Iniciante Linux - Compatibilidade de Hardware e Sistemas de arquivos

Iniciado por avramaral, 08 de Março de 2012, 00:40

tópico anterior - próximo tópico

avramaral

Olá pessoal,

Assim como muitos já devem ter feito, eu estou criando esse tópico para poder conversar - e pedir conselhos aos usuários mais experientes, para que me ajudem como novo usuário Linux - Ubuntu.

Eu comprei , mais ainda não chegou, um novo notebook da Dell - Vostro 3450 - e optei, a fim de tentar migrar de um sistema pago e problemático ( Windows ) para um sistema que me ofereça maior estabilidade e flexibilidade, pelo modelo com Linux Ubuntu pré-instalado (Eu vi alguns reviews na internet sobre o sistema que já vem instalado, me corrijam se eu estiver errado, e a versão do Ubuntu que vem é a 10.10 - Portanto, logicamente vou atualizar o sistema para a versão mais nova).

Porém, estou com algumas dúvidas de iniciantes... mas antes, gostaria de aproveitar o tópico pra pedir àqueles que já conhecem o modelo de máquina apresentado acima (ou qualquer outro modelo Dell que veio com Linux pré-instalado) que deixem suas opiniões a respeito do hardware (compatibilidade do hardware com o sistema) assim como o desempenho de suas máquina em si.

Agora sim a dúvida: Eu tenho um HD Externo da Samsung que utiliza como Sistema de Arquivos, o NTFS.. mais uma vez me corrijam se eu estiver errado.. E, pelo que li, esse sistema de arquivos não é compatível com os Linux. Portanto, gostaria de saber se existe alguma outra opção que me permita usar o  HD no Ubuntu, por exemplo?... e caso a resposta seja sim, como devo proceder para fazê-lo ( Se alguém tiver um link legal aí.. ajuda muito, rs ). E não sei se é querer demais, mas há alguma forma de eu conseguir usar esse HD em dois SO diferentes (como Linux e Windows)?

É isso aí galera.. Grato desde já.

Atenciosamente,

André Victor

clodoaldops

1-tenho um dell-1525 que funciona muito bem com ubuntu... uso desde a versão 8.04 sem nenhum problema
2-hd em ntfs podem ser acessados e editados por qq distro linux... o que não pode é instalar linux numa partição ntfs... mas estas partições saõ acessadas e editadas pelo ubuntu sem problemas
3-meu dell-1525 tem 4 partições:
sda1-ntfs-xp + sda2-btfs-BKP + sda3-ext4-ubuntu + sda4-swap
sda1 e sda2 são acessadas e editadas sem problemas pelo ubuntu da sda3

bawlaw

Olá,
Funcionará tudo perfeitamente,
como o Clodoaldops ja disse, o HD é lido sem problemas pelo Linux, eu mesmo tenho um HD desses.

Com Relação à versão do Ubuntu sugiro instalar do zero o Ubuntu 11.10 ou esperar um pouco para instalar do zero o 12.04 que será lançado mes que vem.
assim, voce evita possiveis bugs e lentidões após atualizar.

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Avramaral!

Saudações!

Bem vindo ao mundo Linux! Com certeza, se vc tiver disposição para aprender, não tiver medo de errar e sempre pedir ajuda quando preciso, não terá problemas! (digo, não terá problemas sem solução rsrs...)

Só para ajudar:

1) Migrando do Ruindows: Eu usava XP e migrei para o ubuntu 11.04 (que dava para personalizar e aproximar um pouco com o ambiente do XP (usava a opção "Ubuntu Clássico - Sem Efeitos" no Login do sistema). Instalei em 3 pcs aqui de casa (um velhão que tenho há 8 Anos, 1,6 de processador Intel Pentium, 1 Gb de RAM... melhorou demais o desempenho em relação ao Ruindows...).

Atualmente uso o 10.10 com o Unity (estou gostando muito, mas para quem sai do Windows (XP), pode ser mais complicado.

2) Formatei todos os meus HDs para ext 4: são muito mais rápidos e dão menos problemas.

3) Aprenda a usar o Virtualbox (vc não precisa ficar sem usar windows quando necessário: instala na virtualbox e usa para o que for sem jeito mesmo; e, também, para testar novas versões do Ubuntu - estou testando (e gostando muito) do 12.04);

4) Use todos os seus programas favoritos e insubstituíves do Ruindows usando o programa do Linux chamado Wine (é lógico, existem programas Linux ótimos para substituir os do windowns - pesquise aqui no Fórum).

5) Visite vários sites sobre Linux, mas deixo (além do fórum) duas sugestões: Ubuntued.info (a cada nova versão tem um tutorial mastigado) e o Ubuntu Dicas, além de vários outros que vc o pessoal aqui pode sugerir.

No mais, boa sorte e conte com todos aqui do fórum.

Grande abraço!

Ioca100

André Victor, bem-vindo ao fórum, acho que vc não deveria atualizar o sistema agora, pois, ele está customizado pela Dell. Só para te incentivar,  te digo que uso somente o Ubuntu e não preciso de outro sistema, mas se vc precisar, existe a virtualização.Boa sorte!
Usuário Linux- 449417