Autor Tópico: [resolvido +/-] instalar tplink WR740N  (Lida 15997 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
[resolvido +/-] instalar tplink WR740N
« Online: 10 de MAR?O de 2012, 15:15 »
Editando: pessoal, consegui acessar as configurações pelo ip. Acho que o maior problema, dentre os relatados abaixo, é que o tplink não está fazendo a conexão do meu note com o modem. Não consigo navegar mesmo com os cabos. Preciso configurar mais alguma coisa? Quando uso o modem usb, percebi agora que o ip é o mesmo de antes, ou seja, já faz mais de 2 horas que estou conectando e desconectando o modem e o ip é sempre o mesmo. Será que posso inserir esse ip no tplink?



Pessoal, acabei de comprar um tplink wr740n. Não sei se é o melhor, mas deve servir, para usar pouco em casa.

Pois bem, tentei fazer como nas instruções, para acessar pelo navegador as configurações dele.

Consegui, na primeira vez, usando o 192.168.1.1

Porém, tentei fazer o passo-a-passo e o sugerido por lá foi usar ip fixo.

Daí começou meu problema: eu não sei se uso fixo. Eu uso a internet da net, via modem motorola usb. Basta colocar o cabo usb e navegar. Nunca reparei se o ip é sempre o mesmo.

Daí, tentei trocar no passo-a-passo e usar ip dinâmico. Fui até o fim do processo. Criei uma conexão wifi e dei o nome pra ela. Parecia tudo certo. Retirei todos os cabos do laptop.

A conexão apareceu na lista. Pedi pra conectar, o ícone ficou rodando e pronto! Conectou.

Achei estranho pois ficou com 100% de qualidade. Pois bem, só que não navega, não abre nada. A luz do modem (que indica quando estou baixando algo) nem pisca.

Suspeitei então que a conexão wifi só foi feita entre meu note e o roteador, mas o roteador não se comunica com o modem e não receb dados.

Seria isso?

Só que agora, ferrou de vez, pois tentei alterar algumas opções pelo ip do roteador, para ver se conseguia algo.

Só que agora nem entra mais no 192.168.1.1.

Já tentei resetar com a agulha no botão dele, já tirei os cabos, desliguei tudo, comecei do zero, mas nada.

Alguma ideia? Só preciso tomar cuidado para não estragar minhas conexões com o wifi do trampo e com o modem usb motorola, que ainda está funcionando diretamente.

aguardo ajuda, por favor.

Abaixo, alguns comandos, que fiz sem conexão com o tplink, apenas usando a internet pelo modem usb.


Código: [Selecionar]
 *-network
       description: Wireless interface
       product: AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express)
       vendor: Atheros Communications Inc.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       logical name: wlan0
       version: 01
       serial: cc:af:78:b0:11:d7
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=3.0.0-16-generic-pae firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       resources: irq:16 memory:d2500000-d250ffff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet
       vendor: Atheros Communications
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:09:00.0
       logical name: eth0
       version: c0
       serial: 78:84:3c:97:5d:76
       capacity: 1Gbit/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vpd bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=atl1c driverversion=1.0.1.0-NAPI firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes port=twisted pair
       resources: irq:43 memory:d1400000-d143ffff ioport:2000(size=128)
  *-network
       description: Ethernet interface
       physical id: 1
       logical name: eth1
       serial: 00:24:a0:7e:a:46
       capabilities: ethernet physical
       configuration: broadcast=yes driver=rndis_host driverversion=22-Aug-2005 firmware=RNDIS device ip=189.55.56.233 link=yes multicast=yes

Código: [Selecionar]
thiago@vaio:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

wlan0     IEEE 802.11bgn  ESSID:off/any  
          Mode:Managed  Access Point: Not-Associated   Tx-Power=15 dBm  
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          
eth1      no wireless extensions.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2012, 18:08 por sigur »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2012, 17:20 »
Olá sigur,

Se você resetou o roteador, tem que refazer o procedimento de configuração do início. Isso significa conectar por cabo, pra fazer a configuração inicial, ou conforme seja o recomendado no manual do usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2012, 17:28 »
Olá sigur,

Se você resetou o roteador, tem que refazer o procedimento de configuração do início. Isso significa conectar por cabo, pra fazer a configuração inicial, ou conforme seja o recomendado no manual do usuário.

Olha, nem sei mais o que fazer, estou pensando em devolver o produto, pois já comecei do zero, mas não há meios de a luz do modem piscar.

Vi em um tuto que precisava colocar o mac do modem no WAN, ao invés de clonar do micro. Mas nem isso deu certo.

Estou suspeitando de uma coisa: eu acho que a saída de rede do modem deve estar queimada, pois eu só consigo usa-lo para navegar se eu usar o cabo usb. Se for pelo cabo de rede, direto dele no meu note, não conecta. Isso é estranho!

