Autor Tópico: Squid maquina virtual + WS 2008 R2 [RESOLVIDO]  (Lida 2465 vezes)

Offline tsilva06

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Squid maquina virtual + WS 2008 R2 [RESOLVIDO]
« Online: 27 de MAR?O de 2012, 10:57 »
Galera bom dia,

Estou com algumas duvidas aqui referente a implantação de um proxy squid + relatório sarg, vamos lá.

Meu atual ambiente é o seguinte:

- Windows Server 2008 R2 ( WEB, DNS, AD e DOMINIO);
- 2 pontos de acesso a internet ( DEDICADO e PPPOE ), as maquinas que saem pela internet dedicada não irão passar pelo proxy, porém as outras sim;
- 2 Switch e 2 Roteadores ( roteador dedicado = DHCP ON; roteador pppoe = DHCP OFF definição dos ips das estações apartir de um range);

Pretendo implantar aqui um servidor proxy apenas para a geração de relatório mensal, minha duvida/problema é o seguinte,  gostaria de saber se em uma maquina virtual instalada no WS 2008 com placa de rede em modo BRIDGE eu consigo fazer com que esse proxy funcione. Pois nenhuma maquina passa pelo servidor para acessar a internet, elas apenas estão "apontadas" para o servidor para a autenticação no AD.

Alguem tem alguma informação, tutorial ou algo do tipo?

Obs: Pretendo fazer proxy transparente !

« Última modificação: 27 de MAR?O de 2012, 16:18 por tsilva06 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2012, 11:08 »
Citar
2 pontos de acesso a internet ( DEDICADO e PPPOE ), as maquinas que saem pela internet dedicada não irão passar pelo proxy, porém as outras sim
Posso te dar uma sugestão? Já que você tem 2 conexões, pq não implementa um esquema de redundância? Conexão principal e auxiliar, em caso de queda da principal, você redireciona o tráfego pra auxiliar, mantendo o acesso funcionando.

Citar
Pretendo implantar aqui um servidor proxy apenas para a geração de relatório mensal, minha duvida/problema é o seguinte,  gostaria de saber se em uma maquina virtual instalada no WS 2008 com placa de rede em modo BRIDGE eu consigo fazer com que esse proxy funcione. Pois nenhuma maquina passa pelo servidor para acessar a internet, elas apenas estão "apontadas" para o servidor para a autenticação no AD.
Vc consegue fazer, mas vai passar  um mau bocado pra colocar esse squid em modo transparente, pelo simples motivo de que o tráfego não passa pela máquina squid.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tsilva06

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #2 Online: 27 de MAR?O de 2012, 12:19 »
Primeramente, vlw por responder zekkerj

Citar
Posso te dar uma sugestão? Já que você tem 2 conexões, pq não implementa um esquema de redundância? Conexão principal e auxiliar, em caso de queda da principal, você redireciona o tráfego pra auxiliar, mantendo o acesso funcionando.

Atualmente estamos tentando focar no proxy, quem sabe futuramente não pensamos em fazer isso, mas obrigado pela dica !

Citar
Vc consegue fazer, mas vai passar  um mau bocado pra colocar esse squid em modo transparente, pelo simples motivo de que o tráfego não passa pela máquina squid.

Mais é possivel fazer? Caso não for em modo transparente, eu consigo mais facilmente?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2012, 14:29 »
Sim, se não for transparente é mole --- basta colocar o proxy na sua política de grupo, e todas as máquinas windows que usem o IE pra acessar a internet vão passar pelo teu proxy. Vc pode inclusive impedir o usuário de mudar isso. Tem como forçar o Firefox pra fazer o mesmo. Opera e Chrome talvez também tenham, mas eu não conheço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tsilva06

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #4 Online: 27 de MAR?O de 2012, 15:00 »
Citar
Sim, se não for transparente é mole --- basta colocar o proxy na sua política de grupo, e todas as máquinas windows que usem o IE pra acessar a internet vão passar pelo teu proxy. Vc pode inclusive impedir o usuário de mudar isso. Tem como forçar o Firefox pra fazer o mesmo. Opera e Chrome talvez também tenham, mas eu não conheço.

Cara muito obrigado novamente, você teria algum tutorial demonstrando isso?

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #5 Online: 27 de MAR?O de 2012, 15:03 »
Infelizmente não... o que já fiz, foi com ajuda de outros softwares, e te garanto que não foi uma experiência agradável.

O ideal é usar as ferramentas do próprio windows, e aí eu realmente não posso te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tsilva06

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Squid maquina virtual + WS 2008 R2
« Resposta #6 Online: 27 de MAR?O de 2012, 15:25 »
Citar
Infelizmente não... o que já fiz, foi com ajuda de outros softwares, e te garanto que não foi uma experiência agradável.

O ideal é usar as ferramentas do próprio windows, e aí eu realmente não posso te ajudar.

Cara muito obrigado pela ajuda, estarei verificando aqui junto ao meu departamento o que iremos fazer !

Edit: Caso alguem venha a se interessar pelo assunto, descobri um jeito como o amigo zekkerj disse, segue:

Citar
caso tenha algum servidor windows rodando na rede como "Domain Controler" tem sim.
Você precisa entrar na GPO e seguir ...
Configuração do usuário / manutenção do IE / Conexão / Configurações do Proxy ...
Lá dentro você coloca o seu Servidor proxy ...

Para evitar que algum espertinho tire o proxy desabilite o acesso na opção Conexão indo em:

Configuração do usuário / Modelos Administrativos / Componentes do Windows / Internet Explorer / Painel de Controle

Dê 2 cliques em Conexões e marque "Ativado"

Após fechar todas as páginas

Iniciar / Executar / "gpupdate /force" (sem aspas)

Veremos o que dá aqui, RESOLVIDO!
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2012, 15:33 por tsilva06 »