Problemas na criação de Lançador Ubuntu 11.10

Iniciado por jrenatogeo, 14 de Abril de 2012, 22:43

tópico anterior - próximo tópico

jrenatogeo

Olá pessoal, comecei usar Ubuntu a uma semana. Eu trabalho com Geoprocessamento e estamos
migrando para softwares livres tanto os SIG's quanto o SO . Já dei algumas cabeçadas para instalar
arquivos com extensão .bin .. Agora estou com problemas para criar o lançador.. O programa está
instalado em meu computador, porem só consigo executalo pelo terminal da seguinte forma ...
vou até o arquivo " /usr/local/gvSIG_1.11.0_final/bin/gvSIG.sh " ,  aplico " chmod +x gvSIG.sh e
depois executo o arquivo " ./gvSIG.sh " dessa forma o programa é aberto ...

http://imageshack.us/photo/my-images/209/gvsiiig.jpg/ ( abrindo pelo Terminal )

Porem ao criar o lançador " gnome-desktop-item-edit --create-new /home/jrenato/Área\ de\ trabalho/ "
eu até consigo; seleciono o arquivo " gvSIG.sh " crio, só que depois que ele fica na Área de Trabalho
não executa com duplo clique DE MANEIRA NENHUMA .

http://imageshack.us/photo/my-images/27/lanadorgvsig.jpg/ ( criando o lançador )

se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecido, não sei se alguem está passando
por esse mesmo problema, enfim .. Viva o Ubuntu  ;D

jrenatogeo

Obrigado pela resposta Tota , porem  estou fazendo exatamente o que o cara fez..

" gnome-desktop-item-edit --create-new /home/jrenato/Área\ de\ trabalho/ "  seleciono

o arquivo gvSIG.sh crio o atalho, mais o programa não abre quando dou duplo clique .. só consigo

abrir o programa pelo terminal executando " ./gvSIG.sh " .. ai o programa abre..  abraço ...

irtigor

Quando você roda pelo lançador, seu diretório atual não é "/usr/local/gvSIG_1.11.0_final/bin/", se o programa usa algum caminho relativo (como aparentemente é o caso), ele vai ser resolvido pro local errado.

Use como "comando" algo como

#!/bin/bash
cd /usr/local/gvSIG_1.11.0_final/bin && ./gvSIG.sh

Ou altere o script original, adicionando como segunda linha
cd "$(dirname "$(readlink -f "$0")")" &> /dev/null

ezrandrade