Painel do Unity 12.04

Iniciado por Altair Julião, 27 de Abril de 2012, 11:04

tópico anterior - próximo tópico

Altair Julião

Bom dia galera, fiz a atualização para a LTS ontem a noite, tudo ocorreu bem, o sistema está funcionando dentro do esperado, exceto pelo Unity. Não sei se trata realmente de um bug, mas a função de auto-ocultar está com problema, ela oculta, mas ao passar o mouse não volta, além disso ele está com uma aparência estranho um pouco marrom, parecido com o Unity 2D.

Acredito que com as futuras atualizações ele volte ao normal, enquanto isso vou usando o gnome.
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Altair Julião

Alterei a sensibilidade dele e voltou a funcionar, contudo, ainda acho que ele está visualmente estranho. E ainda não funciona bem, as vezes passo o mouse e nada acontece, mesmo na sensibilidade máxima.
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

haereticus

Passando o mouse ele não abre mesmo, você tem que "tocar" o mouse na lateral da tela para que ela apareça.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

guisombrio

Estou com um problema semelhante.

Atualizei hoje de manhã e o painel do Unity estava funcionando normalmente. Porém hoje a tarde ao me logar, o painel simplesmente não apareceu mais, e também não consigo abrir um terminal no modo 3D, aparecem somente as pastas que tenho no Desktop. Já reiniciei o Unity para ver se resolvia, porém continua igual. Estou agora usando o 2D mesmo...

Alguém tem alguma dica do que posso fazer?

Altair Julião

Olá clockworklinux, quando eu passo o mouse no canto esquerdo muitas vezes ele aparece normalmente, mas algumas delas apenas uma fina linha sombreada, contudo estou me acostumando a esse "problema", estou usando o Unity 3D mesmo.

Guisombrio, quando você diz que reiniciou, vc quis dizer restarou?
Se restaurou desconsidere a seguir.

Para restaurar abrir o terminal e rodar:
unity --reset
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

guisombrio

Isso, executei o comando:

unity --reset

Porém continua com a Interface 2D  :(

Altair Julião

Pessoal, estou um pouco confuso, o Unity está em um tom de cor tendendo a marrom? Antes ele era preto com transparência, mas depois da atualização ele está marrom com transparência.
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

eliseu_carvalho

Citação de: Altair Julião online 27 de Abril de 2012, 20:59
Pessoal, estou um pouco confuso, o Unity está em um tom de cor tendendo a marrom? Antes ele era preto com transparência, mas depois da atualização ele está marrom com transparência.

O novo Unity tenta adaptar a cor de fundo da barra lateral de acordo com o papel de parede.

Mascarado

Citação de: Altair Julião online 27 de Abril de 2012, 15:42
Olá clockworklinux, quando eu passo o mouse no canto esquerdo muitas vezes ele aparece normalmente, mas algumas delas apenas uma fina linha sombreada, contudo estou me acostumando a esse "problema", estou usando o Unity 3D mesmo.

Guisombrio, quando você diz que reiniciou, vc quis dizer restarou?
Se restaurou desconsidere a seguir.

Para restaurar abrir o terminal e rodar:
unity --reset

Eu também configurei para que a barra ficasse visível somente quando solicitada, notei esse mesmo lance, tem ocasião em que a barra aparece imediatamente, tem ocasião em que a barra não aparece e tem que tocar o cursor insistentemente para a bendita  aparecer, não chega a ser um "problemão", mas pode irritar às vezes, eu instalei driver para minha placa Nvidia, será que tem algo a ver? É a primeira vez que uso o Unity, estava usando o Ubuntu 10.04 até ontem.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Altair Julião

Olá eliseu_carvalho, valeu pela informação, confirmado.

Mascarado, acredito que não é problema da sua placa Nvidia, pois eu não uso nenhuma placa somente a integrada. Concordo contigo, não é um problemão, mas incomoda.
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Mascarado

Altair,vasculhando a net encontrei a explicação de um ubunteiro de plantão, segundo ele não se trata de bug:

"O que mudou foi o conceito de "passar o mouse", que mudou para "empurrar o
mouse". Agora é necessário continuar movimentando o mouse para a esquerda
para a barra aparecer, e não apenas encostar o mouse na lateral esquerda.

