Controlo de Dome PTZ Camera via ligação ao PC directa

Iniciado por mo7ard, 05 de Abril de 2012, 20:02

tópico anterior - próximo tópico

mo7ard

Boas pessoal,

Recentemente adquiri uma Câmara de vigilância Dome PTZ da Camtron.

Como muitos devem saber, este tipo de câmaras permitem ser ligadas a um PVR e/ou a um controlador com joystick, de forma a poder controlar e programar todos os movimentos da mesma. Não tendo eu qualquer interesse actualmente nisso, resolvi colocar como projecto pessoal a pura ligação e controlo dela a um PC (não necessariamente programar, só mesmo controlar).

Após algumas pesquisas, assim como testes em casa, verifiquei o seguinte: obter o feed de vídeo foi relativamente simples. A câmara vem equipada com uma saída BNC, e pude ligá-la a uma placa receptora PCI, assim como alterei um cabo para obter RCA, e consegui duas formas possíveis de receber o vídeo - BNC ou RCA (usei o VLC para visualizar o feed).

Agora controlar a câmara é outra história. Após mais pesquisas e "n" sites depois, verifiquei que é possível controlar os movimentos destas câmaras através de software, ou mesmo d'uns controlos remotos que se podem comprar no ebay. Para controlar via software necessitamos de um conversor RS-485 para RS-232, que também já encomendei da Internet. Seguidamente só faltará o software para controlar a câmara, e é aqui que entra o meu pedido de ajuda.

Verifiquei que para Windows existe uma solução paga (actualmente 69,00 USD) que cumpre esse propósito especificamente, mas queria evitar essa solução e continuar no meu mundo Linux (uso linux em PC e portátil, e se necessário tenho o Windows 7 em VM).

Conhecem alguma aplicação para controlar câmaras PTZ (pan, tilt, zoom) em linux, e através de porta RS-232?

Desde já muito grato pela ajuda.

Grande abraço,

mo7ard