 9200, 1.3 Gb Ram, disco, 40 Gb ( partilhado com Xp, instalação Ubuntu, via wubi, com 11 Gb )

web2000

Seja bem-vindo RUKIT4,

A cinco anos atrás quando eu comecei a usar Linux foi muito emocionante.

Você já testou o Lubuntu? Talvez ele seja o mais recomendado para seu hardware. Principalmente por causa do processador (eu tenho um desse com 1.8 GHz).

Até+

Rafael

RUKIT4

Citação de: web2000 online 29 de Abril de 2012, 09:49
Seja bem-vindo RUKIT4,

A cinco anos atrás quando eu comecei a usar Linux foi muito emocionante.

Você já testou o Lubuntu? Talvez ele seja o mais recomendado para seu hardware. Principalmente por causa do processador (eu tenho um desse com 1.8 GHz).

Até+

Rafael

Não, ainda não vi outras versões, embora em tempos tenha tentado ( há muitos anos) a Red Hat. Sinceramente, esperava que nesta altura, alguns após, os problemas com a instalação e utilização, fosse mais  "amiga".

Se bem que o que me levou a optar por esta versão seria a aparência e utilização, também esperava sinceramente que o sistema, voasse ( rapidez ) na comparação ao xp instalado. Pergunta ? Será melhor uma instalação via iso, sem recorrer ao wubi, evitei, devido a problemas com as partições no passado.

Ob.

web2000

Para ser sincero, nunca instalei usando o Wubi, sempre usei um CD ou pendrive. Hoje, para aproveitar meu domingo, instalei o Ubuntu 12.04 no meu PC pelo pendrive. Está rodando líquido como água, fluindo perfeitamente.

Meu hardware:

CPU: Pentium® Dual-Core E5400  @ 2.70GHz
2GB de RAM
Vídeo: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)

web2000

O driver de sua ATI é proprietário ou o que veio com o sistema?

RUKIT4

Citação de: web2000 online 29 de Abril de 2012, 10:15
O driver de sua ATI é proprietário ou o que veio com o sistema?

sinceramente, tentei correr um instal de driver via cmd no terminal que vi por ai na web, mas não notei alteração ( para ser sincero rodou por lá  bastante informação, e nem sei o que por la meteu.

Qual seria a recomendação, mesmo tento em conta que poderei ter instalado uma driver, não correcta. estava a pensar fazer um instalação de novo :s, mas de CD ou Pen drive, e depois sim começar de novo... entretanto verifiquei isto..

http://pplware.sapo.pt/linux/ultimos-drivers-da-atiamd-e-nvidia-no-ubuntu/

web2000

Pelo que diz em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wubi o Wubi não é instalado diretamente em sua própria partição  no HD, isso deve explicar a lentidão.

RUKIT4

Pois, só me resta então essa opção, a instalação ( forma correcta via cd ou Pen ), estava a tentar evitar isso, dados os dados no Xp e o receio de problemas com as partições, como já tive no passado. vou ver então a melhor forma  e arranjar utilitário para as partições ( par eliminar se for necessário ) bem como os backups de material.

uma vez que pretendo, ganhar um sistema limpo, veloz e com um interface bastante apelativo, e julgo que isso, como colegas me afirmaram, é assumido pelo linux. Vamos ver se me dou bem.

Ob.

web2000

RUKIT4

Bom, não está nada fácil, principalmente para um fresquinho como eu no sistema, pelo que vejo uma das razoes da lentidão pode ser o facto de não ter ainda reconhecida a placa ATI 9250.
Já tentei uns métodos, mas não esta  nada fácil.

cajaboy

Já iniciou o Ubuntu como liveCD, sem instalar, selecionando a opção pelo boot?
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

haereticus

Tente criar um dual boot ao invés de rodar diretamente pelo wubi (não presta). Efetue a divisão do HD e crie uma partição separada somente para o ubuntu e verá que funciona bem.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

RUKIT4

bem terei de tentar entao dessas duas formas, e em relaçao a instalação da driver, a que vem com a distro será suficiente ou ....

qual a melhor opção ?

Edit: eu peço desculpa, aos utilizadores que me estão a tentar ajudar, mas sou mesmo inexperiente no linux, e desde já agradeço a colaboração dos elementos, que me estão a tentar ajudar.

haereticus

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

RUKIT4

Obrigado pela ajuda, a todos, eis que surgiu uma informação ontem e tentarei, desbloquear daquela forma, seja como for poderá ajudar outros, assim fica a indicação.

Grato a todos e vou seguir as indicações, instalar de raiz e não usar o wubi, bem como particionar o hd.

" Instale os drivers proprietários da Nvidia e ATI/AMD "

http://ubuntued.info/instale-os-drivers-proprietarios-da-nvidia-e-ati-amd