Autor Tópico: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!  (Lida 2288 vezes)

Offline leox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Online: 16 de Janeiro de 2012, 12:39 »
Olá galerinha... ;)

É o seguinte... desenvolvi um sistema em C++ (pelo Embarcadero CodeGear C++ Builder - no MS Win 7) com Banco MySQL (wamp) - Onde o mesmo roda 100% com um ODBC MySQL para conectar ao DB.

Com a expansão do software livre e a cada dia vejo mais e mais servidores linux em qualquer tipo de comércio, quero testar meu software com Linux, mais especificamente no meu Ubuntu.

Para isso, já busquei na internet:
* Como instalar o Wine para tentar rodar meu software;
* Como instalar o MySQL (LAMP) para fazer do Ubuntu um DB Server;

Porém não faço ideia de:
* Como rodar/instalar o meu software pelo Wine? - Apenas gero o executável após compilação.
* Como instalar o ODBC de MySQL no Ubuntu? - Para conectar com o DB.

Gostaria de saber se isso que estou tentando fazer, tem jeito? Se sim, por onde devo começar? E o que precisarei para isso?

Obs.: Ainda sou bem leigo em Linux e iniciante com Ubuntu. :)

Sem mais, saudações a todos e desde já agradeço.

Att;

Leox.

PS.: Não sei aqui é a área certa de postagem sobre o assunto, mas qualquer coisa podem alterar! ;)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 13:05 por leox »
Att;

Leox.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2012, 14:32 »
Se o aplicativo é seu, logo você tem o código fonte, então porque não faz ele ser multiplataforma (rodar no linux sem a camada do wine)? Se seguiu boas praticas o trabalho pode até ser fácil.

http://packages.ubuntu.com/search?suite=oneiric&section=all&arch=any&searchon=names&keywords=odbc

Offline leox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:05 »
Se o aplicativo é seu, logo você tem o código fonte, então porque não faz ele ser multiplataforma (rodar no linux sem a camada do wine)? Se seguiu boas praticas o trabalho pode até ser fácil.

http://packages.ubuntu.com/search?suite=oneiric&section=all&arch=any&searchon=names&keywords=odbc

Valeu pela dica "irtigor"!

Como posso seguir essa sua dica com meu código? Você diz em recompilá-lo dentro do Linux? Se sim, não sabia que havia essa possibilidade!

Quanto ao link que enviou, fiz o download do MySQL ODBC driver e unixodbc (Recomendável).

Para fazer a instalação dos pacotes é: sudo dpkg -i *.deb?

Att;

Leox.
Att;

Leox.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2012, 17:57 »
É, recompilar no linux adequando o que for necessário. Você pode instalar os pacotes usando o dpkg, mas se tem acesso a internet na máquina, prefira o apt-get, central de programas, etc.

Darcamo

  • Visitante
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:44 »
Mesmo o programa sendo seu e você tendo o fonte, se você nunca programou em C++ no Linux (e dessa forma não se preocupou com portabildade desde o início) então pode ser trabalhoso adaptar para compilar também no Linux, embora seja a solução ideal.

As principais perguntas são:
  • Todas as bibliotecas externa que você usou funcionam do Linux?
  • Seu código é C++ "puro" (segundo o padrão ANSI/ISO) ou usa (frequentemente) "facilidades" dependentes da plataforma (coisas específicas do Visual C++, ou da MSDN, por exemplo, não tenho experiência em C++ no Windows para ter uma ideia)?

A primeira pergunta talvez seja a mais importante, já que é algo que você não controla.

Se a resposta de uma dessas perguntas for "não" então eu continuaria tentando rodar pelo wine. Vai que ele roda sem maiores problemas. O Wine muitas vezes surpreende.

Enquanto isso vai pensando no que é necessário modificar no seu programa para que a resposta que foi "não" se torne um "sim".

Mas se a resposta foi "sim" para ambas, então tenta logo recompilar o seu programa no Linux. Problemas vão surgir (sempre surgem em C++  :P ), mas cada caso você vai tirando as dúvidas aqui mesmo no Fórum.

Offline leox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:29 »
Antes de tudo, agradeço a irtigor e Darcamo pelas respostas. E desculpem pelo atraso da minha reposta, pois estava passando mal (dengue). ¬¬'

Darcamo, quanto a reposta da primeira pergunta é: não... mas de não sei. ;D
Mas creio que não, pois o desenvolvi dentro de uma ferramenta RAD (CodeGear C++ Builder). Talvez eu saberia dizer caso eu tentasse recompilar dentro do Linux. Recomenda algum compilador?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 12:22 por leox »
Att;

Leox.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2012, 18:09 »
g++.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2012, 18:59 »
Talvez vc se interesse pelo Quanta+...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline leox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Quero rodar meu aplicativo C++ com MySQL no Ubuntu!
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2012, 09:17 »
Valeu pelas dicas irtigor e zekkerj!

Tentarei assim que possível e em caso de qualquer dúvida, postarei aqui!

Saudações e Obrigado!


PS: Por favor, movam esse meu tópico para a área de Aplicativos, uma vez que o mesmo deixou de ter o sentido de Servidor.
Att;

Leox.