Autor Tópico: [Resolvido]Montar 2 servidores Ubuntu + Estações XP - escritório contábil  (Lida 2563 vezes)

phillipehugo

  • Visitante
Bom pessoal vou precisar de uma ajudinha de vocês, estou com um servidor que sempre me dá dor de cabeça aqui por estar usando win server 2003. Estou querendo mudar isto primeiro vou explicar para que serve cada servidor e as estações.

Servidor 1 - Sistema contábil via acesso de rede (win server 2003)
*Esta maquina esta sendo usada para abrigar apenas o sistema contábil, ou seja está a pasta com os programas contabil, fiscal, trabalhista, e uma pasta que é so copiar e colar em qualquer hd que ele funfa de boa para acesso remoto. Quero colocar o ubuntu 11.10 e saber se tem como eu configurar para estas pastas fiquem compartilhadas em rede para estações com windows xp acessando-as. Vou por ubuntu 11.10 x32.

Servidor 2 - Impressão (win server 2003)
*Nesta máquina abriga impressoras, com acesso pela rede, todas estações de trabalho com xp mandam impressões para ela, quero por ubuntu 11.10 x32 e compartilhar as impressoras pela rede para uso das estaçoes com xp.

Estações de trabalho (win xp)
*Não tem como mudar o xp, por causa dos sistemas defasados dos orgaos publicos e pretendo manter eles.

Duvida é possivel manter estes servidores comunicando-se com as estações em xp ?
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 16:33 por phillipehugo »

Offline sjoel99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Montar 2 servidores Ubuntu + Estações XP - escritório contábil
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2012, 11:03 »
Bom dia.

Sim, é possivel.

Servidor 1 -
Pesquise sobre no fórum sobre "servidor de arquivos com samba" ou siga esse tutorial http://ubuntucomhardware.wordpress.com/2010/09/06/configurando-servidor-de-arquivos-no-ubuntu-com-samba/

Servidor 2 -
Pesquise sobre no fórum "servidor de impressão com CUPS" ou siga esse tutorial http://www.vivaolinux.com.br/artigo/CUPS-+-Jasmine-Ubuntu-Server-10.04-LTS-(gerenciador-de-impressoes-e-relatorios-de-impressao)

phillipehugo

  • Visitante
Re: Montar 2 servidores Ubuntu + Estações XP - escritório contábil
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2012, 16:33 »
Caramba, valeu cara. Vou implementar isto aqui no escritório.

Offline Malag12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Montar 2 servidores Ubuntu + Estações XP - escritório contábil
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2012, 11:25 »
Estou com o mesmo problema resolvido neste tópico, wireless do notebook dell 1525, porém, não consigo instalar os 2 arquivos (firmware b43, b43 fwcutter), quando clico duas vezes para instalar abre a janela da central de programas e diz: "favor instalar atraves de seus canais de software normais.
Também não estou encontrando onde está essa janela de comando para digitar os comandos mencionados. Também gostaria de saber se digito tudo junto como foi postado, ou um de cada vez.
Desculpem a ignorancia... estou abandonando de vez o windows...
Abçs.

Offline Malag12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Montar 2 servidores Ubuntu + Estações XP - escritório contábil
« Resposta #4 Online: 27 de MAR?O de 2012, 11:47 »
Desculpem, postei no tópico errado.