Dual boot Lion Ubuntu 11.10

Iniciado por pegasusbsb27, 29 de Janeiro de 2012, 16:30

tópico anterior - próximo tópico

pegasusbsb27

Cansei da maquina virtual e decidi instalar o Ubuntu numa outra partição... ??? E aí é que começam os problemas ( é incrível como é mais fácil instalar um Windows que um Linux numa máquina Unix...Mas enfim, tentei seguir o velho caminho do rEFit e bootcamp mas não funcionou. Instalei o rEFit reiniciei, mas não apareceu nada de diferente na inicialização ( desconfio que o Lion nem tomou conhecimento dele... :( ). Mesmo assim, tentei instalar o Ubuntu via bootcamp mas o bootcamp me disse que aquela coisa no superdrive não era um...Ruindos!!! ;D e se recusou a tocar a bola pra frente!!! E agora...? Vou ter que ficar no que eu chamo de "masturbação operacional" ( porque no fundo no fundo é isso que virtualização é... :) ) ou será que tem aqui no forum uma boa alma, que já tenha passado por tudo isso, resolveu e instalou esse dual boot numa boa e queira me ensinar como se faz... :P To rezando e aguardando... :-*

pegasusbsb27

Niquel ele detonou o Mac. Não é minha intenção fazer isso de modo algum. O que eu quero é um dual boot... ;D

xluisfernando

Existe um gerenciador de boot para Mac, muito usado em Hackintosh, chamado chameleon. No kexts.com você encontra ele. Não tenho certeza se funciona com o Lion, mas no Snow funciona bem.

Para tanto, é preciso que a instalação do grub do linux seja feita na partição e não se deve criar partição swap. Assim, o chameleon reconhece partição como Linux e carrega o grub.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

pegasusbsb27

Sei não...acho que vou ficar com a máquina virtual mesmo. Com ela não tenho problema, por exemplo, com os gestos do Magic Trackpad...

xluisfernando

Citação de: pegasusbsb27 online 31 de Janeiro de 2012, 19:37
Sei não...acho que vou ficar com a máquina virtual mesmo. Com ela não tenho problema, por exemplo, com os gestos do Magic Trackpad...
Os macbooks com Snow Leopard vinham com o DVD do sistema operacional no pacote. Então, considerando que o trabalho será fazer o backup e se não funcionar o dual boot, restaurar o sistema a partir do DVD, a decisão de usar máquina virtual ou tentar fazer o dual boot dependerá da sua necessidade e do seu tempo disponível.

Eu uso o Snow 10.6.6 em um PC AMD, com instalação retail... Funciona, mas, talvez por uma questão de afinidade, eu praticamente só uso o ubuntu mesmo... Quando estou estudando, eu seleciono o debian.

Acho que mantenho o mac mais pela praticidade do gerenciador de boot chameleon RC5 do que propriamente pelo sistema. Particularmente o design e o hardware da Apple são incríveis, mas pelo uso que faço posso dizer com propriedade que o ubuntu bem instalado e com os pacotes restric-extra acaba sendo mais prático, já que na instalação padrão do OSX você precisa baixar diversos plugins diferentes para rodar vídeos em formato flv, mp4 ou wmv. Formato ogg, esquece.

Com o ubuntu 10.04LTS, usando mplayer, até hoje não encontrei um vídeo que não funcionasse... Consigo até rodar um vídeo wmv em formato 720p num netbook atom.

Agora, se a pessoa tem o macbook com os pacotes iLife ou faz um uso mais específico, a história é outra.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS