Autor Tópico: Ola sou novo nesse universo do Linux!  (Lida 18348 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2012, 07:28 »
Ola pessoal!

 Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo


Amigo, instala o Ubuntu de 32bit(recomendado) no seu notebook, que nunca dará dor de cabeça para ti.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2012, 16:16 »
Citar
O note veio com linux mandriva e não com o windows.
Tentei todos os procedimentos acima e nada, criei as partições pelo Gparted e quando coloco o cd do windows para instalar acusa o erro de grub.
Agradeço muito pela ajuda.

Eu entendí isso amigo. Não tenha dúvidas quanto a isso, rsrsrs. Porém, devo lhe alertar que por padrão os notebooks vêm de fábrica no modo AHCI
Vou explicar:

AHCI (Advanced Host Controller Interface)

É uma especificação de interface que permite que o driver de
armazenamento ative recursos avançados do Serial ATA, como NCQ e Hot Plug.

Porém nesse modo você não consegue rodar a instalação de alguns sistemas, como o WIndows XP. Já com o Ubuntu, funciona nos dois modos, porém às vezes também dá erro no modo AHCI, é raro, mas pode dar. Entendeu? Só quis te dar a opção de verificar.

Agora sobre a opinião do camarada EdvaldoSCruz:
Citar
Amigo, instala o Ubuntu de 32bit(recomendado) no seu notebook, que nunca dará dor de cabeça para ti.

A tempos atrás era recomendado instalar o Ubuntu 32Bits, pois havia alguma dificuldade em se instalar programas 32Bits nas versões 64Bits (problema existente também no Windows 7 64Bits, nas primeiras versões). Porém, desde umas 3 versões atrás do sistema isso foi corrigido, sendo assim o sistema 64Bits é tão estável e usável quanto o 32Bits e aumenta muito o desempenho da máquina, pois utiliza todo o seu potencial. É um desperdício instalar um sistema 32Bits numa máquina como a sua. Porém, fica a seu critério. Procure em qualquer lugar e verá que estou com razão.

Boa sorte.
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 16:36 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2012, 22:55 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #33 Online: 17 de Abril de 2012, 23:25 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.

Atualmente estou com o ubuntu instalado e não consegui instalar o windows....não consigo entrar no gparted com o sistema operacional instalado, eu tentei o procedimento de criar as partiçoes porem ainda assim não consegui instalar o windows...

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2012, 23:34 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.

Atualmente estou com o ubuntu instalado e não consegui instalar o windows....não consigo entrar no gparted com o sistema operacional instalado, eu tentei o procedimento de criar as partiçoes porem ainda assim não consegui instalar o windows...

Instala primeiramente o Windows normalmente, usando todo o HD e depois você reinicia seu PC e instala o Ubuntu pelo boot do Live CD do Ubuntu, como o Windows, mas ai você escolha meio-a-meio para particionar o seu HD, ao seguir o menu explicativo de instalação do Ubuntu.
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 23:38 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #35 Online: 18 de Abril de 2012, 08:25 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.

Atualmente estou com o ubuntu instalado e não consegui instalar o windows....não consigo entrar no gparted com o sistema operacional instalado, eu tentei o procedimento de criar as partiçoes porem ainda assim não consegui instalar o windows...

Instala primeiramente o Windows normalmente, usando todo o HD e depois você reinicia seu PC e instala o Ubuntu pelo boot do Live CD do Ubuntu, como o Windows, mas ai você escolha meio-a-meio para particionar o seu HD, ao seguir o menu explicativo de instalação do Ubuntu.

Eu não sei se o problema é o meu CD de instalação do Windows mas toda a vez que eu coloco ele no note para instalar, ele não da autoboot, e não consigo rodar o arquivo .exe pelo linux.
Testei o CD no meu Desktop e funciona normal, vou ver se consigo outra midia para instalação.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #36 Online: 18 de Abril de 2012, 08:37 »
Talvez você precise alterar o boot pra unidade ótica, não me lembro bem mas acho que é o f11 quando liga.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #37 Online: 18 de Abril de 2012, 13:36 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.

Atualmente estou com o ubuntu instalado e não consegui instalar o windows....não consigo entrar no gparted com o sistema operacional instalado, eu tentei o procedimento de criar as partiçoes porem ainda assim não consegui instalar o windows...

Instala primeiramente o Windows normalmente, usando todo o HD e depois você reinicia seu PC e instala o Ubuntu pelo boot do Live CD do Ubuntu, como o Windows, mas ai você escolha meio-a-meio para particionar o seu HD, ao seguir o menu explicativo de instalação do Ubuntu.

