Autor Tópico: Partição para /usr  (Lida 4900 vezes)

Offline leandro.rosagf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Partição para /usr
« Online: 16 de Agosto de 2006, 09:46 »
Bom pessoal, acabei de me cadastrar aqui no fórum, dei uma pesquisada e nao achei nada em relação a minha dúvida, pois bem, vamos lá.

Instalei o ubuntu 5.10 na minha máquina (os cds do 6.06 ainda não chegaram), e criei três partições:

 - 10gb para /
 - 512mb para /swap
 - 15gb para /home

Mas me surgiu uma dúvida, estava pensando em jogar /usr para uma partição também, pois ouvi dizer que é lá que ficam os programas instalados no Ubuntu, pois logo quero reinstalar a versão 6.06 e não quero perder as aplicações que já tenho instaladas, o que vocês recomendam? Vale ressaltar que espaço não é problema, pois ainda tenho 50gb livres no mesmo hd que estou usando para área de troca entre Windows e Ubuntu.

Desde já agradeço a colaboração de todos
 

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partição para /usr
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 11:15 »
Não faz sentido.
Se vai reinstalar com uma nova versão é pouco provavel que as outras aplicaçoes que estavam instaladas funcionem (as bibliotecas mudam).
Alem de que quando se reinstalar o sistema é preferivel fazer uma reinstalação total, isso significa que o /usr deve ser fortmado junto com tudo o resto (excepto /home).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline leandro.rosagf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Partição para /usr
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2006, 11:23 »
ah sim
Eu não sabia desse esquema de bibliotecas e tal.
Valeu pelo esclarecimento!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Partição para /usr
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2006, 18:45 »
Ei, leandro.rosagf, criar uma partição para /usr pode representar alguma vantagem, sim. Mas não no sentido de preservar arquivos importantes e pessoais, como faz a partição /home.

Se você ler alguns artigos sobre particionamento na internet, irá entender que isto é importante no sentido de obter melhor desempenho do sistema operacional, especialmente, no quesito velocidade.

Para usuários domésticos como você, não recomendo mais do que uma partição para o diretório /home e outra para a raíz, mas, de todo modo, vou lhe deixar um artigo para fim de estudo. Veja:

Linux: Esquemas de particionamento e sistemas de arquivos [Artigo]

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partição para /usr
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2006, 20:00 »
arsolto,
sua informação está errada, separar o /usr não oferece nenhum ganho de velocidade.
Separação de filesystems só dá ganho de velocidade quando existe uma separação física (discos diferentes).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Partição para /usr
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2006, 12:55 »
Ei, Lamego, talvez eu não tenha sido exato na manifestação da idéia em mensagem anterior e você não entendeu o que quis dizer. Nem todos os diretórios são acessados com a mesma frequência, enquanto alguns são mais gravados, outros são mais lidos. Parte destes, apenas na inicialização do sistema.

Então, o particionamento, inclusive com uma divisão especial para /usr, pode otimizar o sistema colocando os diretórios mais acessados em partições localizadas no ínicio do disco, assim a leitura e a gravação ocorre de maneira mais rápida.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partição para /usr
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2006, 13:36 »
Citar
Ei, Lamego, talvez eu não tenha sido exato na manifestação da idéia em mensagem anterior e você não entendeu o que quis dizer. Nem todos os diretórios são acessados com a mesma frequência, enquanto alguns são mais gravados, outros são mais lidos. Parte destes, apenas na inicialização do sistema.

Então, o particionamento, inclusive com uma divisão especial para /usr, pode otimizar o sistema colocando os diretórios mais acessados em partições localizadas no ínicio do disco, assim a leitura e a gravação ocorre de maneira mais rápida.
Essa lógica não faz sentido em ambientes multiprocesso em que o accesso é distribuído de forma bastante dispersa pelos processos, mais as escritas são a maior parte feitas em /var e em /home por isso a sua lógica seria contradicente, se o sistema tem que ler do /usr num sitio e do /var /home o disco iria perder mais tempo nas mudanças de posições.
Na verdade isso são teorias que na prática não têm efeito, você não tem como saber de que forma os dados são distribuidos exactamente dentro de uma partição, seja como for o SO utiliza um sistema de cache que lhe permite ler os dados com avanço evitando assim os deslocamentos dispersos.
A única vantagem que existe nas separação de dados que vai para alem de uma questão teórica e fácil de comprovar é a distribuição de dados por vários discos físicos, exemplo: RAID.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Partição para /usr
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2006, 14:06 »
Ei, Lamego, obrigado pela explicação! Eu não conheço a prática que você diz não correponder a teoria abordada em artigos como os quais indiquei ao membro leandro.rosagf.