Autor Tópico: [RESOLVIDO] Sobre Partições  (Lida 3722 vezes)

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Sobre Partições
« Online: 28 de Janeiro de 2012, 01:11 »
Pessoal, instalei o Ubuntu 11.10 ontem, to gostando e tal, mas acho que fiz algo errado.

Tinha o Windows 7 e um HD de 160 GBs, fiz uma partição de 70 GBs para backup dos arquivos...
Na hora de instalar, apaguei a partição do sistema e coloquei 1GB de Swap e o resto foi para a raiz (/).
Eu nem mexi na partição do backup nas opções de quando estava instalando o Ubuntu, então deve estar em nfts agora.
O problema é que 70 GBs é muito pouco para meus arquivos, fiz desse tamanho porque era o que dava mesmo, o resto gravei em DVDs e tal...
(Queria uns 120 pra /home)

Eu já vou reformatar mesmo, porque dessa vez coloquei mais pra testar bem e usar por um tempo, então vou formatar de novo pra começar a usar pra valer (isso é tipo um TOC, não me perguntem rs). :B

Queria saber se da pra mim aumentar a partição de arquivos, então quando eu formatar, colocava a partição dos arquivos como /home (só agora que entendi que precisava por home em uma delas).

Mas se eu fizer isso, a partição home vai ficar como nfts? Se ficar, isso tem algum problema? E se ficar como ext4, e eu resolver instalar o Windows novamente (ou colocar em um Dual Boot), o Windows vai poder ler/modificar normalmente os arquivos?

Valew.  ;)

PS.: Fiz outro tópico porque como o zekkerj disse, colocar outras coisas naquele tópico do outro problema ia gerar bagunça. :X
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, 05:27 por GersonPietroski »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2012, 01:30 »
Se quiser uma /home separada tem que ser em ext ou algum formato suportado pelo linux não ntfs, se for reinstalar o windows, vai perder a partição, a não ser que você a edite novamente, usando um live cd e deixando uma parte para o windows.

na instalação que você fizer se, for querer deixar a /home separada, apague a partição atual (70G) e refaça com o tamanho que quiser.

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2012, 01:42 »
Muito obrigado por responder! =]

Se quiser uma /home separada tem que ser em ext ou algum formato suportado pelo linux não ntfs, se for reinstalar o windows, vai perder a partição, a não ser que você a edite novamente, usando um live cd e deixando uma parte para o windows.
Mas vamos dizer que eu vou deixar 20 GBs para a raiz (/) e 140 para /home, então eu coloco o Windows na partição que antes estava a raiz. Quando iniciar o sistema com o Windows, ele não vai reconhecer nada que estiver na outra partição? D:
Ou o Windows não reconhece as partições do Linux e reconhece tudo como uma partição só e formata tudo de vez?

na instalação que você fizer se, for querer deixar a /home separada, apague a partição atual (70G) e refaça com o tamanho que quiser.
Mas fazendo assim, vou perder tudo o meu backup que está na partição nfts de 70G não? :(

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2012, 01:50 »
Mas vamos dizer que eu vou deixar 20 GBs para a raiz (/) e 140 para /home, então eu coloco o Windows na partição que antes estava a raiz. Quando iniciar o sistema com o Windows, ele não vai reconhecer nada que estiver na outra partição? D:
Não vai reconhecer nada, o windows só reconhece partições em NTFS e FAT.

Citação de: GersonPietroski
Mas fazendo assim, vou perder tudo o meu backup que está na partição nfts de 70G não? :(
Sim, vai perder tudo, então faça backup, tente conseguir um HD externo emprestado.

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2012, 02:20 »
Triste. D:
Não conheço ninguém com HD externo que possa me emprestar no momento...
Vou ter que comprar uns 15 DVD-L amanhã. D:
Mas vou esperar mais um pouco pra ter certeza se vou passar a usar Linux por bastante tempo mesmo, porque vai que eu resolvo voltar para o Windows em pouco tempo...

Mas só pra saber, seria fácil fazer uma partição ntfs para backup no Ubuntu?
No caso de eu voltar ao Windows, pra fazer o backup e não precisar comprar milhões de DVDs de novo. xD

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2012, 02:25 »
Sim, é só criar uma partição com o gparted normalmente, no tipo coloque ntfs, como faria com ext etc.
Mas tem que estar em livecd para isso, por que a partição terá que ser redimencionada.

Mas é "quase" certeza que você não vai querer voltar para windows :)

Quem experimenta coisa boa, não quer largar mais, hehe.

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2012, 02:40 »
Eu acho muito provável que não vou querer voltar... quanto mais mexo aqui, mais vicio. xD Só é meio complicado alguns aplicativos que tem que instalar pelo Terminal e até agora não entendi o motivo. :S

Enfim...

Vou fazer uma pergunta MUITO n00b aqui, mas já vi em vários lugares e ainda não entendi o que ser isso... xD
O que é LiveCD? '-'

Aproveitando o post...
Quantos GBs é recomendado pra deixar pra raiz? Quanto o Ubuntu pesa em GBs logo depois de instalado?

