Autor Tópico: {Resolvido} Radeon HD 6790 e ubuntu  (Lida 2058 vezes)

Offline ch4c4r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
{Resolvido} Radeon HD 6790 e ubuntu
« Online: 02 de Abril de 2012, 23:10 »
Olá galera, sou novo no forum, porém uso linux a anos (debian) e recentemente venho testando o ubuntu e acompanhando sua evolução bacana. O que acontece é que, resumidamente falando:

O ubuntu não sei porque cargas dagua, dá algum xabú com a minha radeon hd 6790, seja com pendrive bootável, seja com dvd, seja com 32 bits, com 64 bits, com imagens diferentes, 11.04, 11.10, ou 12.04 beta. Tanto no "live-cd" quanto no setup que fiz meio "forçado" pra ver se conseguiria terminal apos instalar.
Ele começa a bootar e puff, No Signal, nem terminal eu consigo, fica totalmente morto, só resetando mesmo!

O que acho mais incrível, é que o Debian Squeeze está filezinho, após instalação sobe "basico" mas sobe, e apos instalar vga fica 100% os drivers, aceleração show de bola e no ubuntu que teoricamente deveria ser "mais facil" por ter kernel mais novo está com graça.

Tentei também a opção "e" no grub, adicionando na frente da linha onde tem quiet etc etc o nomodeset e o radeon.modeset=0, ambos sem sucesso falando que nao podem nem rodar o modo "fail" de video.

Poxa, estou com um baita pc legal pra fazer dual boot nessa Hd de Linux e não vai nem a pau, alguém sugere algo? Fiz uma busca no pai google e no forum, mas nada conclusivo (o que achei eu tentei e disse acima).

O Hardware meu é:
P8P67 Deluxe
I7 2600k
Vga ATI Radeon hd 6790 Sapphire

Aguardo, abraços!!  ;D
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 12:45 por ch4c4r »

Offline ch4c4r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Radeon HD 6790 e ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2012, 12:44 »
Respondendo a mim mesmo. Baixei o driver no site da Ati e deixei na pasta home.
Inicializei em modo de recuperação e depois prossegui para o modo normal por ali, aí consegui um terminal com Ctrl Alt F1.
rodei o instalador com:
# ./nomedopacote --force

Fiz a instalação padrão, quando terminal dei um:

# aticonfig --initial -f

Reiniciei e tchanan, funcionou ;)

O ubuntu tenta subir os drivers da Ati e se perde no caminho, instalando do proprietario dessa forma resolveu o problema!
Espero que ajude alguem que passe por isso, abraços!  ;D