Autor Tópico: Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.  (Lida 2135 vezes)

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.
« Online: 02 de MAR?O de 2012, 23:47 »
Boa noite caros colegas!
Gostaria de saber como posso ler arquivos encriptados numa pasta encriptada dentro de uma partição NTFS? Com pastas e arquivos com compactação NTFS não tive nenhum problema, já com esses arquivos encriptados não consigo abri-los. Dá erro em todos. Preciso de um programa ou de um comando específico?
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2012, 06:42 »
Vai depender do que foi usado pra criptografar. Forneça mais detalhes.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2012, 14:26 »
Se eu entendi, essa pasta foi encriptada pelo próprio Windows.

No Windows, esses arquivos são criptografados usando o certificado do usuário, o que sugere que seja usado algum algoritmo de criptografia assimétrica (rsa, dsa, etc). Inclusive se for necessário quebrar a senha desse usuário, é preciso primeiro exportar esse certificado, pois senão o usuário vai perder acesso a esses arquivos, pois ele vai perder acesso ao próprio certificado no processo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2012, 23:28 »
Se eu entendi, essa pasta foi encriptada pelo próprio Windows.

No Windows, esses arquivos são criptografados usando o certificado do usuário, o que sugere que seja usado algum algoritmo de criptografia assimétrica (rsa, dsa, etc). Inclusive se for necessário quebrar a senha desse usuário, é preciso primeiro exportar esse certificado, pois senão o usuário vai perder acesso a esses arquivos, pois ele vai perder acesso ao próprio certificado no processo.

Foi isso mesmo colega; não utilizei algum outro programa para tal. Na hora da encriptação o Win7 criou um arquivo de backup de certificado e se não me engano, nesse assistente era citado uma tal de chave pública. Uma de minhas hipóteses é que terei que usar esse arquivo para ter permissão de acesso à esses arquivos criptografados, mas não sei se vou ter que usar e como usá-lo no Ubuntu.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como ler arquivos encriptados no Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2012, 23:56 »
A forma mais fácil de acessar esses arquivos é levá-los de volta ao windows e usar esse backup pra restaurar o acesso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D