Autor Tópico: (Resolvido) Criar atalho de programa executado pelo terminal.  (Lida 9154 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
(Resolvido) Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Online: 11 de Abril de 2012, 10:02 »
Acho que ja vi alguma vez alguém dando uma dica de como criar um atalho de algum programa que é executado pelo terminal, mas não estou achando isso agora.

Então seria essa dúvida, criar atalho de algum programa que só executa direto pelo terminal.
No caso o programa é o S.I.M  da intelbras, eles fizeram agora com suporte para linux, assim podendo monitorar por rede cameras com o linux.

Mas o bendito tem que abrir o terminal e chama-lo, já pensando que um dia isso pode ser implantado para algum usuário comum, seria mais facil um atalho  ;)

Abraço.
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 19:41 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2012, 10:29 »
Ola

Pesquise na rede por => criar lançador

Não consegui ler aqui qual versão do Ubuntu utiliza, mas se for até a versão 9.10 basta clicar com o botão direito na area de trabalho e escolher => criar lançador.

Se for Ubuntu de 10.04 em diante, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
gnome-desktop-item-edit --create-new /home/seu_usuario/Área\ de\ trabalho/
Onde "seu_usuario" é o nome de seu utilizador da pasta /home

Escolha em => Tipo => aplicativo de terminal
Dê um nome e em => Comando:  navegue até o pacote pretendido
Se desejar faça um comentário para lembrar o que fez.

Clicando no icone você pode inclusive alterar o mesmo para outro de seu gosto.

[]'s  e bons estudos

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2012, 22:02 »
Tota, obrigado pela resposta.

Meu ubuntu é o 10.04.

Não funcionou, agora que vc mostrou como que faz, percebi que funciona sim com o botão direito na area de trabalho e também tem como adicionar direto na barra superior em "Adicionar ao Painel" escolher lançador de aplicativo personalizado.

Indico o programa que chamado pelo terminal teria que ser ./PSSClient, mas faço sem o ./ e também tentei adicionar ./ e não funcionou.
Apenas aparece algo muito rapido mas não abre.

Então fuçando vi que tem um atalho que estava embaixo do conky :-\ chamado SIM.sh, mas clicando nele aparece aquelas 4 opções, executar em terminal, exibir, cancelar e executar, na ultima funciona.

Mesmo tendo esse atalho ainda gostaria de fazer um, que apenas um clique venha o programa, para facilitar aos outros, eu já estou acostumado e não me importo.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2012, 23:09 »
Indico o programa que chamado pelo terminal teria que ser ./PSSClient, mas faço sem o ./ e também tentei adicionar ./ e não funcionou.

Já faz tempo que não uso, quase nem lembro mais, porém experimente usar:

sh /.PSSClient

Tem como fazer, eu é que tou velho para lembrar das coisas.... ;D

[]'s

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2012, 00:05 »
Também não foi, aparece uma mensagem dizendo "Houve um erro ao criar um processo filho para este terminal"

Tentei também criar um atalho do próprio atalho SIM.sh e acontece mesma coisa, ou aparece algo muito rapido e some, e com o sh ./ aparece o erro citado acima.

Fico no aguardo de mais dicas  ;)

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Criar atalho de programa executado pelo terminal.
« Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2012, 19:40 »
Consegui  :D

Tive que fazer uma volta aqui mas deu certo, aproveitei aquele script que o próprio programa criou, que dentro continha a seguinte linha.
Código: [Selecionar]
cd /home/usuario/Intelbras/PSSClient
./PSSClient

Então criei o lançador escolhendo em vez de aplicativo de terminal, somente aplicativo e indicando esse SIM.sh "script da intelbras" e funcionou sem pedir aquelas confirmações, exibir, executar, etc, etc.

Tinha tentado alterar dentro do próprio script mas sempre pedia aquelas confirmações.

Obrigado Tota por mostrar o caminho, fuçando a gente aprende  ;)

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511