Configurar mail server com Roundcube!

Iniciado por brkaw, 19 de Fevereiro de 2012, 19:37

tópico anterior - próximo tópico

brkaw

Fala pessoal como estão?

Bom, eu estava fazendo um email server e tive alguns problemas.

Em ordem os comandos que eu dei no server:

1º:
apt-get update

2º:
apt-get install apache2

3º:
apt-get install php5 php5-gd php5-curl php5-mysql

4º:
apt-get install mysql-server

5º:
apt-get install postfix

6º:
apt-get install dovecot-imapd

7º:
apt-get install dovecot-pop3d

e por fim 8º:
apt-get install roundcube

E então eu fui no:
cd /etc/apache2/sites-available

Fiz um arquivo lá com o mail.meudomino.com.br

Dei um:
a2ensite mail.meudominio.com.br

E depois:
service apache2 restart

Bom, e minha dúvida seria, como acesso meu roundcube pelo browser? Como eu crio uma caixa de email? Como vai funcionar?

Valeu GALERA!

zekkerj

Já tentou ler a documentação do roundcube? Aliás, onde você ouviu falar dele?

Provavelmente nessa documentação vai haver uma instrução sobre como ativar o roundcube em seu site, e como acessá-lo depois.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

brkaw

irtigor

Não achei a documentação ruim... olhou o faq? Lá tá escrito que ele é um cliente, como o Thunderbird, Outlook ou Apple Mail. Não um servidor, como postfix ou sendmail.
http://trac.roundcube.net/wiki/FAQ

----
Não tinha reparado, que você instalou o postfix... se ele tá funcionando, falta configurar o cliente:
http://trac.roundcube.net/wiki/Howto_Install
http://trac.roundcube.net/wiki/Howto_Config

zekkerj

Pelo que entendi (confesso que não fui mais fundo o suficiente pra molhar mais que os pés) o Roundcube é um sistema de webmail. Assim, ele também é um cliente de email, no sentido de que ele vai fazer o que um cliente de email faz (acessar a caixa postal e preparar as mensagens pra serem apresentadas pra você).

O problema do brkaw parece ser na ligação entre o roundcube e o servidor web dele.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

brkaw

Bom vou ser bem sincero. Já abri pelo menos uns 3 tópicos aqui sobre mail servers e a tempos gostaria de aprender sobre isso, mas sempre acabo desistindo por falta de informações.

Eu sei que existem inúmeros TUTORIAIS na internet, eu mesmo aprendi muita coisa com tutoriais. Mas os que tem hoje de mail servers é muito antigo e não funcionam legal, pelo menos no meu ubuntu server 11.10. Sempre tem algo que não bate ou não funciona.

Participo também de um forum de Android Dev, e sempre quando aprendo algo que não encontro legal na web eu mesmo faço os tutoriais e deixo no forum.

Acho que essa coisa de mail server é um dos tutoriais mais carentes na web, se vocês me ajudarem a acertar isso me comprometo a fazer um tutorial "step by step".

Voltando ao que meu problema. Eu tenho instalado o postfix e o dovecot. Porém não sei exatamente nem se eles estão configurados corretamente, a unica coisa que fiz foi dar um apt-get.

Gostaria de por exemplo colocar como imap server o imap.meudominio.com.br e o smtp smtp.meudominio.com.br. Para sem sincero não sei nem exatamente como fazer isso. E depois de configurar isso, como eu testo se ele funciona? E se eu quisesse colocar varios dominios no meu mail server, como isso seria possivel?

O meu segundo passo é configurar um webmail, não precisa ser nem um roundcube da vida, pode ser um mais simples, tipo SquirrelMail.

Sinceramente não quero que ninguém faça nada pra mim, quero aprender, e como não encontro nada legal na web vim para o forum do ubuntu. Se vocês me passarem bons tutoriais ou dicas leves eu consigo buscar mais além, mas hoje acho que eu estou muito cru para isso.

Bom, obrigado pela atenção!

zekkerj

CitarGostaria de por exemplo colocar como imap server o imap.meudominio.com.br e o smtp smtp.meudominio.com.br. Para sem sincero não sei nem exatamente como fazer isso. E depois de configurar isso, como eu testo se ele funciona? E se eu quisesse colocar varios dominios no meu mail server, como isso seria possivel?
Nesse problema eu posso ajudar. Pra que isso aconteça, vc precisa configurar um servidor DNS pra oferecer o seu domínio. Aliás, a configuração de um servidor de correio eletrônico começa exatamente na configuração do DNS. O DNS tem que estar muito bem configurado para que o correio eletrônico funcione.

CitarO meu segundo passo é configurar um webmail, não precisa ser nem um roundcube da vida, pode ser um mais simples, tipo SquirrelMail.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/servidor-emails/

CitarEu sei que existem inúmeros TUTORIAIS na internet, eu mesmo aprendi muita coisa com tutoriais. Mas os que tem hoje de mail servers é muito antigo e não funcionam legal, pelo menos no meu ubuntu server 11.10. Sempre tem algo que não bate ou não funciona.
Sabe pq? Pq ninguém mais cria servidor de correio eletrônico em empresa pequena. Todo mundo parte pra google account, que te dá toda a estrutura pronta, 50 contas de usuário e 10GB de caixa postal, sem custos.

E as empresas grandes usam soluções completas, tipo Microsoft Exchange, Novell Groupwise, Lotus Domino ou o que seja --- até mesmo google accounts, também.

irtigor

Citação de: zekkerj online 29 de Fevereiro de 2012, 11:11
CitarEu sei que existem inúmeros TUTORIAIS na internet, eu mesmo aprendi muita coisa com tutoriais. Mas os que tem hoje de mail servers é muito antigo e não funcionam legal, pelo menos no meu ubuntu server 11.10. Sempre tem algo que não bate ou não funciona.
Sabe pq? Pq ninguém mais cria servidor de correio eletrônico em empresa pequena. Todo mundo parte pra google account, que te dá toda a estrutura pronta, 50 contas de usuário e 10GB de caixa postal, sem custos.

Sem brigar com DNSBL's (RBL), não há graça...