Ola sou novo nesse universo do Linux!

Iniciado por rmartinazo, 12 de Abril de 2012, 13:13

tópico anterior - próximo tópico

luiscarlos

Para você excluir a partição Swap você precisa clicar com o botão direito sobre ela e "desativa-lá" primeiro. "Não alocada" não tem como excluir, pois não é uma partição, é um espaço vago entre outras partições.

Obrigado pela resposta. ;D

sergioekenia

Citação de: rmartinazo online 12 de Abril de 2012, 23:41
Citação de: Adriano R.N. online 12 de Abril de 2012, 23:07
Camarada, antes de destruir as atuais partições, veja se o Ubuntu reconheceu todo seu hardware.
Se realmente for instalar o ubuntu, faça o seguinte:
1º dê boot pelo live/cd e entre na opção testar sem instalar.
2º Quando carregar procure um programa chamado "gparted".
3º Exclua todas as partições existentes.
4º Crie novas partições, se não sabe como dividi-las, segue uma dica:

50GB (ntfs) para o windows
15 ou 20 gb (ext4) para o ubuntu
512mb (linux-swap) Provavelmente o sistema nunca a utilize.
crie uma partição extended
434gb (ntfs) para guardar seus dados (ela será lida pelo Ubuntu e pelo windows)
10mb vazio (o windows necessita desse espaço)

5º Instale o Windows na 1ª partição
6º Instale o Ubuntu na 2º partição

Não estou conseguindo excluir as partições "linux-swap" e uma outra que esta escrito "não alocada"

Caro amigo, a minha sugestão, certamente, não é a mais prática, mas pode ser a mais fácil para o nível de experiência que você tem com Linux, no momento:

1- Instale o Ubuntu optando pelo modo de particionamento automático (em alguns minutos o sistema é instalado)
2- Instale o Windows (A instalação do Ubuntu que você fez anteriormente servirá apenas para permitir a instalação do Windows)
3- Instale novamente o Ubuntu, escolhendo a opção que mantem o Windows. (O assistente de instalação do Ubuntu fará o particionamento do HD, utilizando o espaço não ocupado pelos arquivos do Windows.

Obs. Estou considerando que seus arquivos pessoais estão salvos em um dispositivo externo.

Como disse, amigo, este método pode não ser o mais prático, por ser necessário repetir a instalação do Ubuntu. Entretanto, considerando que o procedimento de instalar nossa querida Distribuição é bastante simples e rápido, pode ser uma alternativa interessante para você. Todavia, lembre-se: usar Linux é aprender constantemente. Continue pesquisando para descobrir o quanto pode fazer com ele.

2-

luiscarlos

Citação de: sergioekenia online 13 de Abril de 2012, 10:35
Camarada, antes de destruir as atuais partições, veja se o Ubuntu reconheceu todo seu hardware.

Não estou conseguindo excluir as partições "linux-swap" e uma outra que esta escrito "não alocada"

Caro amigo, a minha sugestão, certamente, não é a mais prática, mas pode ser a mais fácil para o nível de experiência que você tem com Linux, no momento:

1- Instale o Ubuntu optando pelo modo de particionamento automático (em alguns minutos o sistema é instalado)
2- Instale o Windows (A instalação do Ubuntu que você fez anteriormente servirá apenas para permitir a instalação do Windows)
3- Instale novamente o Ubuntu, escolhendo a opção que mantem o Windows. (O assistente de instalação do Ubuntu fará o particionamento do HD, utilizando o espaço não ocupado pelos arquivos do Windows.

Obs. Estou considerando que seus arquivos pessoais estão salvos em um dispositivo externo.

Como disse, amigo, este método pode não ser o mais prático, por ser necessário repetir a instalação do Ubuntu. Entretanto, considerando que o procedimento de instalar nossa querida Distribuição é bastante simples e rápido, pode ser uma alternativa interessante para você. Todavia, lembre-se: usar Linux é aprender constantemente. Continue pesquisando para descobrir o quanto pode fazer com ele.

2-
:o
Que trabalheira pra não fazer nada...  ;D

sergioekenia

Citação de: luiscarlos online 13 de Abril de 2012, 13:53
Citação de: sergioekenia online 13 de Abril de 2012, 10:35

2-
:o
Que trabalheira pra não fazer nada...  ;D

Perdão, mas... Como assim, para nada? Seu intuito não é fazer dual boot entre Ubuntu e Windows?

nomade

Para tudo galera,
começando do início onde ele falou que o windows não dava boot pelo CD.
O windows não dá boot provavelmente porque é necessário entrar na bios e mudar de AHCI para IDE. Certeza quase total disso. Se não mudar pra IDE não vai nem por um decreto do presidente da república.
Não sei qual o modelo do seu note positivo, mas isso é meio genérico então dê uma olhada nesse tutorial pra saber como fazer a mudança:

