Autor Tópico: GIMP - Dica  (Lida 9838 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
GIMP - Dica
« Online: 09 de Janeiro de 2012, 14:07 »
Olá a todos usuários do fórum e da familia Ubuntu
Por: jorge505

O tutorial de hoje é mais uma do dica do que um tutorial em si,  mas acredito ser um dica de grande valia para todos que utilizam fóruns :D

Imagem de perfil, isso ;). Percebo que é comum encontrarmos aqui pelo fórum imagens editadas pela moderação devido a não estarem de acordo com as regras, dessa forma, irei mostrar como é fácil por a imagem que você deseja no seu perfil estando de acordo com as regras.



Abra o GIMP  e pressione “Ctrl+O” para abrir a imagem que deseja.
 *Repare que a imagem escolhida no exemplo possui um tamanho de 1462 x 1518 px e um peso de 44,4 KB (vide image 0.1)

(img. 0.1)

Pressione “Shift+T”  para escolher a Ferramenta de Redimensionar e então clique sobre a imagem, clique na pequena corrente que aparece ao lado para tornar as alterações equivalentes, sendo assim, altere o maior valor para 110px e perceba então que o outro valor também mudará, assim sendo, é sempre importante manter a escala das imagens para as mesmas não fiquem desfocadas (vide imagem 0.2).
 Após realizado o redimensionamento selecione apenas a imagem redimensionada, então clique com o botão esquerdo sobre ela e escolha a opção Cortar para a seleção (vide imagem 0.3), pronto, já se possui uma imagem com tamanho dentro das regras, mas e peso (vide imagem 0.4)?

(img. 02)
(img. 03)
(img. 04)

 Bom, alguns fóruns só permitem imagens de perfil até 9KB, então vamos salvar uma imagem com o devido peso, para isso, pressione “Shif+Ctrl+S” para Salvar como... Altere o nome da imagem, escolha o formato .jpg, então clique em Salvar (vide imagem 0.5), caso preciso, exporte a imagem (aparecerá uma nova janela, clique em “Exportar”) (vide imagem 0.6).
 Nessa nova janela que se abriu, escolha a opção Exibir pré-visualização na janela da imagem, pois isso irá mostra o tamanho atual da imagem, e antes de editara qualidade, escolha como opção de Sub-amostragem a 1x1, 1x1, 1x1(melhor qualidade), agora diminua a qualidade até que se obtenha uma imagem com peso inferior a 9KB (vide imagem 0.7).

(img. 02)
(img. 03)
(img. 04)

No próximo exemplo, irei utilizar uma imagem com tamanho 192x1080 e peso 1,7MB (vide imagem 0.8), e da mesma maneira, com a ferramenta de Redimensionar, altere o maior valor para 110px ─ lembre de manter a pequena corrente “ligada” (vide imagem 0.9) ─, depois disso selecione-a e recorte para a seleção, então a renomeie e edite o nível de sub-amostragem e a qualidade, até que se obtenha um peso inferior a 9KB (vide imagem 1.0).

(img. 02)
(img. 03)
(img. 04)



Muito bem, terminamos mais um tutorial sobre o GIMP, se desejar mais tutoriais visite "GIMP - Índice", e se houver dúvidas, críticas, sugestões[/color] e elogios, não hesite em postá-los, um abraço a todos e até a próxima :D
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 11:37 por jorge505 »

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Dica
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:45 »
amanhã vou testar fazer isso com minha foto  ;)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:36 »
Qualquer dúvida é só postar, assim que voltar para o meu PC irei postar o próximo  ;)

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: GIMP - Dica
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2012, 23:02 »
Ótima dica!

Só pra adicionar ao tópico, é sempre bom passar a imagem pelo JPEGmini e Smush.it depois também, para deixa-las ainda menores sem perda de qualidade ;)

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Dica
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:03 »
Veja o  que o seu tutorial,fez eu fazer


<-----------------------

 :D

Jorge tu é o Cara ne  ;)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:12 »
Ixi, a culpa foi minha de você postar isso  ???
auhsauhsuahus, você sabe que é brincadeira mano  ;)
Valeu, mas acho que por enquanto sou apenas um cara rss, mas mesmo assim fico feliz por estar colaborando com o fórum.
Abraços Rafa  :D

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Dica
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:25 »
Ixi, a culpa foi minha de você postar isso  ???
auhsauhsuahus, você sabe que é brincadeira mano  ;)
Valeu, mas acho que por enquanto sou apenas um cara rss, mas mesmo assim fico feliz por estar colaborando com o fórum.
Abraços Rafa  :D


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cadê  o próximo Tutorial ? O que vai ensinar ?

(:

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:34 »
Já está pronto, o problema é que esqueci de fazer o upload das imagens, e como estou em viagem, tenho em mãos apenas um PC com WinXP e para manter o padrão dos tutoriais não posso fazer novas imagens no SO Windows, mas... Darei um jeito de fazer um dual boot  ;)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2012, 19:21 »
Ótima dica!

Só pra adicionar ao tópico, é sempre bom passar a imagem pelo JPEGmini e Smush.it depois também, para deixa-las ainda menores sem perda de qualidade ;)
Opa, está certo, obrigado por agregar ao tutorial  :)
Abraços

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: GIMP - Dica
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2012, 15:24 »
Vendo seus tutoriais gostei de fuçar no GIMP fiz asse avatar aqui já :p http://img15.imageshack.us/img15/8145/tuxkubuntu2.png

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:49 »
Muito bom *mesmo*, grato por compartilhar  8)

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Dica
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2012, 19:16 »
Cade a próxima aula Professor Jorge ?

 ;)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Dica
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2012, 01:45 »
Cade a próxima aula Professor Jorge ?

 ;)
Opa, provavelmente amanhã  :)
Abraços   8)