Autor Tópico: [RESOLVIDO] smbmount (codificação inválida)  (Lida 2072 vezes)

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] smbmount (codificação inválida)
« Online: 08 de MAR?O de 2012, 16:35 »
Pessoal boa tarde,

Estou com a seguinte situação que não consigo resolver.

Tenho um script na empresa para montar as pastas do servidor 2003 no ubuntu 10.04. Este script usa o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
smbmount //servidor/pasta /caminho/da/pasta/no/home -o credentials=/caminho/da/credentialCom este comando eu consigo montar o compartilhamento porém algumas pastas/arquivos que tem no nome acentos como ~ e ç não abrem. A pasta/arquivo fica com (codificação inválida). Porém se eu montar pelo menu "Locais->Conectar ao Servidor" e escolher a opção "Compartilhameto do Windows" todas as pastas/arquivos aparecem corretamente e eu consigo abri-las.

Alguém tem alguma ideia? Ou alguém sabe como descobrir qual comando é utilizado no menu "Conectar ao Servidor"?

Desde já agradeço a ajuda.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 14:59 por cnemer »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: smbmount (codificação inválida)
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2012, 11:26 »
tente adicionar o parâmetro "iocharset=UTF-8" ao fim do seu comando, que deve ficar assim:

smbmount //servidor/pasta /caminho/da/pasta/no/home -o credentials=/caminho/da/credential,iocharset=UTF-8

Se não resolver, monte o compartilhamento pelo gerenciador, da forma que funciona, depois execute o comando "mount". Anote as opções de montagem usadas (elas vão aparecer na linha referente a esse ponto de montagem), e repita-as no seu comando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: smbmount (codificação inválida)
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2012, 14:59 »
zekkerj,

Valeu pela dica, resolvido. Segue abaixo alguns comentários:

Tentei inicialmente com a opção iocharset=UTF-8 mas não deu certo. Apareceu o erro 79 abaixo:
Citar
mount error(79): Can not access a needed shared library
Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs)

Então foi para sua segunda dica. Mas não aparece nada sobre este ponto de montagem na saída do comando mount. Parece que o compartilhamento não é montado. O caminho dele fica assim: smb://Pasta/Compartilhada

Assim pesquisei na net sobre o erro 79 e vi alguns comandos com UTF-8 escrito em minusculo e sem o ifem (utf8).

Dai funcionou tudo certinho. Tipo, quase tudo. Algumas codificações ficaram malucas ainda, mas pelo menos consigo abrir as pastas mesmo com a cod doida.