Autor Tópico: Valve e Linux: O dilema está de volta  (Lida 11020 vezes)

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Valve e Linux: O dilema está de volta
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2012, 10:20 »
Vão usar o motor do Wine. OU apenas o software da Valve será compatível com ele.

Agora jogos do Windows rodando *nativamente* no Linux, aí eu já duvido. Pra começar Linux não tem DX11, e nem aceleração por GPU.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Valve e Linux: O dilema está de volta
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2012, 11:06 »
openGL não é aceleração por GPU?
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Valve e Linux: O dilema está de volta
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2012, 11:41 »
O garfo está enganado. O MacOS também não tem directx e já tem steam, todos os jogos nesse caso usam opengl entre outras coisas. O blog da wolfire (produtora independente) tem alguns textos bem interessantes, pra quem quiser se aprofundar.

Quanto a noticia, a página de contração já existe a anos: http://web.archive.org/web/20070921230928/http:/www.valvesoftware.com/job-SenSoftEngineer.html

phillipehugo

  • Visitante
Re: Valve e Linux: O dilema está de volta
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2012, 10:19 »
Antes de efetuar a compra no shop da valve, tem o sistema que o jogo roda, alguns tens macOS outros Windows e outros tem os 2, ele informa a compatibilidade.

Offline Julian Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu-BR-SC LoCo Team Leader
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2012, 11:40 »
Este é, provavelmente, um dos melhores dias Linux da minha vida. É com grande prazer que anuncio que a Valve está mesmo trazendo a Steam e a engine source para o Linux, e que os planos da empresa para nossos sistema operacional vão muito além de apenas isso.

Confirmado os rumores anteriores, Michael Larabel (do blog Phoronix) foi convidado por Gabe Newell (fundador da Valve) a fazer um tour pelas instalações da Valve e, pasmem, testar o cliente Linux da Steam. O que ele viu no seu passeio? O céu para os Linux gamers.

Confira mais detalhes no post do blog Ubuntu-BR-SC!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2012, 12:43 »
Boa notícia.

Agora sim alguns linuxeiros terão a oportunidade de largar o Windows definitivamente. Agora não têm mais desculpas.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2012, 13:37 »
Ola

Só quero ver o preço que a Valve irá cobrar pelos seus jogos.

Ou alguém tem duvidas que uma empresa como a Valve irá disponibilizar jogos sem cobrar?

[]'s

Offline Dissection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2012, 14:11 »
achei bem interessante, ainda mais pq sou usuário linux e já faz tempo que não uso windows, mas fica a grande pergunta, será que com isso as impressas que fazem os jogos iram portar seus jogos para Linux?
pq ter um cliente Steam linux é uma coisa, mas somente viver com os raríssimos jogos que
aparecem para ele, vai acabar ficando elas por eles.
o próprio Desura que é um sistema semelhante ao Steam lançou recentemente um cliente linux, mas peca na falta de jogos, pois enquanto não se ver jogos de nível como SSFIVAE, Resident Evil, entre outros rodando nativamente em linux, a coisa não vai andar.
« Última modificação: 25 de Abril de 2012, 14:18 por Dissection »

Creto

  • Visitante
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2012, 14:20 »
Ou alguém tem duvidas que uma empresa como a Valve irá disponibilizar jogos sem cobrar?
[]'s
Quando estiver nos repositórios também quero ver, mas como o Tota, acreditar que será open é outra coisa.

T+

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2012, 14:46 »
Citar
Só quero ver o preço que a Valve irá cobrar pelos seus jogos.

Olha... acho que provavelmente será o mesmo preço que eles cobram para windows. Por que cobrariam mais?
Além do mais, eu acho que é meio difícil produzir certos títulos sem cobrar... disponibilizar games gratuitamente afasta investidores, é um fato.
Tem poucos títulos da Valve que me interessam, mas acredito que é um grande começo, pois é um empresa muito popular. É um grande passo para começarmos a ver Lan Houses rodando o Ubuntu. Aqui na minha cidade (São Gonçalo -RJ) tem uma unica Lan que é feita com Ubuntu, eles utilizam alguns jogos via Wine, como GTA San Andreas (da Rockstar games) e Counter Strike (que é da Valve) e alguns outros jogos online nativos. Existem outras Lans que passariam a utilizar Ubuntu se fosse mais fácil instalar jogos.
 

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2012, 14:55 »
Boa notícia.

Agora sim alguns linuxeiros terão a oportunidade de largar o Windows definitivamente. Agora não têm mais desculpas.  :D

Acho que você não entendeu a noticia, a Valve irá trazer o Steam e a "engine Source" para o linux.

Engine source só abrange jogos com engine do Half-life, left4dead e counter strike e alguns outros poucos. Engine essa defasada já desde 2008 e até que saia o HL3 (sem previsão) a engine tá estacanda lá e deixada de lado. Claro que já um começo para quem usa o linux. Mais largar o windows só por causa da noticia de uma engine de 2005 (lá pela época de HL) ser liberada já é demais, quase ninguém compra mais estes jogos somente saudosistas, na época que comprei custavam 100 reais, hoje estes jogos anunciados custam no maximo 20 reais.


Quanto aos preços são os mesmos se voce olhar lá na loja, Windows e Mac não tem diferença de valor, creio que para o linux seje o mesmo valor também.
As engines poderosas atualmente são a Cryengine (crysis) e unreal engine 3 (bioshock e metro 2033) que são jogos atualmente jogados creio que nunca sairão para linux nas próximas décadas.
« Última modificação: 25 de Abril de 2012, 15:06 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2012, 15:11 »
Citar
Engine source só abrange jogos com engine do Half-life, left4dead e counter strike e alguns outros poucos.

Não sabia... eu não curto Counter Strike nem os outros jogos que mencionou... então... que pena.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2012, 15:46 »
Citar
Engine source só abrange jogos com engine do Half-life, left4dead e counter strike e alguns outros poucos. Engine essa defasada já desde 2008 e até que saia o HL3 (sem previsão) a engine tá estacanda lá e deixada de lado.

Citar
As engines poderosas atualmente são a Cryengine (crysis) e unreal engine 3 (bioshock e metro 2033) que são jogos atualmente jogados creio que nunca sairão para linux nas próximas décadas.


Vish... desanimei agora.  :(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2012, 16:30 »
http://source.valvesoftware.com/

Source technology powers some of the most critically-acclaimed PC and console games, including:
(1) Half Life 2 + Episodes One and Two (2) Portal (3) Team Fortress 2 (4) Counter-Strike: Source.

Dessa lista acima ainda tem o left4dead 1 e 2 também e day of defeat source e talvez algum outro que não me lembre no momento.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2