Autor Tópico: virtual box aba aceleração  (Lida 21399 vezes)

Offline amskernel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
virtual box aba aceleração
« Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:21 »
boa noite, estou recebendo a seguinte mensagem quando tento utilizar o virtualbox "a aceleração de hardware VT-x/AMD-V não está disponível em seu sistema bla bla bla" no entanto quando vou na configuração da maquina virtual e vou menu sistemas e aba aceleração esta aba esta desabilitada o que devo fazer para habilitar essa aba ?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:49 »
Uma pergunta, o seu sistema hospedeiro é 32bits e o virtualbox que você instalou nele é 32bits, mas você está tentando instalar um sistema operacional convidado de 64bits?
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 19:51 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline amskernel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:52 »
o inverso meu sistema operacional é ubuntu11.10-64 e virtual box-64 e o S.O. que quero instalar VB é o win8-32
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 19:55 por amskernel »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:59 »
Bem um erro com esses dizeres, mais ou menos, ocorre na situação que perguntei.

Agora não sua situação não sei dizer, então eu pergunto, só para confirmação, se ao escolher o Sistema Operacional: Microsoft windows e mais abaixo em Versão: você escolhe  windows 8 e não a Windows 8  (64bit)?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:04 »
Ativou os adicionais para convidados e instalou também o VirtualBox Extension Pack esse último disponível no site da Oracle.

Recomendo instalar o virtualbox do site da Oracle ao invés do repositório do Ubuntu que instala o VirtualBox OSE.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline amskernel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:06 »
pq na verdade quero saber o pq esta desabilitado a aba aceleração e como corrigir isso pra justamente marcar a opção VT-x/AMD-V - quero instalar o windows 8 - 32bits na maquina virtual ... eu to utilizando a maquina virtual da oracle mesmo.

Offline amskernel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:07 »
instalei o --> Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.1.8-75467

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:19 »
seu usuário faz parte do grupo vboxusers?

Se você não sabe, então no terminal digite:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

trocando seu_usuário pelo seu nome de usuário aí do Ubuntu hospedeiro que você entra. Faça isso com o Virtualbox fechado. Veja se depois disso a aba desativada aparece para você no Virtualbox.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:33 »
Meu Ubuntu é 32bits mesmo podendo usar o 64bits, pois tenho apenas 2GB de ram e alguns aplicativos que uso só funcionam em 32bits, mas como sempre vi opções de SO em 64bits no Virtualbox 32bits que instalei aqui, fiquei intrigado e baixei uma versão 64bits do linux para testar isso e deu um erro muito parecido com isso que você falou, entretanto falava em habilitar algo na BIOS do computador hospedeiro para resolver esse erro.

Agora como a aba aceleração está desabilitada no seu caso e no meu não que mostra referida opção, penso que é capaz do seu computador não suportar tal opção.

De qualquer maneira encontrei um artigo que fala algo a respeito, veja:

http://jorgesalvador.wordpress.com/2011/09/23/instalar-o-windows-8-numa-maquina-virtual-com-o-virtualbox/
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 20:34 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline amskernel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 23:40 »
creio que sim tbm ... entrei no setup procurei algo sobre virtualização e não achei minha maquina é uma itautec W7655 core 2 duo 4gb de memoria. (nesse caso coloco como resolvido no tema do assunto ?)
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 23:43 por amskernel »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 23:46 »
Precisa ver se seu processador suporte essa opção, não são todos que suportam e parece que o seu é um desses, sendo assim não vai conseguir fazer o que quer (instalar um convidado 32bits com hospedeiro 64Bits e vice-versa).
Principalmete se não achou nenhuma opção na bios (alguns pc's já vem habilitado por padrão).
Isso então não é bem um problema e sim falta de suporte do seu hardware :).

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #11 Online: 01 de MAR?O de 2012, 00:52 »
grep -c -E "(vmx|svm)" /proc/cpuinfo

Se aparecer 0, está desabilitado ou seu processador não tem. Pra ter certeza, olhe no site do fabricante.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2012, 01:23 por irtigor »

Offline marcelodantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:51 »
Consegui resolver este problema mas não lembro direito como, vc tem que apertar esc várias vezes enquanto o sistema estiver iniciando. Entre em configuração do sistema e procure pela guia virtualização estará marcada como desativada, mude para ativada e seu problema estará resolvido.

Não lembro direito se os passos são estes, mas foi assim que consegui fazer a virtualização funcionar, estava recebendo a mesma mensagem de erro que você.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: virtual box aba aceleração
« Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:54 »
É justamente o que o Marcelo Dantas disse.
Entre na BIOS e habilite a opção de virtualização Intel.
A Virtual Box funcionará muito bem!
Linux User 586375