Autor Tópico: (Resolvido) One or more block devices are holding /dev/sda9  (Lida 1246 vezes)

phillipehugo

  • Visitante
(Resolvido) One or more block devices are holding /dev/sda9
« Online: 12 de Janeiro de 2012, 08:17 »
Olá galera, tive problemas recentes com o dual boot do WIN 7 e UBUNTU 11.10, tive de reinstalar o GRUB. Até ai tudo bem botei o sistema pra funcionar normal de novo, só que quando abri a tela do GPART (Editor de partições do LINUX) tá uma zona meu HD conforme imagem :



Meus dados de backup, arquivos e tudo mais ficam neste NTFS chamado DADOS, que está lá embaixo não sei porque e fica dando erro de leitura, o que significa esta chavezinha que aparece em algumas partições, será que perdi tudo ?  :'(



Tô chateado, meus documentos até do trabalho estavam na partição DADOS. O linux foi instalado naquele esquema (raiz, home e swap, cada um numa partição). Lembrando que meu HD tem 1.000 gigabytes.

Alguém pode dar uma luz ?
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 10:09 por phillipehugo »

phillipehugo

  • Visitante
Re: One or more block devices are holding /dev/sda9
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:20 »
ninguém  ???

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: One or more block devices are holding /dev/sda9
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:22 »
Se ainda tiver o Windows instalado, sugiro ir lá e ver quantos GB tem de arquivos pessoais. Se forem até 4GB, é possível salvar todos num DVD-RW, depois reinstalar o Ubuntu e, durante a instalação, editar as novas partições.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: One or more block devices are holding /dev/sda9
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:58 »
A chave indica que a partição está montada. Examine a partição com problema, se tiver dualboot com windows faça por lá (ntfs é nativo dele), no linux o ntfsfix talvez ajude.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: One or more block devices are holding /dev/sda9
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2012, 21:12 »
Do pouco que pesquisei sobre este erro existem duas possibilidades. Se a sua placa tiver disponível RAID o Ubuntu pode estar "forçando" uma montagem em RAID, o outro caso é o Grub2 ter danificado essa partição.

No caso de erro por conta do RAID, tem que remover o pacote dmraid, tente desmontar a partição e montar novamente! As vezes é preciso reiniciar a máquina após remover o pacote dmraid!

No segundo caso é tentar acessar seus dados pelo Windows e mandar ele fazer uma checagem completa e torcer para  que tudo continue lá!

Mas a pergunta que não quer calar....  

Porque o seu Backup está dentro do mesmo disco do sistema?  ::) ::) ::)

Link do Fórum Gringo: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1325650
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

phillipehugo

  • Visitante
Re: One or more block devices are holding /dev/sda9
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2012, 10:09 »
Já resolvi.

Fiz backup dos 130 gigas da partição DADOS, formatei pelo windows e coloquei de novo na mesma partição DADOS, reiniciei e entrei pelo linux, fui olhar tá lendo e escrevendo na partição normalmente.