Autor Tópico: GNOME Shell sem driver 3D  (Lida 11256 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
GNOME Shell sem driver 3D
« Online: 05 de Abril de 2012, 15:18 »
A experiência padrão do GNOME 3 - a partir da versão 3.4 - está disponível para todos (ou quase todos), independentemente do hardware ou driver suportar 3D ou não. Isso inclui as máquinas virtuais e o driver VESA.

Link da notícia: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/gnome-shell-sem-driver-3d.html

Detalhes técnicos

Drivers caducos do X.Org (sem suporte nativo DRI2) não terão mais aceleração ativada via DRI1 (DRI = renderização 3D por hardware na GPU). No lugar, usarão o LLVMpipe, que é mais eficiente (LLVMpipe = "GPU virtual").

Ou seja, usuários com hardware sem suporte 3D OpenGL DRI2 nativo terão agora aceleração 3D por software, via CPU, com a utilização do driver LLVMpipe (que é baseado no Gallium3D driver). Não é o mesmo desempenho do suporte nativo, mas o suficiente para ter os efeitos do GNOME Shell (e poderá ser utilizado até pelo Unity/Compiz - e tornar o Unity-2D desnecessário).

Os drivers afetados são: i810, mga, r128, savage, sis, tdfx, unichrome (e openchrome).

Hardware afetado inclui todas as variantes de:

  • Intel i810 and i815 motherboard chipsets
  • Matrox MGA G200, G400, G450 and G550 cards
  • ATI Rage 128 cards
  • S3 Savage 3D and Savage 4 cards
  • SiS 300, 540, 630, and 730 chipsets
  • 3dfx Voodoo 3, Voodoo 4, and Voodoo 5 cards
  • VIA Unichrome and Unichrome Pro chipsets

Hardware afetado pode funcionar melhor ou pior, dependendo da aplicação específica e poder de processamento.

Para ser claro: foi removido o apoio DRI1 3D para chipsets mais antigos - foram modificados para um melhor desempenho com LLVMpipe. Drivers 2D nativos ainda serão fornecidos para o hardware afetado.

O Fallback, a interface clássica, está com os dias contados.

PS: tudo isso graças aos esforços dos desenvolvedores do Fedora/Red Hat, do Chrome/Chromium OS (Google) e de outros que trabalham na pilha de software Mesa / Gallium3D. Thank you guys! :)
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, 08:44 por rodrigo.miguel »

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2012, 19:24 »
Caraca meu  ;D
ia comprar um note novo quando possivel pra usar os efeitos do compiz e ter melhor suporte no linux, mas com essa noticia ate tou pensando em ficar com esse mesmo e investir a pouca grana em outra coisa  :)

quero ver minha sis com efeitos,como faço pra testar?  baixo o live do gnome ou uma distro com a versão 3.4?
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2012, 22:30 »
Pra testar: http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/misc/promo-cd/

Este é um recurso novo, voltado para o GNOME Shell. Talvez demore um pouco pra ficar funcional no Ubuntu com o Compiz...

No Fedora 17 já vai estar disponível.

Só não espere milagres...
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 08:17 por rodrigo.miguel »

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2012, 23:29 »
hehe acabei de testar aki fera, sou apressado  8)


testei no fedora 17 e realmente funciona o gnome, mas nao consegui instalar o compiz nele ainda

valew pela atenção

T+  Dj Sequela
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2012, 14:57 »
Estou com o Ubuntu 12.04 (x64), já vi pelo site mencionado no inicio do tópico que obtiveram sucesso com chipset/vídeo VIA VN896/Chrome 9 HC, o mesmo do meu PC!
No Ubuntu 12.04, notei uma melhora na performance do video em decorrência que estou conseguindo jogar Hedgewars na qualidade máxima e minha resolução de video 1440X900 sem ficar lento (o que era impossível), porém, nada de unity 3D nem ao menos o gnome shell que instalei pelo central de programas no qual diz ser a versão 3.4.1...  :-\
Será que tem um jeito de fazer funcionar?  ???


Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2012, 17:04 »
rootkonsole,

Este recurso noticiado no tópico ainda não está disponível para o Ubuntu.

Talvez na versão 12.10 já o teremos.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2012, 17:54 »
Notebooks que possuem SiS671 poderão usufruir de 3D, baseado nessa notícia?

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2012, 09:55 »
Sim.

SIS, VIA e até quem usa o VESA.

Mas não espere milagres. Como a aceleração fica a cargo do processador, o ideal é ter pelo menos um dual core para boa performance.

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2012, 10:17 »
rodrigo.miguel, obrigado pela atenção!

Se tivesse como antecipar o recurso com a instalação de alguns pacotes... hehehe, curiosidade mata :)
No meu caso, meu setup tem uma config aceitável para os dias de hoje (Intel® Core™2 Duo CPU E4500 @ 2.20GHz × 2, 2gb ram), mas a placa de video onboard é uma vergonha  ;D , somente não a troco agora pois a fonte do PC também é uma vergonha 250w... acredito que não aguenta.
Quero  daqui um tempo transformar este pc em HTPC, colocando nele uma placa de video com saída HDMI 1.4 e boa, enquanto a prioridade não é essa, vamos rodando conforme o possível, assim, se der para rodar com essa novidade, seria bem interessante.
Abraços,

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2012, 13:07 »
rodrigo.miguel, obrigado pela atenção!

Se tivesse como antecipar o recurso com a instalação de alguns pacotes... hehehe, curiosidade mata :)

Dá pra testar sim, com a imagem PROMO do GNOME: http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/misc/promo-cd/

Ou com a imagem Beta do Fedora 17: http://fedoraproject.org/pt/get-prerelease

Creio que ainda não está disponível no Ubuntu por questões de incompatibilidade com o Unity/Compiz.

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2012, 11:07 »
Falta 9 dias para sair a versão final do fedora 17, vou dar um bizu quando sair, só para saber o que esta por vir! Obrigado!
 ;)

Darcamo

  • Visitante
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2012, 18:53 »
Lembro de ter lido uma notícia de que a próxima versão do ubuntu (ou a depois dela, agora não tenho certeza) não virá mais com o unity 2D exatamente por esse motivo.
Acho isso uma boa jogada para evitar duplicação de trabalho. No hardware que não rodar bem ainda será possível usar outros ambientes mais leves como o LXDE, por exemplo. Opções é o que não falta.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2012, 22:09 »
... não virá mais com o unity 2D exatamente por esse motivo.

Ele vai estar aí por cinco anos, no 12.04.

Sou fã do Unity-2D, mas entendo a decisão da Canonical.

O problema é que não gosto do 3D, por causa do Compiz. Se ele continuar como plugin do Compiz, vou ficar sem alternativa... e vou ter que passar pro GNOME Shell e deixar o Unity de lado.

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2012, 19:18 »
Não aguentei, baixei o live do Federa 17 beta, e não é que pelo live já rodou o GNOME Shell em minha "placa" de vídeo (VIA VN896/Chrome 9 HC), em uma velocidade normal, sem nenhum problema :)
Fantástico!  ;D ;D ;D
Se tivesse um jeito de implantar esse método no Ubuntu 12.04 seria uma maravilha!  ::)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2012, 20:13 »
rootkonsole

Qual o seu processador?