Autor Tópico: grub sumiu  (Lida 1445 vezes)

Offline weretiger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
grub sumiu
« Online: 20 de MAR?O de 2012, 00:33 »
Oi pessoal!
Desculpem, preciso de ajuda. Ontem eu instalei Ubuntu 11.10 num notebook(que ja tinha win7, tão os 2 juntos agora) de um amigo meu(eu sei o basico sobre ubuntu, pouco mas suficiente pra sobreviver, as vezes). Instalou, eu escolhi o ubuntu no grub, entreguei pra ele. Mais tarde ele me disse que quando ele ligava tava indo direto pro ubuntu não passava por nenhum grub ou etc. O estranho é que eu usei o mesmo mais cedo. Enfim, pra "restaurar" o grub pra poder bootar tbm no win7, faço  o mesmo procedimento que seria pra recuperar o grub de um ubuntu depois da instalação de win7(so acho casos do windows deletando o grub pela net, mas nem sei se nesse caso o ubuntu deletou ou ele so ta perdido/doido)? quais as diferenças que teria? qualquer detalhe eu posto aqui, mas de inicio que queria saber o que vcs acham disso O.o valeu mesmo

clodoaldops

  • Visitante
Re: grub sumiu
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2012, 09:30 »
1-entre no terminal do ubuntu e digite o comando: sudo update-grub

2-reinicie o pc

Offline GabrielCaviglione

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: grub sumiu
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2012, 00:31 »
Olá,

Não entendi muito bem seu problema, mas eu enfrentei um probleminha ( agora pouco na verdade), no meu caso o grub (ns se é o grub ou a MBR) sumiu mesmo, o meu notebook não "bootava" em nenhum OS, na verdade ele ficava reiniciando infinitamente.
Aparentemente eu não tinha feito nada que pudesse justificar isso. Mas ae "bootei" pelo live CD e instalei, via terminal, um programa chamado "boot repair", segui as instruções desse site em inglês:
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair
ele reparou o grub pra mim e eu nem tive que pensar ou aprender nada, só cliquei no "recommended repair "

Mas caso no seu caso weretiger, acredito que o programa "Start-Up manager", encontrado na central de programas, pode te ajudar
com ele você pode a escolher em qual sistema o pc vai bootar automáticamente, e quanto tempo ele vai esperar,  da pra mexer na resolução e umas outras coisas.


abraços...