Atualização do LibreOffice corrompeu o sistema [Resolvido]

Iniciado por luizjunior, 29 de Março de 2012, 14:47

tópico anterior - próximo tópico

luizjunior

Boa tarde, ao tentar atualizar o meu LIBREOffice pelo terminal (deixei atualizando durante a noite), pela manhã havia uma mensagem dizendo que não havia espaço em disco suficiente e perguntando se eu gostaria de copiar os arquivos para outra partição. Cliquei em não e fechei o sistema. Apartir daí ele, ao iniciar, faz uma rápida verificação de erros no disco, depois dá a seguinte mensagem: "Checking battery state... Ok
pulseaudio configured for per-user session saned disabled; edit /etc /default/saned"

e não sai daí. Então tenho que resetar e acessar pelo windows. Hoje deixei ele fazendo aquele"Memory test" que aparece quando pede q vc escolha o sistema operacional na inicialização do computador, mas ainda não cheguei em casa para ver o resultado.
Alguém já passou por isso ou sabe como me ajudar? Tenho arquivos q estão dentro da partição Ubuntu, e só lá... :s
não encontrei nada parecido aqui no fórum, por este motivo decidi criar novo tópico.

Desde já agradeço.
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Tota

Ola

Se esta com seu sistema em dual boot, voce pode tentar acessando com o live cd:

Limpar a lixeira do root e dos usuarios

Limpar o diretório /tmp

Verificar o disco por erros

Tentar iniciar normalmente

Caso não funcione, entre no menu do GRUB e escolha modo seguro e tente bootar

Caso não funcione, entre no menu do GRUB e escolha uma versão mais antiga do kernel.

[]'s

luizjunior

Tota, obrigado por responder!  :D

Em relação ao boot pelo livecd, criei um livecd no pendrive pelo windows, com a iso que eu tinha baixado para instalar o ubuntu a última vez (11.10 - 64 bits), mas não consigo excluir nenhum arquivo do sistema e nem fazer a verificação do disco por lá. O que estou fazendo errado será?

Porém, consegui acessar meus arquivos!!! \o/

Tota

Ola

Emtre com o live cd. Depois do boot, monte seu hd.

entre em terminal e digite sudo nautilus

No Nautilus, tecle <ctrl> + <h> para ver as pastas ocultas.

No diretorio do root, localize a pasta oculta .local

Dentro dela a share e a Trash

Em Trash existe (ou não) uma fasta files

Apague tudo dentro de files (mantenha a pasta)

Vá em seu /home/usuario e faça o mesmo procedimento

Localize a pasta /tmp e remova o conteudo

Localize a pasta /etc/apt/cache e remova o conteudo

apos isto feche o Nautilus

Abra o Gparted sudo gparted e ilumine a partição do seu ubuntu, peça para verificar por erros

Desligue a maquina e tente iniciar normalmente

luizjunior

Tota,
quando vc fala em montar o hd, quer dizer apenas abrir a janela de documentos do ubuntu onde aparecem as partições?
é que quando dou o comando "sudo nautilus", aparece uma mensagem de erro, mas mesmo assim abre uma janela contendo apenas "Desktop", aí aperto ctrl + h, aparecem outras pastas, mas nenhuma é a .local

o que eu faço?

Quando abro o nautilus, aparece uma mensagem de erro.
Segue o que aparece no terminal:

To run a command as administrator (user "root"), use "sudo <command>".
See "man sudo_root" for details.

ubuntu@ubuntu:~$ sudo nautilus
Initializing nautilus-gdu extension
** (nautilus:4803): DEBUG: Syncdaemon not running, waiting for it to start in NameOwnerChanged
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.

jkmsjq

Tenta no terminal:
gksu nautilus

Depois digite sua senha.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

luizjunior

Olá jkmsjq, obrigado por responder!
Executando o comando que você mencionou, aparece a mesma mensagem de erro.
Segue o que aparece no terminal:

To run a command as administrator (user "root"), use "sudo <command>".
See "man sudo_root" for details.

ubuntu@ubuntu:~$ gksu nautilus

(gksu:4948): Gtk-WARNING **: Unable to locate theme engine in module_path: "pixmap",

(gksu:4948): Gtk-WARNING **: Unable to locate theme engine in module_path: "pixmap",

Initializing nautilus-gdu extension
** (nautilus:4952): DEBUG: Syncdaemon not running, waiting for it to start in NameOwnerChanged

--- Hash table keys for warning below:
--> l18
--> inode/directory
--> root

--- Hash table keys for warning below:
--> file:///
--> file:///root
Shutting down nautilus-gdu extension

(nautilus:4952): Eel-WARNING **: "unique eel_ref_str" hash table still has 3 elements at quit time (keys above)

(nautilus:4952): Eel-WARNING **: "nautilus-directory.c: directories" hash table still has 2 elements at quit time (keys above)
ubuntu@ubuntu:~$ 

Ele até abre a pasta, mas não encontro a pasta .local.

Será que foi apagada com o bug?

luizjunior

Alguma sugestão? Estou pensando em formatar e instalar do zero do sistema. E a partir de agora não farei mais atualização do Libreoffice, e sim instalação da nova versão depois de desinstalar a anterior.
Queria esperar sair o 12.04 e formatar minha máquina com o Ubuntu na partição maior, e windows só para alguma "emergência". Mas, pelo visto terei 2 trabalhos...
Não a de ser nada. Haha

Obrigado a todos.

luizjunior

Prezados, acho q sei pq não encontrei a .local. Porque não montei as partições antes disso. Pelo q li, isso é feito pelo terminal. Vou fazê-lo quando possível e posto aqui o resultado. Conversando com um amigo que usa mac, disse q provavelmente seja disco cheio mesmo (partição).

Buenas, até breve ubunteiros!

luizjunior

Boa noite!
Resolvi o problema seguindo as dicas do Tota, e pesquisando como fazê-las devido meu desconhecimento. Tota, sei que deve ser chato ficar escrevendo passo a passo tudo que se deve fazer. E agradeço, pois só pesquisando se aprende de verdade. Estou satisfeito por ter resolvido o problema!  ;)

Motivo real: partição cheia.
O que eu fiz:
acessei pelo live cd, montei a partição raiz do ubuntu. Abri o terminal:
sudo su
sudo nautilus
aqui dava uma mensagem de erro na primeira vez, mas abria corretamente. Se tentasse outra vez, não aparecia mais a tal mensagem.
No Nautilus, ctrl + h para visualizar as pastas ocultas.
recortei e colei a pasta do libreoffice (800 mb) para outra partição.
Fechei o Nautilus, e depois:
sudo gparted
Desmontei a partição raiz, verifiquei por erros.
Bootei normalmente, e tcharam!  :o
Problema resolvido!

Thanks!