Alguma ideia de como fazer pra saber se está queimada?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2012, 18:14 »
Desligue o modem (retire-o da tomada), e ligue-o à porta ethernet do seu notebook, por um cabo que vc saiba que está funcionando.

Se não conseguir se conectar à internet assim, é certeza de que a porta ethernet do modem está com problemas. Nesse caso, vc entra em contato com a operadora e pede a troca do modem (é Net, não? Eles têm perdido tantos clientes pra Oi e pra GVT que com certeza vão querer te atender bem).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2012, 20:21 »
Desligue o modem (retire-o da tomada), e ligue-o à porta ethernet do seu notebook, por um cabo que vc saiba que está funcionando.

Se não conseguir se conectar à internet assim, é certeza de que a porta ethernet do modem está com problemas. Nesse caso, vc entra em contato com a operadora e pede a troca do modem (é Net, não? Eles têm perdido tantos clientes pra Oi e pra GVT que com certeza vão querer te atender bem).

A coisa tá feia.
Acabei de vir fazer um teste em outro local, com outro modem motorola, igualzinho, mas outra peça.

Pois bem, os testes não deram certo.

Acabei de pegar o cabo de rede (que veio junto com o tplink) e liguei direto do meu note no modem. Nenhuma conexão fica disponível, parece que não é reconhecido. O led laranja de 'link' não se acende, só quando coloco o cabo usb (e aí dá pra navegar).

Pois bem, alguma ideia nova?

Não creio que seja o cabo de rede, nem minha placa de rede, nem a placa de rede do modem.

Deve ser algum problema de configuração mesmo, de mac, etc...

Parece que eu consigo me conectar ao tplink, mas ele não se conecta ao modem, ou a net, sei lá. O sinal da conexão wifi fica em 100%, mas não navega.

Liguei na net e me disseram que eu uso ip dinâmico, pois meu plano não é empresarial.

alguém que use ubuntu+tplink+net virtua poderia dar depoimentos?

abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #5 Online: 11 de MAR?O de 2012, 10:44 »
Citar
Acabei de pegar o cabo de rede (que veio junto com o tplink) e liguei direto do meu note no modem. Nenhuma conexão fica disponível, parece que não é reconhecido. O led laranja de 'link' não se acende, só quando coloco o cabo usb (e aí dá pra navegar).
veja se vc tem alguma configuração no arquivo "/etc/network/interfaces" relativo à interface eth0.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #6 Online: 11 de MAR?O de 2012, 11:07 »
Citar
Acabei de pegar o cabo de rede (que veio junto com o tplink) e liguei direto do meu note no modem. Nenhuma conexão fica disponível, parece que não é reconhecido. O led laranja de 'link' não se acende, só quando coloco o cabo usb (e aí dá pra navegar).
veja se vc tem alguma configuração no arquivo "/etc/network/interfaces" relativo à interface eth0.


Opa, uma pena eu não poder ficar o dia todo testando. Mas já decidi, não vou devolver o roteador, vou tentar instalar. Obrigado pela ajuda.

Vamos lá:
Código: [Selecionar]
thiago@vaio:~$ cat /etc/network/interfaces
auto lo
iface lo inet loopback

Agora que estou conectado ao modem pelo cabo usb apenas, as informações da conexão que aparecem no ícone lá em cima, são:

Interface: Ethernet (eth1)
Tem o endereço hardware:
driver: rndis_host
velocidade: desconhecido

e tem os ips, dns, etc....

Mas percebi que o ip mudou de ontem pra hoje, acho que por eu ter deixado o modem fora da tomada um tempo.

Bem, vamos lá. Aguardo suas dicas. Volto depois do almoço.

Valeu. Bom dia!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #7 Online: 11 de MAR?O de 2012, 23:51 »
Você pode fazer mais um teste, que é tentar fazer essa conexão sem passar pelo Gerenciador de Rede.

Pra isso você vai editar o arquivo /etc/network/interfaces [dica: o comando pra isso é "gksudo gedit /etc/network/interfaces"] e adicionar as duas linhas abaixo.

auto eth0
iface eth0 inet dhcp


Feita a alteração, vc pode tentar iniciar a interface com o comando "sudo ifup eth0".

Mas fique atento, pois após reiniciar a máquina o Gerenciador de Redes irá marcar a sua interface eth0 como "não gerenciável", por ela estar listada no arquivo /etc/network/interfaces.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #8 Online: 11 de MAR?O de 2012, 23:54 »
bem, então eu coloco cabo de rede do modem para a entrada azul, cabo de rede da saída amarela para o note e retiro o cabo usb do note.

daí eu altero o arquivo e reinicio o note?

não preciso tirar da tomada o roteador nem o modem?

vou alterar o arquivo. valeu

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2012, 00:07 »
Nada feito.
A coisa ficou feia!

Ao fazer o up ele conectou no eth0 mas não navega.

reiniciei o computador e daí parou o boot em starting network manager. Tive que entrar agora com o live pen para voltar o arquivo interfaces como era.

