Autor Tópico: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?  (Lida 17250 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Online: 21 de Abril de 2012, 10:27 »
E vocês sabiam que o único mês que não cabe abreviaturas dos meses, conforme a NBR
6023 de 2002 na página 22
http://www.abnt.org.br/ , a qual não houve alterações, é o mês de maio que tem que ser escrito por completo e está errado escrever mai como vemos e normalmente escrevemos, por um hábito errôneo e até na separação silábica não ocorre isso.

E até o relógio do ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e afins, encontram-se errado e os desenvolvedores ainda não efetuaram o conserto disso

Errado em escrever: 02mai2011, 020930mai2011

Correto em escrever: 02maio2011, 020930maio2011


Também, os meses são escritos em letra inicial minúscula, mesmo em calendários anuais, sem exceções: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, somente em caso de início de um ou mais períodos, na oração, será inicial maiúscula.

Diário Oficial da União - Ano LXXXV nº 121 (acordo de 1931) República Federativa do Brasil - Poder Executivo seção I decreto-lei nº 8.286 de 5 de dezembro de 1942 (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa)e continua vigorando até a data de hoje.

Pois é.

E a maioria escrevendo e fazendo programações erradas sobre esse pequeno detalhe que faz a diferença e muitos(as) são reprovados(as) em testes e provas de vestibulares e concursos Municipais, Federais, Estaduais e afins.

Vamos mudar esse nosso comportamento errôneo para o certo e faça a diferença a partir de agora e divulgar para que o pessoal saiba e façam o certo?

Vlw a todos e viva o Ubuntu!!!!!!!  :D e vamos que vamos



« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 22:21 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2012, 14:46 »
O que dizer das horas então? O povo abrevia de tudo quanto é jeito: 14:30, 14.30, 14h30min, tem de tudo.


Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2012, 16:16 »
O que dizer das horas então? O povo abrevia de tudo quanto é jeito: 14:30, 14.30, 14h30min, tem de tudo.



Não se preocupe com o povo, faça a sua parte como eu faço a minha.

Você não é todo o povo do mundo.

Essa explicação, muitos não sabem e até os professores, mestres, doutores e pós-doutores não sabem disso,  que menciono nesse tópico, para acordarem:D
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 16:19 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2012, 19:05 »
O que dizer das horas então? O povo abrevia de tudo quanto é jeito: 14:30, 14.30, 14h30min, tem de tudo.



O correto é 14h 30min

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2012, 19:09 »
Na boa, acho um formalismo exagerado.
O usuário entende? Não precisa seguir decreto ou norma da ABNT.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2012, 19:18 »
Na boa, acho um formalismo exagerado.
O usuário entende? Não precisa seguir decreto ou norma da ABNT.

Todos são livres para fazer o que lhe convém e as consequências, a própria pessoa colhe adiante, bem ou má e depois não adianta reclamar e culpar os outros agente100gelo.

"Cada um sabe onde o calo(joanete) aperta"
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 19:20 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2012, 12:41 »
Eu acho que, quando o trabalho é sério, precisa ser formal. Uma distribuição Linux é algo sério, deve ser feita sem erros, na medida do possível, senão dá a impressão de amadorismo. Quantas placas não encontramos por aí com erros de gramática?! São feitas por pessoas sem conhecimento, que compram uma impressora de banner e pronto, saem escrevendo de tudo.

Não as culpo, pois elas fazem ser saber. Mas sempre é bom orientarmos.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2012, 13:28 »
Eu acho que, quando o trabalho é sério, precisa ser formal. Uma distribuição Linux é algo sério, deve ser feita sem erros, na medida do possível, senão dá a impressão de amadorismo. Quantas placas não encontramos por aí com erros de gramática?! São feitas por pessoas sem conhecimento, que compram uma impressora de banner e pronto, saem escrevendo de tudo.

Não as culpo, pois elas fazem ser saber. Mas sempre é bom orientarmos.