EDIT: Me bateu uma dúvida aqui... quando eu crio uma partição no Windows, a gente coloca a letra que a gente quer pra ele (C:/ ou D:/...), se eu fizer a partição ntfs no Ubuntu, o Windows vai colocar uma letra aleatória depois?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, 02:42 por GersonPietroski »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2012, 02:43 »
Livecd é rodar o sistema operacional apartir do cd(sem instalar nada no hd)

Bem pode deixar uns 20 gigas que da conta, mas se preferir uma folga(e se gravar muitos cd/dvds) deixa 30 gigas que já é suficiente.

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2012, 02:57 »
Da pra fazer um LiveCD com o gparted?

-----

O que tem na raiz? Só sistema e os aplicativos não é?
É que você falou de gravar muitos CDs e DVDs, isso não ficaria na Home?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:11 »
No caso para gravar um cd/dvd ele vai gravar uma imagem do cd ( conhecida como .ISO) na pasta temporaria que é do sistema e por isso usará espaço do sistema e assim que termina é deletado essa pasta, no k3b da para determinar onde vai ser feito esta imagem, mas no Braseiro eu não sei se dá.

não da para fazer um livecd a partir do gparted, você leu a wiki no link do meu post anterior?
na raiz tem todo os sistema em si, só não tem as configurações pessoal, arquivos pessoais etc pessoais.
Todo e qualquer aplicativo instalado pela central de programas ou pelo terminal será instalado na raiz do sistema, por isso a solicitação da senha para instalação.

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:21 »
No caso para gravar um cd/dvd ele vai gravar uma imagem do cd ( conhecida como .ISO) na pasta temporaria que é do sistema e por isso usará espaço do sistema e assim que termina é deletado essa pasta, no k3b da para determinar onde vai ser feito esta imagem, mas no Braseiro eu não sei se dá.
Ah ta... achei que ele gravava alguma ISO que a gente copiava lá sem permissão e não dava mais pra tirar. IUAHEUAUIHE
não da para fazer um livecd a partir do gparted, você leu a wiki no link do meu post anterior?
Li sim. Mas não entendi o porque de usar um LiveCD quando já teria feito a partição pelo gParted... '-'

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:26 »
Você perguntou se daria depois para fazer uma partição em ntfs para que o windows pudesse ler.
Mas só pra saber, seria fácil fazer uma partição ntfs para backup no Ubuntu?

Essa seria feita pelo gparted, ou se quiser já faça na instalação, mas não é possível usa-la como /home ok?

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:40 »
Você perguntou se daria depois para fazer uma partição em ntfs para que o windows pudesse ler.
Mas só pra saber, seria fácil fazer uma partição ntfs para backup no Ubuntu?

Essa seria feita pelo gparted, ou se quiser já faça na instalação, mas não é possível usa-la como /home ok?
Não da boa fazer agora, porque ia ficar muito cheio e eu tenho muita coisa, e ta sempre crescendo os arquivos aqui. xD
Seria só no caso de eu formatar com o Windows, então eu faria uma partição ntfs, colocaria os meus arquivos la (antes apagaria coisas inúteis, e gravaria umas coisas em DVDs pra caber), e então formatava (como sempre fiz no Windows), isso que eu estava pensando... o LiveCD serviria pra que aí?

Só mais uma coisa, todas as distribuições que usam o núcleo Linux tem esse mesmo negócio de / e /home e tudo mais? Se mudar o Linux os arquivos da /ome continuam intactos? Se for, achei bem legal isso... não vou mais ter preocupações quando precisar formatar o PC e-ou atualizar para outro sistema. rs

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:48 »
Sim praticamente todas as distros, pode sim usa uma /home para outra distro.

E bem pensado como você faria a formatação através do windows ele iria apagar tudo sem nem deixar você copiar, por que ele não iria reconhecer a partição linux então como você passaria seus arquivos para lá (NTFS)??

primeiro iria precisar criar a partição a partir do linux e copiar para depois instalar o windows entendeu?
o livecd seria ara redimensionar a partição que você criou para o /home para poder criar uma NTFS sem perder os arquivos (claro que essa partição não pode estar cheia :P).

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:51 »
Sim praticamente todas as distros, pode sim usa uma /home para outra distro.

E bem pensado como você faria a formatação através do windows ele iria apagar tudo sem nem deixar você copiar, por que ele não iria reconhecer a partição linux então como você passaria seus arquivos para lá (NTFS)??

primeiro iria precisar criar a partição a partir do linux e copiar para depois instalar o windows entendeu?
o livecd seria ara redimensionar a partição que você criou para o /home para poder criar uma NTFS sem perder os arquivos (claro que essa partição não pode estar cheia :P).
Ah ta, eu iria criar antes a partição NTFS, mas não sabia que precisaria do LiveCD para redimensionar a /home (é que no Windows, não precisa disso né). :X
Mas esse LiveCD seria qual? Tem a ISO pra download gratuito? xD