Autor Tópico: Rede cabo  (Lida 2416 vezes)

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Rede cabo
« Online: 04 de Fevereiro de 2012, 17:56 »
Estou com um problema realmente estranho: temos na empresa varios pcs com linux (ubuntu e linuxmint); até a ultima atualização do 11.10 eles rodavam (no caso dos ubuntu) o 10.04 muito bem.

Atualizei, tranquilo tudo redondo. Agora estou com 2 maquinas com o 11.10 tudo ok menos a conexão com a internet.

Acontece o seguinte:

temos um modem que envia o sinal (via cabo) para um roteador (switch) e este envia para os PCS; estes 2 pcs com o ubuntu quando conectados pelo cabo dizem que não tem conexão com a internet que o cabo esta desconectado. Dito isso comecei os testes:

Neste mesmo cabo eu tenho um macbook pro e funcionou a conexão; depois coloquei um desktop com windows 7 e funcionou, e por fim um note com windows vista 32 e funcionou. Já crente que era algo nos pcs (seja a placa física ou algo na instalação) resolvi trocar de cabo (e de sala) os pcs com o ubuntu...e o que acontece? a conexão funcionou, veja eu usei o mesmo roteador para ambos os casos, a mesma internet, tudo igual...só mudou o cabo e a porta do switch e começa a funcionar; mas o estranho é que aonde o ubuntu não funciona os outros funcionam (no linuxmint - quando instalados nesta máquina o problema foi o mesmo).

nunca vi disso na vida, alguém tem alguma idéia?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Rede cabo
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 19:02 »
Movido para a sessão => internet, redes e segurança

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 09:46 »
Olá mlhz,

Você parece estar com problema no cabo de rede sim. Talvez mau contato na conexão?
Cabos fora da norma (muito longos, fora do padrão de cores ou crimpados de forma errada) também podem gerar esse efeito.

Outra coisa que pode influir é o aterramento. Mal feito, pode interferir nas conexões elétricas. E a conexão do cabo é uma conexão elétrica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 10:41 »
Mas me explica pq quando eu instalo o ruindows, mesmo o velho xp, nestes pcs e funcioa?
Também pensei na qualidade e comprimento do cabo, segunda-feira vou tentar de novo mas agora vou trocar portasdo switch.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 10:51 »
Drives diferentes, comportamentos diferentes. Um driver pode ser mais tolerante com falhas de hardware que outro.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:36 »
Tem nexo, mas como eu resolvo?

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:52 »
Como faço para trocar o driver da placa de rede???

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 18:29 »
Nem sempre há outro driver disponível. Pras placas wireless normalmente há mais de um driver, mas pras placas cabeadas isso é raro.

Mesmo assim eu insisto que vc primeiro verifique os cabos... pq vc mesmo viu que em outro ponto de rede, essas estações funcionaram.

Offline irtigor

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 22:32 »
Se é o cabo, a solução não é trocar o driver.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 01:26 »
Pois é, mas tudo se resume a uma questão: não sabemos ainda se é o cabo. Ou se não é...

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 08:57 »
não é cabo, acabei de testar com o logon do windows nele e funcionou 100% (tem dual boot nesta máquina).

Pelo menos um ponto positivo, a outra máquina que estava com este problema, não esta mais (amanheceu funcionando), e ela esta mais longe que a que não funciona.

a conexão é q cabo não wireless...olhei os drivers não tem nenhum para mudar.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 10:19 »
Você leu minhas respostas, sobre funcionar no windows e não no linux? Leia de novo pra entender pq eu acho que antes de tentar trocar driver (ou adaptador) você deve rever os cabos.

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 21:02 »
Li sim, o grande problema é que são 50mts de cabo, bom hoje do nada começou a funcionar após umas 10 reiniciadas.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 23:12 »
Desculpe, vc quer dizer que são dois cabos de 50m, no lugar? :o

Esse, mais do que nunca, tem que ser montado seguindo a norma à risca...

Offline mlhz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 21:35 »
na verdade são 3 cabos de 50mts, cada qual em um máquina. teoricamente eles estão montados corretamente. Hoje fiz outro teste, peguei outra máquina e coloquei para testar o cabo, ficou 100%.

como este pc é mais antigo estou desconfiado dele, o driver pode ser velho demais o ubuntu novo não acha o padrão correto. Mas veja que agora esta indo beleza; também estou desconfiado de algo no boot uma vez que esta máquina esta com problemas na bateria.

de qualquer forma agora esta ok, sabe deus como se consertou isso mas esta ok.

obrigado pela ajuda.