Esse conceito de empurrar foi a solução encontrada para que a barra não
aparecesse por acidente. Imagine você indo clicar no botão de voltar do
Firefox. Ele fica muito próximo da barra, se você passar um pouco, já
ativava ela. Agora só ativa se você empurrar. "

Faz sentido,mas se for só por causa disso seria melhor criar um ponto de sensibilidade a simples presença do cursor no canto inferior esquerdo ,acho que nesse local ficaria mais protegido de possíveis toques involuntários e também de uma tecla de atalho correspondente à função. Também acho desnecessária o "sumiço" do barra quando não há janelas abertas, vi em outro fórum um usuário comentado que numa dessas versões passadas que o comportamento do painel ou barra (ou sei lá o nome correto) era se manter oculto quando um programa estava em tela cheia e visível de maneira fixa quando somente a área de trabalho estava em evidência.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Altair Julião

Obg Mascarado pela informação. Também acho desnecessário ocultar a barra lateral quando todas as janelas estão fechadas / minimizadas, realmente eu tinha esses problemas, as vezes ia clicar em algum botão / link próximo a barra e ela surgia atrapalhando. É válido, mas vou custar a me acostumar.
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

jkmsjq

Citação de: guisombrio online 27 de Abril de 2012, 15:37
[...]não consigo abrir um terminal[...]

Para abrir terminal tecla de atalho:

Ctrl + Alt + T
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Mascarado

Até que estou me adaptando bem ao "bichinho". :D

Pra quem visitar esse tópico e ficar "boiando" em relação ao que fizemos eu vou explicar:

O Ubuntu 12.04 vem configurado por padrão de maneira tal que o painel lateral do Unity fique sempre presente, independentemente do que você abra na tela, então configuramos para que esse painel ficasse oculto e aparecesse somente quando solicitado.

Pra isso clique com o botão direito da área de trabalho,clique no opção "alterar plano de fundo", clique agora na opção "comportamento",clique no espaço vazio do retângulo ao lado de "OFF", o botão "OFF" é para que o painel do Unity fique sempre presente do jeito que está no padrão e o botão "ON" ao lado é para o painel do Unity ficar oculto aparecendo somente quando você desliza o cursor do mouse fazendo movimentos de baixo pra cima ou vice versa no lado esquerdo da tela, pra melhor atender mantenha a opção "lado esquerdo" marcada e "sensibilidade como "alta". Foi isso que eu e o Altair fizemos, quem não gostar e só deixar "OFF" e tudo volta como o padrão.

Mudando um pouco de assunto,quem gosta de "perfumarias" como eu, sugiro um aplicativo chamado "Wallch", ele possibilita que você monte um slide show de papéis de parede na sua tela do 12.04, pra ficar bonito e ao seu gosto arranje bastante imagens da sua preferência, pode ser imagens de paisagens naturais, fotos em família, de carrões e do que mais você gostar, baixe o aplicativo pela central de programas do Ubuntu, procure pelo aplicativo "Wallch" e após a instalação completa visite a seguinte página e configure seguindo à risca o tutorial:

http://orgulhogeek.net/2011/11/08/ubuntu-troca-automatica-de-papeis-de-parede/

Se seguir à risca do jeito do que está nesse tutorial ignorando os comentários, a configuração se manterá não sendo necessário reconfigurar após novo login, pra quem gosta é um "prato cheio". ;)
Ubuntu é tudo de bom!!!

denisonlima

Aqui no meu tá aparecendo assim... A barra de ferramentas das janelas estão aparecendo sombreadas. Sendo que o normal são ocultas, só para aparecer colocando o mouse em cima.
Aí fica um negócio meio estranho, logo por que na versão 11.10, estava tudo certinho. Alguém sabe me dizer alguma coisa sobre isso???