Eu não sei se o problema é o meu CD de instalação do Windows mas toda a vez que eu coloco ele no note para instalar, ele não da autoboot, e não consigo rodar o arquivo .exe pelo linux.
Testei o CD no meu Desktop e funciona normal, vou ver se consigo outra midia para instalação.


Procura pelo manual do seu notebook que você comprou, que lá consta como entrar no boot, pelo CD, rmartinazo.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #38 Online: 21 de Abril de 2012, 17:27 »
Camarada, boa noite!
Diga-nos como estão suas partições neste momento. Faça igual eu fiz, tamanho e formato.

Atualmente estou com o ubuntu instalado e não consegui instalar o windows....não consigo entrar no gparted com o sistema operacional instalado, eu tentei o procedimento de criar as partiçoes porem ainda assim não consegui instalar o windows...

Instala primeiramente o Windows normalmente, usando todo o HD e depois você reinicia seu PC e instala o Ubuntu pelo boot do Live CD do Ubuntu, como o Windows, mas ai você escolha meio-a-meio para particionar o seu HD, ao seguir o menu explicativo de instalação do Ubuntu.

Eu não sei se o problema é o meu CD de instalação do Windows mas toda a vez que eu coloco ele no note para instalar, ele não da autoboot, e não consigo rodar o arquivo .exe pelo linux.
Testei o CD no meu Desktop e funciona normal, vou ver se consigo outra midia para instalação.


Procura pelo manual do seu notebook que você comprou, que lá consta como entrar no boot, pelo CD, rmartinazo.

Não consegui achar o manual, mas consegui entrar na bios para colocar o  1° boot no drive de DVD, porem na hora que coloco a mídia com o Wdws ele nem le.
como faço pro linux ler .exe?

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #39 Online: 21 de Abril de 2012, 18:20 »
Veja essa vídeo-aula de como usar o wine, se lhe ajuda:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=3fZ0Eg7iYKU

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #40 Online: 21 de Abril de 2012, 18:43 »
Hoje em dia a maioria das placas vem com a bios configurada pra dar o boot pela unidade óptica quando houver um disco bootável na mesma, tanto é que o cd do Ubuntu você conseguiu instalar. 
Você não conseguirá executar nenhum arquivo.exe no ambiente Línux, a menos que instale o Wine. Oque não garante 100% da execução.
Obs.: Na inicialização do note. é exibida as informações necessárias para acessar a bios e o BBS.(Geralmente: f5, f8 ou f11)



abç.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #41 Online: 24 de Abril de 2012, 20:33 »
Citar
Obs.: Na inicialização do note. é exibida as informações necessárias para acessar a bios e o BBS.(Geralmente: f5, f8 ou f11)


Amigo, na boa, você verificou o que eu disse sobre o HD vir configurado em AHCI?
Siga o conselho do camarada que citei acima para entrar na Bios e verifique se está configurado para boot pelo cd/dvd (geralmente já vem de fábrica configurado assim, mas veja). E verifique se está em AHCI ou IDE, deixando em IDE.  Se disser que verificou, está em IDE e não está funcionando, aí temos um problema, mas enquanto não verificar isso, fica difícil. Na boa, se estiver em AHCI o CD do Windows XP não vai funcionar.
Por favor leia esse tópico aqui: http://www.hardware.com.br/comunidade/instalando-xp/890169/
recomendo a todos.

Outra opção é instalar o windows em uma máquina virtual, usando o VirtualBox, procure na central de programas e instale. O desempenho do windows não fica maravilhoso, mas quebra um galho. Tá aí o tutorial http://www.tecdicas.com/2011/02/dica-instale-o-xp-no-ubuntu.html
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, 21:00 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline garotinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #42 Online: 25 de Abril de 2012, 17:51 »
é isso aí que o último amigo escreveu; Vai na bios e troca AHCI por IDE na configuração do SATA se quiser meter o windows XP; Ele vai dar tela azul se vc tentar instalar em ahci.

Não é seu caso pois vc tem um notebook mas vou contar uma engraçada aqui:
Meu último pc veio ajustado pra 220 V e na minha cidade é 110... Ou seja, a energia vinha "na metade" pro pc.
Aí o windows XP já deu erro de cara no meio da instalação, mas o ubuntu terminava a instalação mesmo com menos energia mas não parava de travar e dar paus até eu quase atirar o pc pela janela ahahahahahah
Fiquei vários dias xingando o pc novo até descobrir que era o problema da chavinha 110/220... ahahahahah