Citarhttp://www.hardware.com.br/comunidade/formatar-notebook/932980/

Pra salvar seu arquivos, entre em liveCD com o Ubuntu, escolha experimentar para abrir o sistema sem instalá-lo e procure seus arquivos no hd para salvá-los em um pendrive ou hd externo. Ou então crie uma partição com o Gparted (sim, ele vem no liveCD do Ubuntu). o Gparted é uma ferramenta poderosa, simples e útil pra caramba. Recomendo para guardar arquivos que você crie uma partição "ntfs", pois assim tanto o windows quanto o Ubuntu irão poder identificá-la também. o tipo de partição do Linux é "ext4" e a do windows é "ntfs". Pra você ter uma idéia de como se usa o Gparted para criar, excluir e mover partições dẽ uma olhada nesse tutorial:
Citarhttp://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html

Agora instale o windows de sua preferência (pelo seu hardware recomendo o windows 7 ultimate 64Bits)

Depois instale o Ubuntu 11.10 64Bits, por favor. Seu hardware é ideal para isso. Seu desempenho será muito maior com sistemas 64Bits.

Boa sorte, meu camarada!
É mais simples do que parece.
O grande problema do Linux para iniciante é a quantidade de opções. O usuário windows não está normalmente acostumado a ter muitas opções dentro do sistema.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

rmartinazo

Citação de: nomade online 13 de Abril de 2012, 23:18
Para tudo galera,
começando do início onde ele falou que o windows não dava boot pelo CD.
O windows não dá boot provavelmente porque é necessário entrar na bios e mudar de AHCI para IDE. Certeza quase total disso. Se não mudar pra IDE não vai nem por um decreto do presidente da república.
Não sei qual o modelo do seu note positivo, mas isso é meio genérico então dê uma olhada nesse tutorial pra saber como fazer a mudança:

Citarhttp://www.hardware.com.br/comunidade/formatar-notebook/932980/

Pra salvar seu arquivos, entre em liveCD com o Ubuntu, escolha experimentar para abrir o sistema sem instalá-lo e procure seus arquivos no hd para salvá-los em um pendrive ou hd externo. Ou então crie uma partição com o Gparted (sim, ele vem no liveCD do Ubuntu). o Gparted é uma ferramenta poderosa, simples e útil pra caramba. Recomendo para guardar arquivos que você crie uma partição "ntfs", pois assim tanto o windows quanto o Ubuntu irão poder identificá-la também. o tipo de partição do Linux é "ext4" e a do windows é "ntfs". Pra você ter uma idéia de como se usa o Gparted para criar, excluir e mover partições dẽ uma olhada nesse tutorial:
Citarhttp://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html

Agora instale o windows de sua preferência (pelo seu hardware recomendo o windows 7 ultimate 64Bits)

Depois instale o Ubuntu 11.10 64Bits, por favor. Seu hardware é ideal para isso. Seu desempenho será muito maior com sistemas 64Bits.

Boa sorte, meu camarada!
É mais simples do que parece.
O grande problema do Linux para iniciante é a quantidade de opções. O usuário windows não está normalmente acostumado a ter muitas opções dentro do sistema.

O note veio com linux mandriva e não com o windows.
Tentei todos os procedimentos acima e nada, criei as partições pelo Gparted e quando coloco o cd do windows para instalar acusa o erro de grub.
Agradeço muito pela ajuda.

evil_queen

Voce tentou a dica dada anteriormente pelo sergioekenia?
É trabalhosa mas pode ser uma boa solução.
Instale o ubuntu pelo live cd destruindo tudo o que está ou nao instalado no seu hd. (assumindo q vc nao tem dados importantes ou fez backup.
Depois tente instalar o windows apagando o ubuntu. É chato, mas pelo menos vai apagar o que está lá, e substituir o grub, sei lá.
Eu nunca usei mandriva e não sei se isso é alguma trava que colocaram no note que vc comprou, mas nunca tive problemas do genero com o grub do ubuntu, então nao custa tentar.
É um pouco demorado e pode parecer disperdicio de tempo, mas se funcionar, tá valendo...

rmartinazo

Citação de: evil_queen online 14 de Abril de 2012, 18:08
Voce tentou a dica dada anteriormente pelo sergioekenia?
É trabalhosa mas pode ser uma boa solução.
Instale o ubuntu pelo live cd destruindo tudo o que está ou nao instalado no seu hd. (assumindo q vc nao tem dados importantes ou fez backup.
Depois tente instalar o windows apagando o ubuntu. É chato, mas pelo menos vai apagar o que está lá, e substituir o grub, sei lá.
Eu nunca usei mandriva e não sei se isso é alguma trava que colocaram no note que vc comprou, mas nunca tive problemas do genero com o grub do ubuntu, então nao custa tentar.
É um pouco demorado e pode parecer disperdicio de tempo, mas se funcionar, tá valendo...
Eu tentei porem ocorreu um erro no meio da instalação do ubuntu de 64 bits, vou tentar com o de 32 bits, não sei se faz alguma diferença....
Eu tento ligar o cabo de rede aqui de casa o note não reconhece, sabe se é algum problema com o Sistem?

