Olá
clebson,
Não entendi bem seu comentário sobre o Kde, o Kde é pelo que sei um ambiente gráfico optado pelas distros, em que algumas o usam por padrão e são seus caros chefes, como é o caso da Mandriva:
É só essa a minha tristeza, em sim o KDE já é praticamente uma distribuição sozinha mas sem um apoio de uma empresa desenvolvendo unicamente(tem o Mandriva que é RPM e tbm esta falindo) para ela fica difícil...
Que recentemente se tornou Mandriva Rosa Desktop, se não me engano. KDE em distros .deb como diz é possível em todas elas, basta sapecar o bicho via linha de comando e/ou optar por algumas já prontas feitas em Kde, que para não fazer apologias não serão citados nomes aqui, mas como outros colegas disseram se ainda prefere o grande ubuntu, simples baixar o minimal, ou mesmo o ubuntu 12.04 oneiric ocelot e se for o último já com ambiente gráfico ir ao Synaptic e buscar kde-full e mandar ver.
Apenas não voltaria ao uso de um sistema cheio de falhas apenas por causa da empresa Canonical não querer mais patrocinar monetariamente a distro de ambiente Kde. Livre de vírus, longe de (R)Wuínas.
T+