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

nem no livepen o cabo de rede direto do note no modem funciona. não conecta, o ícone gira e gira, mas nada.

Tive que usar o cabo usb, agora com o eth1 conectado.

que raiva!

ainda estou no livepen

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #10 Online: 12 de MAR?O de 2012, 01:18 »
bem, então eu coloco cabo de rede do modem para a entrada azul, cabo de rede da saída amarela para o note e retiro o cabo usb do note.

daí eu altero o arquivo e reinicio o note?

não preciso tirar da tomada o roteador nem o modem?

vou alterar o arquivo. valeu
Por enquanto, vamos tentar conectar sem o roteador, apenas o modem e o note. Quando estiver funcionando assim, passamos pra conectar o roteador.

Nada feito.
A coisa ficou feia!

Ao fazer o up ele conectou no eth0 mas não navega.

reiniciei o computador e daí parou o boot em starting network manager. Tive que entrar agora com o live pen para voltar o arquivo interfaces como era.

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

nem no livepen o cabo de rede direto do note no modem funciona. não conecta, o ícone gira e gira, mas nada.

Tive que usar o cabo usb, agora com o eth1 conectado.

que raiva!

ainda estou no livepen
Quando a máquina é iniciada sem sinal de rede, isso pode acontecer.
Esse cabo foi testado, certo?

Faça o seguinte, conecte a máquina ao roteador, veja se assim ela inicia normalmente --- mesmo que sem internet, por enquanto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #11 Online: 12 de MAR?O de 2012, 09:44 »
Olá zekkerj. Só vou poder fazer novos teste quando voltar pra casa, depois do trabalho, no fim da tarde.

Até lá, deixo aqui o roteiro que pretendemos fazer, esquecendo o roteador por enquanto.

devo resetar o modem da net?

devo ligar o micro com o cabo de rede já no modem? (resetado ou não, no item acima?)

devo resetar o modem com o micro ligado nele, pelo cabo de rede?

qual seria o processo começando do zero? Tenho medo de alguma configuração antiga atrapalhar o procedimento, por isso queria fazer do zero. Não dá pra acreditar que não navego pelo cabo de rede!

Obrigado por enquanto. Valeu.

ps: esqueci de dizer, mas não sei se atrapalha. Estou usando o lubuntu 11.10

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #12 Online: 12 de MAR?O de 2012, 09:58 »
Citar
devo resetar o modem da net?
Não me consta que há alguma configuração que possa ser resetada pelo usuário nesses modems. Mas se conseguir...

Citar
devo ligar o micro com o cabo de rede já no modem? (resetado ou não, no item acima?)
Não deveria fazer diferença. Mas sempre que for trocar o cabo de uma máquina pra outra, o modem deve ser desligado (se possível da tomada, pra não haver chance dele manter a informação da última máquina conectada em memória).

Citar
qual seria o processo começando do zero? Tenho medo de alguma configuração antiga atrapalhar o procedimento, por isso queria fazer do zero. Não dá pra acreditar que não navego pelo cabo de rede!
Olha, o último teste que eu te pedi pra fazer foi conectar ao roteador, e não ao modem, pra tirar uma dúvida. Pq se vc não conectar ao roteador, um diagnóstico possível é que a porta ethernet do seu note queimou.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #13 Online: 12 de MAR?O de 2012, 10:12 »
Editando: pois bem, a dica do outro colega, no outro tópico, não resolveu pra mim. Fiz as configurações no tplink mas não deu certo. Mas eu consegui me conectar com o roteador.

Estou achando que o modem deve ter alguma configuração que não navega pelo cabo de rede, viu.

Citar
Olha, o último teste que eu te pedi pra fazer foi conectar ao roteador, e não ao modem, pra tirar uma dúvida. Pq se vc não conectar ao roteador, um diagnóstico possível é que a porta ethernet do seu note queimou.

Ah, uma espécie de conexão local só com o roteador, isso eu consegui fazer ontem.

Com o cabo de rede no micro entrando na porta 1 do roteador, eu consegui conectar (eth0 ativo) e consegui acessar o ip do roteador pelo navegador, colocando a senha admin e podendo escolher as opções lan, wan, wifi, log, etc...

A conexão wifi criada com esse processo acima, apareceu disponível quando liguei o botão do wireless no laptop. Daí, desliguei o eth0 (pelo ícone) e pedi pra conectar na rede wifi que apareceu. Ele conecta, fica com 100% de qualidade, mas só isso. Nada mais acontece.
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2012, 21:26 por sigur »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #14 Online: 12 de MAR?O de 2012, 23:36 »
Bom, tem um teste definitivo que vc pode fazer: pegar um outro notebook com windows e tentar conectá-lo ao modem por cabo ethernet.

Pq o windows? Pq os bundões da Net nunca vão admitir que o modem está com problema, se você não conectar com uma máquina windows. Vão colocar a culpa sempre no Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D