EdvaldoSCruz

Citação de: rmartinazo online 12 de Abril de 2012, 13:13
Ola pessoal!

Acabei de adquirir um notebook positivo, processador I5, 8 Gb de memória RAM e um HD de 500 Gb, ele veio com o Linux instalado, porem tive um problema com um erro 15 no grub, para não quebrar muito a cabeça tentando resolver esse erro, resolvi instalar o Ubuntu. Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo

Eu tenho meu notebook da Dell e não uso o Ubuntu de 64 bit, porque não há drives suficientes na praça, para usar e isso acontece com todas as plataformas, seja Windows, Mac Linux etc.

Desde que eu adquiri meu Notebook, uso somente o Ubuntu de 32bits e nunca deu problema e roda redondaço e aconselho você fazer o mesmo.

Para instalar ele no seu Notebook, tem que colocar o cabo de rede no seu Notebook com o seu speedy ligado e reinstale-o, pois ele encontrará todos os drives necessários, que falta no seu notebook.

Isso é para todos, que instalam o Ubuntu, independente se é no PC de mesa ou Notebook.

Observação: Instale o Windows normalmente e depois o Ubuntu, conectado como mencionei acima, particionar o seu HD conforme vai passando as abas explicativas da instalação.

Espero ter lhe ajudado

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

EdvaldoSCruz

Pode ser problema no CD de instalação. Jé colocou outro tipo de CD de música ou coisa parecida, a não ser do Ubuntu, para testar ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

rmartinazo

Citação de: EdvaldoSCruz online 14 de Abril de 2012, 18:22
Ola pessoal!

Acabei de adquirir um notebook positivo, processador I5, 8 Gb de memória RAM e um HD de 500 Gb, ele veio com o Linux instalado, porem tive um problema com um erro 15 no grub, para não quebrar muito a cabeça tentando resolver esse erro, resolvi instalar o Ubuntu. Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo

Eu tenho meu notebook da Dell e não uso o Ubuntu de 64 bit, porque não há drives suficientes na praça, para usar e isso acontece com todas as plataformas, seja Windows, Mac Linux etc.

Desde que eu adquiri meu Notebook, uso somente o Ubuntu de 32bits e nunca deu problema e roda redondaço e aconselho você fazer o mesmo.

Para instalar ele no seu Notebook, tem que colocar o cabo de rede no seu Notebook com o seu speedy ligado e reinstale-o, pois ele encontrará todos os drives necessários, que falta no seu notebook.

Isso é para todos, que instalam o Ubuntu, independente se é no PC de mesa ou Notebook.

Observação: Instale o Windows normalmente e depois o Ubuntu, conectado como mencionei acima, particionar o seu HD conforme vai passando as abas explicativas da instalação.

Espero ter lhe ajudado

Consegui instalar o ubuntu, porem ele não reconhece nem minha internet (virtua) e nem o wifi, vou tentar instalar o windows pra ver se reconhece essas funçoes.
Se alguem tiver uma luz.
Grato.

rmartinazo

Citação de: rmartinazo online 14 de Abril de 2012, 20:04
Citação de: EdvaldoSCruz online 14 de Abril de 2012, 18:22
Ola pessoal!

Grato,
Att,

Roger Martinazo

Espero ter lhe ajudado

Consegui instalar o ubuntu, porem ele não reconhece nem minha internet (virtua) e nem o wifi, vou tentar instalar o windows pra ver se reconhece essas funçoes.
Se alguem tiver uma luz.
Grato.

Estou colocando o CD de instalação do windows 7 porem o autorun não funfa...como faço pra instalar.

evil_queen

Só pra ter certeza, vc testou o cd do windows pra ver se tá rolando direitinho?

tborges

eu tentaria da seguinte forma [/i][/s]
1- formataria o pc
2- instalaria o win (7 ou xp)
3- baixaria o wubi
4- instalaria o wubi.

ele terá o windows e o linux como opção pode ir usando os dois e se acostumando com linux.

haereticus

Citação de: tborges online 17 de Abril de 2012, 02:25
eu tentaria da seguinte forma [/i][/s]
1- formataria o pc
2- instalaria o win (7 ou xp)
3- baixaria o wubi
4- instalaria o wubi.

ele terá o windows e o linux como opção pode ir usando os dois e se acostumando com linux.

Não recomendado, bastante instável execução de um sistema por dentro do windows.

Basta fazer um dual boot coisa simples e resolve cada um no seu "pedaço" do HD.

Wubi é querer ferrar com o sistema, fora a perda de desempenho.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2