Autor Tópico: Servidor Ubuntu para Múltiplas situações  (Lida 1596 vezes)

Offline lgvsuporte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Servidor Ubuntu para Múltiplas situações
« Online: 23 de Janeiro de 2012, 17:39 »
Perguntas Introdutórias:

Posso criar um servidor para:

      1. Hospedar a minha Home Page
      2. Acessar remotamente os meus arquivos da Rua
      3. Servidor de Impressão
      4. Permitir máquinas windows acessarem o conteúdo dos arquivos e impressoras.

Gostaria de fazer tudo isso em apenas um computador, que atuaria como
um servidor dedicado.

Para executar a tarefa acima, desejo antes de tudo, informar que já possuo a seguinte infra-estrutura de rede:

      1. Roteador wireless, Access poits e cabeamento RJ.
      2. Possuo em algumas máquinas o Windows XP e 7
      3. Posso colocar o Ubuntu Server + Gnome? Gosto do ambiente gráfico.... (pouco será usado)

Tenho acompanhado o fórum, e à partir de minhas pesquisas, outras perguntas surgiram...

1. Devo dispensar o roteador? Fazer tudo com uma outra placa de rede?
2. Como faço como Wireless, transformo o Roteador em um mero acess point?

Consigo perfeitamente usar o modo texto, porém gostaria de em algumas vezes, usar o computador com um editor de texto ou navegar.

Como veem, são muitas as dúvidas!

Obrigado por qualquer ajuda,

Leonardo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu para Múltiplas situações
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2012, 18:54 »
Citar
Devo dispensar o roteador?
Eu entendo que não deve. Mas não quer dizer que não possa.
Eu não gosto da solução que coloca a mesma máquina como firewall e como servidor de arquivos, por um motivo simples: caso essa máquina seja invadida, você está colocando seus arquivos de bandeja pro invasor.
Mas tecnicamente, é possível sim.

Citar
Como faço como Wireless, transformo o Roteador em um mero acess point?
Definitivamente eu não recomendo que você tente fazer isso. Isso demandará um esforço do seu servidor que poderia ser alocado pra outras coisas. Sem contar que pra funcionar como Access Point, você precisará de um adaptador de rede que trabalhe em modo AP, e poucos fazem isso com os drivers do Linux. Junte com o tempo que vc vai levar pra colocar isso tudo pra funcionar, e vc vai ver que simplesmente não vale a pena num ambiente de produção.

Citar
Posso criar um servidor para (...) Hospedar a minha Home Page
Outra coisa que não vale a pena. Hospedar sua página em um provedor especializado é mais barato e mais eficiente.

Citar
Possuo em algumas máquinas o Windows XP e 7
Quantas no total?

Citar
Posso colocar o Ubuntu Server + Gnome? Gosto do ambiente gráfico.... (pouco será usado)
(...)
Consigo perfeitamente usar o modo texto, porém gostaria de em algumas vezes, usar o computador com um editor de texto ou navegar.
Claro que pode instalar uma interface gráfica. Afinal a máquina é sua, você deve comandar o que instala nela.

Mas pq vc precisaria usar um editor de textos no servidor, exceto pra configurar o próprio servidor? Documentos de texto mesmo, tipo, word, excel (*), swriter, etc, são coisa de estação de trabalho. Então, se vc está pensando em instalar gráficos no servidor apenas por isso, voltamos à mesma frase: "não vale a pena". Mas a decisão final é e sempre será sua.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lgvsuporte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu para Múltiplas situações
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2012, 00:50 »
Servidor Linux II

Entendi, então devo fazer o seguinte...

1. Manter o Roteador
2. Usar um computador dedicado para:
      2a. Servidor de Arquivos
      2b. Servidor de Impressão

Sobre hospedar a home-page, foi mais uma viagem, como sou estudante, estou testando todas as possibilidades...

Obrigado,

lgv