Autor Tópico: Serviço ou programa para unificar discos  (Lida 2239 vezes)

Offline Schao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Serviço ou programa para unificar discos
« Online: 17 de Janeiro de 2012, 20:51 »
Olá pessoal, ha algum tempo resolvi montar um "NAS" utilizando Ubuntu server, consegui instalar tudo eu queria e esta tudo funcionando perfeitamente!

Porém estou aumentando a quantidade de discos e isso causa uma "bagunça" ao acessar o NAS, pois parte dos filmes estão em um HD, o restante em outro e assim por diante.

Então o que eu gostaria de fazer é mostrar na rede como se existisse apenas um disco com a capacidade total dos discos instalados, algo como Storage Pool. Andei lendo sobre aufs, unraid, flexraid... mas não achei muito material e pelo pouco que achei não entendi corretamente!

Então, alguem sabe como posso implementar isso no meu servidor Ubuntu?

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço ou programa para unificar discos
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2012, 00:29 »
http://www.dicas-l.com.br/arquivo/unindo_particoes_com_o_mhddfs.php
Já usei e aprovo. Fácil fácil de implementar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Schao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Serviço ou programa para unificar discos
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2012, 09:41 »
Poxa amigo, como não achei isso antes! Parece ser exatamente o que procuro!

Só restaram algumas dúvidas, se você puder me auxiliar agradeço!

1. Pelo que entendi se algum hd der problema eu perco somente o que está nele, o restante se mantém itacto e plenamente "acessável"?

2. Vamos supor que eu tenha dois HDs de 500 Gb, atualmente no primeiro tem a pasta filmes com 250 Gb de filmes e o segundo tem a pasta Seriados com 250 Gb de seriados. Pelo que entendi nesse novo ponto de montagem ficarao visiveis as duas pastas com os respectivos arquivos, agora se eu adicionar algum arquivo na pasta Filmes através desse ponto de montagem virtual, esse arquivo ficará no primeiro disco, no segundo ou não tenho como saber? (considerando a situação acima, ou seja, existe espaço disponivel)

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço ou programa para unificar discos
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2012, 11:24 »
1. Pelo que entendi se algum hd der problema eu perco somente o que está nele, o restante se mantém itacto e plenamente "acessável"?
Sim, é exatamente como funciona.

Citar
2. Vamos supor que eu tenha dois HDs de 500 Gb, atualmente no primeiro tem a pasta filmes com 250 Gb de filmes e o segundo tem a pasta Seriados com 250 Gb de seriados. Pelo que entendi nesse novo ponto de montagem ficarao visiveis as duas pastas com os respectivos arquivos, agora se eu adicionar algum arquivo na pasta Filmes através desse ponto de montagem virtual, esse arquivo ficará no primeiro disco, no segundo ou não tenho como saber? (considerando a situação acima, ou seja, existe espaço disponivel)
Olha, eu não sei como o sistema se comporta com sub-diretórios. Eu sei que com arquivos, os arquivos são criados na unidade com mais espaço disponível.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Schao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Serviço ou programa para unificar discos
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2012, 14:04 »
Bom amigo, muito obrigado pela sua ajuda!

Quanto a minha segunda dúvida vou instalá-lo e testar pra ver como funciona, caso ele coloque os arquivos dentro das pastas é simplesmente perfeito pro que eu queria... se não colocar complica um pouco por que imagina a bagunça que vai ficar o dia que quiser desfazer esse "array"?!

Quando tiver um resultado posto aqui, pode ser que seja util pra mais alguém!

Mais uma vez obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço ou programa para unificar discos
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2012, 14:35 »
Pra desfazer é fácil: basta "esquecer" que os componentes existem, e pensar apenas no diretório resultante. Daí é só pegar os arquivos da unidade composta e transferir pra outra, unificada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D