Autor Tópico: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar  (Lida 16328 vezes)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Online: 24 de Abril de 2012, 07:47 »
O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 26 de abril, e neste fim de semana, a poucos dias da liberação oficial, recebemos uma informação interessante e um tanto quanto polêmica: esta nova versão do Ubuntu não terá suporte a hibernação do sistema operacional.

Na prática nenhuma versão do Ubuntu 12.04 (Kubuntu, Xubuntu ou Lubuntu) terá essa opção: a mensagem de erro que aparece se você clicar em “Hibernar”  não é um bug do sistema operacional, mas sim uma escolha dos designers. O motivo? Segundo eles a função de hibernar nem sempre funciona bem em alguns hardwares (até concordo, pois já vi alguns notebooks que realmente não entram em hibernação de jeito algum, porém…). Abaixo você pode ler a explicação do bug no Launchpad:

Em vez de encontrarmos alguns bugs no caminho, podemos simplesmente desativar as opções de suspender/hibernar. Acho que esta solução é mais escalável, já que não precisaremos manter um banco de dados com hardware “certificado”. Além disso, podemos adicionar um botão ou uma informação de texto ao suspender/hibernar para orientar os usuários sobre o que fazer.

Fonte: http://sejalivre.org/voce-sabia-que-o-ubuntu-12-04-nao-tera-a-opcao-hibernar/
gustavopaulinno

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 07:59 »
Complicado..
No notebook mesmo a hibernação só ocorria com a swap acima de 3gb

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 08:01 »
Caramba, que pisada na bola, hein...  :-\

Não sei se sou o único, mas eu *só uso* a hibernação no computador, nunca desligo (muito raramente). Além de ser mais rápido que desligar, é mais cômodo, pois depois ao ligar, as janelas e páginas que estavam abertas voltam tudo como estava antes.

Poxa, depois da decepção do Unity, agora mais essa...  :(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 08:25 »
Caramba, que pisada na bola, hein...  :-\

Não sei se sou o único, mas eu *só uso* a hibernação no computador, nunca desligo (muito raramente). Além de ser mais rápido que desligar, é mais cômodo, pois depois ao ligar, as janelas e páginas que estavam abertas voltam tudo como estava antes.

Poxa, depois da decepção do Unity, agora mais essa...  :(
Faço parte do mesmo time que você...

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2012, 08:40 »
Eu sou o contrário, nunca uso a função hibernar.

Quanto a decepção com o Unity @Garfo, não sei porque, pois eu particularmente apesar de novato com o Linux, achei muito bom a Unity.
gustavopaulinno

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2012, 10:24 »
Eu sou o contrário, nunca uso a função hibernar.

Quanto a decepção com o Unity @Garfo, não sei porque, pois eu particularmente apesar de novato com o Linux, achei muito bom a Unity.

A hibernação ajuda muito quando você tem muitas janelas abertas e não quer fechar uma por uma pra depois desligar (se desligar tudo sem fechar as janelas, vai demorar muuuuiito... muito mesmo). Outra coisa muito legal: se algum espertinho (principalmente gente boçal da família) apertar o botão power do computador, pensando em desliga-lo, não vai surtir efeito; o cara pensa que desligou, mas na verdade hibernou, deixando minhas janelas abertas intactas (e o cara pensando que perdi todo meu trabalho, hahahah...)  ;D

Em relação ao Unity, eu não curti muito não, cara. Teve gente que adorou, achou uma maravilha. Isso varia de pessoa a pessoa, é mais um gosto pessoal mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2012, 10:31 »
Eu sou o contrário, nunca uso a função hibernar.

Quanto a decepção com o Unity @Garfo, não sei porque, pois eu particularmente apesar de novato com o Linux, achei muito bom a Unity.

A hibernação ajuda muito quando você tem muitas janelas abertas e não quer fechar uma por uma pra depois desligar (se desligar tudo sem fechar as janelas, vai demorar muuuuiito... muito mesmo). Outra coisa muito legal: se algum espertinho (principalmente gente boçal da família) apertar o botão power do computador, pensando em desliga-lo, não vai surtir efeito; o cara pensa que desligou, mas na verdade hibernou, deixando minhas janelas abertas intactas (e o cara pensando que perdi todo meu trabalho, hahahah...)  ;D

Em relação ao Unity, eu não curti muito não, cara. Teve gente que adorou, achou uma maravilha. Isso varia de pessoa a pessoa, é mais um gosto pessoal mesmo.
Para esse tipo de parente, prefiro deixar o power sem função nenhuma rs

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2012, 10:35 »
para esse tipo de parente eu fecho a porta do meuquarto onde fica meu PC, rsrsrs.
gustavopaulinno

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2012, 10:39 »
Mas é legal ver a cara de satisfação do indivíduo virar uma cara de decepção quando eu ligo o computador, e minhas coisas estão como estavam antes, simplesmente não perdi nada na brincadeira. O indivíduo nem sabia o que era hibernação, coitado...  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2012, 10:49 »
Nunca usei a função hibernar.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2012, 12:33 »
Esse foi um tiro no próprio pé, uma LTS de 5 anos sem essa opção! Só posso dizer que começou mal.

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2012, 13:32 »
Esse foi um tiro no próprio pé, uma LTS de 5 anos sem essa opção! Só posso dizer que começou mal.
Entendo a canonical...
Por ser uma versão LTS, manter uma funcionalidade que não está 100% é complicado. Nos resta torcer para que isso seja implementado logo e quem sabe até adicionado a versão 12.04.1

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2012, 13:37 »
Também nunca usei o modo Hibernar, nem no linux, nem no windows.

Quanto ao Unity, me adaptei fácil a ele e não acho que é tudo isso de reclamação que fazem dele por aí a fora. Acho o Gnome Shell muito mais chato de se trabalhar, mas tudo é questão de gosto.

Agora se me perguntarem o que gosto ou gostava mais eu vou dizer o Gnome 2.x porque usava até de olhos fechados, hehehe, sabia onde ficava e configurava tudo nele e aqui no Unity ainda estou descobrindo ou esperando que certas configurações apareçam com existiam antes com o gnome 2.x.

Só não fico nesse chorôrô todo que vemos por aí, afinal se o Ubuntu/unity não satisfaz a alguns é só trocar por outros "sabores" do Ubuntu ou partir para outras excelentes distros linux. Opções é o que não faltam por aí.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2012, 14:36 »
Pra mim o hibernar é vital. Muito infeliz essa decisão da canonical.


Bug tem que ser consertado, e não retirar a funcionalidade pra acabar com o bug.

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não terá opção Hibernar
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2012, 14:39 »
Esse foi um tiro no próprio pé, uma LTS de 5 anos sem essa opção! Só posso dizer que começou mal.
Entendo a canonical...
Por ser uma versão LTS, manter uma funcionalidade que não está 100% é complicado. Nos resta torcer para que isso seja implementado logo e quem sabe até adicionado a versão 12.04.1

Vi isso na própria fonte da notícia:
Uma “gambiarra” que pode resolver isso, é adicionar uma diretiva PolicyKit para isso. WTF??? É simples, abra o terminal e digite o comando abaixo:

    sudo gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.desktop.pkla

Agora insira o conteúdo abaixo no arquivo que você abriu:

    [Reativando a Hibernação]
    Identity=unix-user:*
    Action=org.freedesktop.upower.hibernate
    ResultActive=yes

Salve e feche o arquivo. Para ter efeito, reinicie seu computador.

Porém antes que você tente fazer e não dê certo vou logo avisar: dependendo do seu hardware essa “gambiarra” pode não funcionar, infelizmente…

Não sei se funciona.
gustavopaulinno