Corretíssimo, por isso estamos ai para fazer o melhor possível e consertar os erros e não passar a mão na cabeça e continuar com os erros, pois cada dia aprendemos mais e mais, com os erros nossos e dos outros e nos consertamos e ensinamos o certo e não manter os outros no errado, sigur
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 13:34 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2012, 13:36 »
Evaldo, numa boa

Mesmo sendo o correto escrever 10maio2012, eu continuarei a escrever 10mai2012
afinal se escrevemos 10jan2012 a 10dez2012 chega a ser pedantismo o uso da forma dita culta, e como não tenho mais idade para prestar concurso não tenho porque me preocupar.

Além do mais os gramáticos são unanimes em considerar que o uso formal e constante acaba tornando correto o uso, o que convenhamos se aplica no caso em questão.

Aí estão inúmeras expressões que sequer existiam em nosso idioma, como deletar, zipar, e a lista seria quilométrica se fossemos fazer uma coletânea.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2012, 14:43 »
Evaldo, numa boa

Mesmo sendo o correto escrever 10maio2012, eu continuarei a escrever 10mai2012
afinal se escrevemos 10jan2012 a 10dez2012 chega a ser pedantismo o uso da forma dita culta, e como não tenho mais idade para prestar concurso não tenho porque me preocupar.

Além do mais os gramáticos são unanimes em considerar que o uso formal e constante acaba tornando correto o uso, o que convenhamos se aplica no caso em questão.

Aí estão inúmeras expressões que sequer existiam em nosso idioma, como deletar, zipar, e a lista seria quilométrica se fossemos fazer uma coletânea.

abcs
abdo


Como disse para os anteriores e digo a ti.

Cada um sabe onde o calo aperta, ou ainda não entendeu, abdo ?

Se não entendeu, não posso fazer nada e outra, escreva como quiser, o problema é seu abdo , eu estou dizendo o correto como mencionei lá em cima como você leu.

Todos são livres para fazer o que lhe convêm, certo ou errado e após vem as consequências.

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 14:46 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2012, 15:37 »
Entender eu entendi sim

mas acho que é puro pedantismo

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2012, 15:52 »
Entender eu entendi sim

mas acho que é puro pedantismo

abcs
abdo


Cada um é cada um e respeito a todos nos livres pensamentos, desde que não saiam das normas que existe, senão ninguém existiria.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2012, 06:36 »
Quem se propõe a criar um software tem que seguir as normas, não só um software - mais um texto, uma carta etc...

Imagina se saisse um software com os manés escrevendo cheio de girias de pessoas que parecem ter retardos mentais gostam de usar em msn, facebook e twitter, abreviando tudo e criando o internetês, piada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2012, 08:14 »
Quem se propõe a criar um software tem que seguir as normas, não só um software - mais um texto, uma carta etc...

Imagina se saisse um software com os manés escrevendo cheio de girias de pessoas que parecem ter retardos mentais gostam de usar em msn, facebook e twitter, abreviando tudo e criando o internetês, piada.

Pois é. Por isso, cada caso é um caso. É claro que na maioria das vezes nós abusamos um pouco e escrevemos rapidamente, sem detalhes, com alguns erros e etc... Mas quando a coisa é séria, acho que vale a pena parar, pesquisar, reler e ver se ficou de acordo.

Aqui no fórum, por exemplo, sempre passa algo errado, pois escrevemos rápido, sabemos que não é um documento importantes, ou algo parecido.

Mas para um programa de computador, que será vendido (ou livre, como no nosso caso, ou qualquer outro), acho que devem fazer da forma mais formal possível.

Abraços.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como se escreve o mês: maio ou mai. ?
« Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2012, 09:47 »
Em casos informais tudo bem, mais em um programa de qualquer tipo ou algum texto formal nunca. Se não respeitamos nossa lingua quem respeitará ? (os estrangeiros ? nunca vão)
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2